domingo, julho 09, 2017

A Evasão - Do filme para a BD









Um filme de  Peter Weir, "The Way Back" ("Rumo à Liberdade") entusiasmou de tal maneira o ilustrador/caricaturista/autor de BD Hermínio Felizardo, que se decidiu a fazer uma versão em banda desenhada sob o título "A Evasão", baseada livremente no argumento daquele filme. 

Há dez meses a trabalhar na extensa banda desenhada - executada apenas nos seus períodos de tempo livre, visto que trabalha como professor na Escola Secundária de Rocha Peixoto, na Póvoa de Varzim -, aquele grafista impressionou-se com o dramático episódio em que se baseia o filme, focado num grupo de prisioneiros que se evade de um campo de concentração soviética ("Gulag") em 1940. 

Trata-se de uma autêntica novela gráfica, e Hermínio Felizardo está a contar com a possibilidade de a obra ser editada em álbum pela Ajudaris, uma associação de carácter cultural sem fins lucrativos localizada no Porto.

Aqui fica a antecipação editorial, ilustrada por cinco pranchas da obra bem como a capa prevista para o livro. 

----------------------------------
HERMÍNIO FELIZARDO

Autobiobibliografia

1985 - Após a conclusão do 12º de escolaridade, ingressa no AR.CO ( Centro de Arte e Comunicação Visual ), onde frequenta o curso de Desenho . 
1986 /1992 – Ingressa e termina com êxito, o curso de Artes Plásticas / Escultura  na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. 
1989 - Inicia as funções como docente de Educação Visual, na Escola Secundária de Rocha Peixoto da Póvoa do Varzim (actividade profissional que mantém até à actualidade).
1996 – Concebe e executa o busto de Mouzinho da Silveira, patrono da Escola secundária de Portalegre com o mesmo nome; publica uma monografia pedagógica, intitulada  “Descrição de um projecto de trabalho”, na qual faz uma 1963 - Hermínio Manuel Batista Felizardo, nasce a 24 de Agosto, na freguesia de Santo António das Areias, Concelho de Marvão. 
abordagem à metodologia da Banda Desenhada, no âmbito da profissionalização em serviço. 
1999 - Publica o álbum de Banda Desenhada, “ Veredas de Marvão “ (edição de autor). 
2002 - Publica o álbum de Banda Desenhada,  “Histórias da raia” (edição de autor). 
2004 – É homenageado na Tertúlia de Banda Desenhada de Lisboa, dinamizada por Geraldes Lino. 
2007 / 2008 – Participa no jornal bissemanário Fonte Nova de Portalegre, com o “cartoon” de conteúdo eventualmente satírico, denominado “ Moisés o anti profeta,  que é publicado com a mesma periodicidade do jornal.
 Cria o Blogue de cartune e caricatura http://felizardocartoon.blogspot.com 
Participa no XII salão Luso Galaico da caricatura de Vila Real (subordinado ao tema – “ Rádio e televisão “. 
2009 –  Associa-se à Feco Portugal - Associação de cartunistas.
-        Participa na exposição e catálogo da III Mostra de humor gráfico de Valência, alusiva ao tema:  “Darwin – Evolução ou criacionismo ? “.
-          Participa na exposição e catálogo do evento : “ A liberdade é um risco “, da responsabilidade  da Feco Portugal e Amnistia Internacional.
-       Participa no certame de caricaturas de actores de cinema de Lérida (Espanha).
- Participa no XII salão Luso Galaico da caricatura de Vila Real. 
2010 –  Participa em diversas exposições individuais e  colectivas, assim como, em actividades no âmbito da Feco Portugal, nomeadamente a  colaboração no s suplemento to  humorístico Bronkit, do jornal Trevin.
2011 –  Participa com várias caricaturas no evento – Caricaturas de personalidades romenas dinamizado pela Associação de cartoonistas liderada por Nicolae Ionita, daquele país.
- Ganha o 1º prémio do certame Moura BD 2011, modalidade de “cartoon”.
2012/2013 - Mantém alguma actividade no âmbito do “cartoon”, participando em diversas exposições e outros eventos relacionados com o humor gráfico
2014/ - Participa no projecto levado a cabo pelo especialista e divulgador de Banda Desenhada, Geraldes Lino, denominado: Heróis de BD - de A a Z - no Século XXI (2ª Parte) - obra colectiva, que teve como objectivo editarem populares heróis de BD em imitações forjadas por autores portugueses, novos e veteranos, estando visíveis nas versões certo espírito de homenagem numas, ou claro sentido de paródia, noutras.
2016/2017 – Concepção do álbum de BD: “A evasão”, baseado no filme de Peter Weir: “Way Back” salvaguardando as devidas diferenças, na forma e no conteúdo, entre a obra cinematográfica e o trabalho de BD
 Nas últimas duas décadas, tem mantido actividades ligadas à escultura; medalhística; tapeçaria e Artes gráficas, tendo realizado diversas exposições, abarcando as diversas formas de expressão referidas.  
Hermínio Felizardo

-----------------------------------
Os visitantes do blogue interessados em ver anteriores postagens da etiqueta Cinema e BD poderão fazê-lo clicando nesse item, visível no rodapé 

Sem comentários: