sexta-feira, outubro 13, 2017

Expo de revistas antigas de BD, Zorro e Spirou e Assembleia Geral do CPBD







Zorro e Spirou foram duas revistas de banda desenhada que tiveram "vida" curta - Zorro publicou-se entre 1962 e 1966, Spirou teve duas séries, a primeira entre 1971 e 1972, a segunda apenas durou o ano de 1979.

Não obstante essa breve existência de ambas, qualquer delas teve apaixonados leitores/visionadores/coleccionadores, que sofreram desgosto quando elas desapareceram.

O Clube Português de Banda Desenhada, na sua contínua actividade em prol da BD, decidiu organizar na sua sede (*) uma exposição em que estivessem visíveis aspectos das citadas publicações: capas e páginas interiores que relembrassem aos sócios e eventuais visitantes, antigos episódios do seu conteúdo. 

Por exemplo: na revista Zorro há episódios das Aventuras de Tintim cujos títulos aportuguesados ainda provocam risos, como acontece ao lermos "As Jóias da Prima-Dona" em vez de Castafiore... Aparecia o herói Jerry Spring, criado por Jijé (mestre de Jean Giraud), o ultra-rápido Luky Luke - ainda com um aspecto algo tosco - entre tantas outras populares personagens.

Quanto à revista Spirou, na sua 1ª série (repito,1971), surge o próprio herói que lhe dava o título, a seu lado aparecem Buck Danny, Tif e Tondu, também aqui Jerry Spring e, especialmente, os Schtroumpfs (de Peyo) no auge da sua popularidade (hoje em dia mais conhecidos por Smurfs); na 2ª série, oito anos mais tarde, estreava-se um novo herói, Tónius o Lusitano, criado por uma dupla de novos autores portugueses (André, desenhador e Tito, argumentista), a par de heróis da BD franco-belga, nomeadamente Boule e Bill, Tif e Tondu, Buck Danny, Yoko Tsuno, Natacha, Gaston Lagaffe (na adaptação para a Zorro, "Zacarias"),Blondin et Cirage (na versão "zorriana", bem racista, "Loirinho e Escarumba", e voltava Jerry Spring. 
Outro autor português, já bem conhecido, José Ruy, abalançava-se a historiar, em figuração narrativa, "A Vida Maravilhosa de Charles Chaplin".

Estarão também montadas, na cave da sede, mais duas exposições de BD, dedicadas aos seguintes temas: "Os 80 anos de Branca de Neve nos jornais" e "Os 75 anos de Bambi nos jornais", duas figuras que se espalharam por diversas publicações, neste caso dando-se prioridade à sua divulgação nos jornais. 
 
Eis, em síntese, algo do que se pode admirar nestas quatro exposições que estarão patentes na sede do CPBD a partir das 16h00 do dia 14 de Outubro até ao fim do corrente ano de 2017. 

#CPBD

(*) Clube Português de Banda Desenhada-CPBD
Av. do Brasil, 52-A
Falagueira
Amadora
------------------------------------------------


No mesmo dia haverá a Assembleia Geral do Clube Português de Banda Desenhada-CPBD, a partir das 16h00 (se não houver associados em número suficiente, o início será às 16h30)

Aqui fica a convocatória: 


ASSEMBLEIA GERAL DE SÓCIOS DO CLUBE PORTUGUÊS DE BANDA DESENHADA NO DIA 14/10/2017 (SÁBADO) ÀS 16H00

O Clube Português de Banda Desenhada convida todos os seus associados para assistirem a uma Assembleia Geral, que se irá realizar no próximo dia 14 de Outubro (sábado) pelas 16H00, nas suas instalações sitas na Avenida do Brasil, 52A – Falagueira – 2700-134 Amadora. A referida Assembleia irá ter a ordem de trabalhos que passamos a referenciar abaixo e que terá lugar às 16H30, com qualquer número de sócios, caso estes não se encontrarem presentes na sua maioria.

Ponto Um: lista candidata aos Órgãos Sociais do CPBD a um novo mandato de 2017/2019, a seguir indicada: -----------------------------------------------------


Direção: Pedro da Silva Magalhães Mota – Presidente ------------------------
             António A. R. Amaral – Vice-presidente ----------------------------------
            António Geraldes Lino – Vice-presidente ---------------------------------
   Carlos Alberto D. M. Gonçalves–Vice–presidente --------------------
           Mesa da Assembleia Geral: 
António José Dâmaso Afonso – Presidente ----------------------------
  António Alberto Serra Isidro – Vice-presidente -------------------------
  Carlos Alberto Moreno Martins – Secretário ----------------------------
                Conselho Fiscal: Paulo Manuel da Silva Duarte – Presidente do Conselho Fiscal e Tesoureiro                                                                                                              
  Aurélio Rodrigues Lousada – Vogal ----------------------------------------
  Pedro Jervis d’Athouguia Bouça – Vogal ---------------------------------
                      Lisboa, 30 de Setembro de 2017
                     A MESA DA ASSEMBLEIA GERAL
                                                                                            C:\Users\António Afonso\Documents\Word\Assinat. Digital+ Logos cartas\AssinaturaDamaso 1.tif
                                                                                          António José Dâmaso Afonso
                                                                                                                 (Presidente)              
Nota: Poderá votar pela internet devolvendo esta circular assinada com a sua votação ou assinar a procuração em anexo, delegando em outro associado a decisão.                                                    
  SIM         ⃝           NÃO       ⃝        ABSTENÇÃO     ⃝        

Assinatura do sócio:___________________________
                        
                                     Exmo. Senhor Presidente da Mesa da Assembleia Geral,


(Nome completo) ________________________________________________________________, como
sócio do Clube Português de banda Desenhada, e não podendo estar presente na Assembleia Geral convocada para o próximo dia 14 de Outubro de 2017 (sábado), vem comunicar a V. Exa. que se faz representar na referida Assembleia Geral pelo sócio______________________________________ a quem confere todos os poderes legais para, em seu nome e nos termos que tiver por convenientes, participar e intervir em tal reunião, nela propor e votar quaisquer deliberações, formular declarações, assinar todos os documentos e praticar quaisquer atos inerentes a essa representação.  
(Assinatura) __________________________________________________________________
                                                                                          (30 de Setembro de 2017)

--------------------------------------------
Os visitantes interessados em ver notícias anteriores sobre o tema Exposições BD Avulsas ou sobre Clube Português de Banda Desenhada - CPBD poderão fazê-lo clicando nos respectivos itens visíveis no rodapé

1 comentário:

Francisco Jose Fernandes disse...

Boa tenho vários números disponíveis para venda a quem precise de completar colecção. Tlm 965829920 Francisco Fernandes obrigado