sexta-feira, abril 01, 2016

Pintura e BD em exposição mista





Teresa Câmara Pestana é ilustradora, pintora, editora de fanzines e autora de BD. Aliás, é nesta última faceta que o seu nome é mais conhecido. De facto, há bandas desenhadas suas publicadas em vários países, com maior incidência em Portugal e na Alemanha.

Enquanto pintora - a primeira imagem no topo do post é obviamente uma pintura sua - ela por vezes faz experiências em que mistura BD e Pintura, como se deduz do título "Bindura" de uma exposição sua feita há anos em Setúbal.

Por vários motivos, Teresa abrandou a actividade, tanto como autora como faneditora, e parece estar agora a pintar mais afincadamente, daí a exposição intitulada "De Passagem", que se inaugura hoje, dia 1 de Abril, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal Miguel Torga, em Miranda do Corvo. Estará visitável até ao fim do mês.

Para quem estranhe que esteja a falar de uma expo de Pintura neste blogue de BD, esclareço que também haverá pranchas originais de banda desenhada, da obra "Postais de Viagem" da autoria da pintora.

-------------------------------------------------

TERESA CÂMARA PESTANA

Síntese biobibliográfica


Teresa Câmara Pestana, nasceu em 1962, em Setúbal,  autodidacta.


Passou pelo círculo de artes plásticas. Participa em exposições colectivas e individuais desde os inícios dos anos 80.

Viveu em Moçambique e na Alemanha , trabalhou com músicos em eventos que fundem imagem e som “ The Strangemen”, “Alice D. band”; produziu tiras de BD para “Ex-Loft” revista de eventos culturais de Hannover (Alemanha); Editou “Hier Babylon”, “Aqui? Babilónia” e “Continuamos Aqui?”, seguida da edição de “Gambuzine” durante 10 anos; participou em várias publicações um pouco por todo mundo; revistas, fanzines, agendas, booklets, cartazes; participou na exposição colectiva "Tinta nos Nervos” Banda Desenhada em Portugal, curadoria de Pedro Moura no Museu Berardo, CCB; ilustrou o catálogo da exposição de Mathieux K. Abonnenc “to whom who keeps a record”, Museu de Arte Contemporânea de Serralves. Participou na Kulturelle Land Partie em Maio de 2015


--------------------------------------------------------- 
Os visitantes deste blogue que, por mera curiosidade, queiram ver os restantes "posts" sobre exposições avulsas (ou seja, não inseridas em festivais BD), poderão fazê-lo clicando no item Exposições BD Avulsas visível no rodapé. 

2 comentários:

topedro disse...

Biblioteca Municipal Miguel Torga, na Lousã.???

Geraldes Lino disse...

Tem razão, Topedro

A informação que me deu um amigo estava errada. Ele já corrigiu (e eu também): é em Miranda do Corvo.