segunda-feira, outubro 03, 2016

Tertúlia BD de Lisboa - 388º Encontro - 4 Out.2016 - Convidado Especial: André Morgado


Transversalmente falei aqui, nos dois posts anteriores, da Tertúlia BD de Lisboa, ao mostrar o comic jam e os "improvisos na toalha de mesa" respeitantes ao 387º encontro realizado em Setembro.

Entretanto, o encontro da TBDL relativo a Outubro está à porta, visto que é já dia 4, a primeira terça feira do mês.

Álvaro, um dos elementos do "quarteto fantástico" que actualmente gere a tertúlia, é quem tem a responsabilidade de seleccionar os Convidados Especiais, e quem executa o programa que é distribuído a todos os presentes.

É esse programa (uma folha A4) que ilustra o topo do post.

-------------------------------------------
TERTÚLIA BD DE LISBOA
Local do encontro: Casa do Alentejo
Rua das Portas de Santo Antão, 58
Lisboa


Data: 4 de Outubro de 2016

Horas do evento: início - 20h00, fim - 23h00
Jantar servido em estilo buffet - 12€ (com sobremesa e bebidas incluídas) 

Entrada livre para quem gosta de BD

 

-------------------------------------------
ANDRÉ MORGADO

Síntese biográfica

André F. Morgado, professor e argumentista, natural de uma aldeia do distrito da Guarda e residente há largos anos na cidade de Setúbal, tem passado os últimos seis a desenvolver projetos pedagógicos para incentivar o interesse e gosto pela cultura junto do público infanto-juvenil, a par das aulas que continua a leccionar e dos projetos de escrita que se têm vindo a tornar mais sérios.

O mais recente e divulgado trabalho de André insere-se na Banda Desenhada, intitulado A Vida Oculta de Fernando Pessoa, projeto que nasceu numa parceria luso-brasileira e que se encontra em crescente expansão no Brasil e em Portugal.
A este título, refira-se, por exemplo, os mais de 4000 exemplares vendidos; a posição no Top 10 de melhores histórias adaptadas para BD, nos prémios HQ Mix (Brasil) 2016; ou Prémio de Melhor Capa, nos Prémios Central Comic’s 2016.
A esta sua ideia associou-se o brasileiro Alexandre Leoni, com quem, por mais de um ano, trabalhou através da internet e deu corpo ao livro que, em novembro de 2015, seria destaque num dos maiores festivais literários do Brasil. Os dois continuam de pareceria ativa.

Este projeto pessoano, que conta, de forma alternativa, a origem dos heterónimos de Fernando Pessoa, abriu uma caixa de pandora que o autor está pronto para explorar, avizinhando-se, para já, uma curta-metragem de animação em 2017 e outras novidades associadas ao universo por si criado.

Porém, não só desta obra vivem as aspirações de André, encontrando-se, neste momento, a produzir uma nova graphic novel - com uma desenhista brasileira - e que dará os primeiros ares da sua graça no final deste ano. Será, segundo o próprio, algo mais intimista.
André está, ainda, a escrever um argumento para uma outra graphic novel que já tem, segundo o próprio, um outro desenhista à sua espera.

Até hoje, todos os projetos literários que abraçou encontraram o(a) parcerio(a) do lado de lá do Atlântico, mas fundou, já no verão deste ano, uma editora com o seu amigo de longa data Miguel Peres, outro argumentista da praça nacional, com o objetivo de dar resposta àquilo que ambos não encontraram no mercado português.
O Bicho Carpinteiro, nome da editora, conta com a publicação dos dois livros mais recentes dos seus criadores mas existem várias novidades a ganhar forma, semana após semana e, contam, em breve, apresentar ao público algumas informações surpreendentes.

A par das aulas que continua a leccionar em Lisboa, André promete novas ideias colaborativas para estimular a cultura nacional, cá dentro e lá fora.


------------------------------------------




Quatro fotos (feitas por Álvaro) em que se vêem participantes, incluindo Machado-Dias a fotografar) na Tertúlia BD de Lisboa no encontro de Outubro 2016 realizada num salão da Casa do Alentejo.

------------------------------------------ 
Lista de participantes elaborada por Ana Saúde. Esta lista foi aqui acrescentada "a posteriori".

1. Abílio Pereira
2. Adelina Menaia
3. Alice de Jesus
4. Álvaro Santos
5. Ana Saúde
6. André Diniz
7. André Morgado - Convidado Especial
8. António Isidro
9. Carlos Gonçalves
10.Carlos Moreno
11.Célsia Alves
12.Diana Ferreira
13.Diogo Carvalho
14.Dolores Abreu
15.Elisabeta Percivati
16.Filipe Duarte
17.Filipe Halpern
18.Francisco Távora
19.Geraldes Lino
20.Helder Jotta
21.Helena Justino
22.Hugo Tiago
23.Inês Garcia
24.Joana Duarte
25.João Figueiredo
26.João Paulo Sá-Chaves
27.João Vidigal
28.José Abrantes
29.Leonor Távora
30.Lia Fernandes
31.Luís Graça
32.Machado-Dias
33.Manuel Ornelas
34.Marcela Fernandes
35.Maria João Cardoso
36.Maria José Pereira
37.Miguel Falcato
38.Miguel Ferreira
39.Miguel Peres
40.Paulo Costa
41.Pedro Bouça
42.Pedro Correia
43.Rodrigues Vaz
44.Rui Domingues
45.Rui Lopes
46.Simões dos Santos
47.Tiago Cruz
48.Vanda Rodrigues
49.Victor Jesus
------------------------------------------
Os visitantes interessados em ver anteriores postagens deste tema poderão fazê-lo clicando no item Tertúlia BD de Lisboa incluído em rodapé      

Sem comentários: