quarta-feira, abril 05, 2017

Pode alguém viver exclusivamente da Banda Desenhada?


Ora aí está uma questão bem pertinente, que vai ser debatida em mesa redonda por dois autores que trabalham para o mercado americano da banda desenhada, Jorge Coelho e Filipe Andrade, com moderação de Nuno Saraiva.

Aliás, ainda mais correcto seria acrescentar à pergunta "em Portugal?", visto que é disso que se vai falar. Porque é neste país que estamos, e nele há um grupo relativamente numeroso de desenhadores que, desde há uns anos, trabalha a tempo inteiro para os comics estado-unidenses, e que faz dessa actividade o seu ganha-pão.

Poderei alinhavar uma lista de desenhadores nessa situação. Por ordem alfabética:
André Lima Araújo, Carlos Pedro, Daniel Henriques, Filipe Andrade, Joana Lafuente, Jorge Coelho, José Burnay, Miguel Mendonça, Miguel Montenegro (esteve a trabalhar para os States durante uns anos), Nuno Plati, Ricardo Drumond, Ricardo Venâncio, Zeu.

Dos antigos, apenas viveram em exclusivo da banda desenhada, Eduardo Teixeira Coelho (este emigrado em Espanha, depois em Inglaterra, e finalmente Itália, mas a trabalhar para França, após o fecho de O Mosquito), Carlos Roque (emigrado na Bélgica, a trabalhar para o Spirou), e Vítor Péon, este emigrado em Inglaterra.
Todos os outros que têm obra significativa publicada - nomeadamente Artur Correia, Baptista Mendes, Eugénio Silva, Fernando Bento, José Garcês, José Pires, José Ruy, Pedro Massano, Santos Costa - tiveram outras profissões, o que lhes permitiu trabalhar em BD suplementarmente.
Fernando Relvas e José Abrantes serão os únicos que tentam sobreviver a trabalhar apenas para o mercado nacional, o que lhes acarreta grandes dificuldades económicas. 
 -------------------------------------
JORGE COELHO

Jorge Coelho é um ilustrador lisboeta filho de pais transmontanos e que actualmente desenha para o mercado Norte-Americano em editoras como a BOOM! Studios (John Flood, Sleepy Hollow, Polarity), a Image Comics (Zero) ou a MARVEL onde trabalha comic’s como Haunted Mansion, Loki Agent of Asgard, Agent Venom e mais recentemente a mini série de 5 números de Rocket Raccoon.  
--------------------------------------
FILIPE ANDRADE

Filipe Andrade é licenciado em Escultura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa e Pós-graduado em Cinema e Animação na Gnomon School Los Angeles. Trabalha regularmente com a MARVEL onde desenvolve trabalho para a Mtv Networks, Riot Games, White walls gallery (San Francisco), Nébula Studios, Lodz Kultura, Jump willy, Asa Edições, Boom Studios!, entre outras. Depois de  viver nos EUA e Hong Kong encontra-se actualmente a morar em Lisboa.
--------------------------------------- 
Os interessados em ler textos anteriores da rubrica Mesas-Redondas podem fazê-lo clicando nesse item visível em rodapé

Sem comentários: