terça-feira, abril 26, 2016

Ficção Científica por autora portuguesa












Sofia Neto é uma novel autora de BD, que vem demonstrando talento nas várias bandas desenhadas que têm tido publicação em revistas e fanzines, mas também num jornal, o Único, que se editou quinzenalmente durante algum tempo, com distribuição gratuita, em São João da Madeira.

A banda desenhada de ficção científica que Sofia andava a fazer, intitulada A Ronda, teve a última prancha publicada a 2 de Março de 2015.

Foi pena o jornal entretanto ter deixado de se publicar, por três motivos: por ter acabado um jornal que publicava banda desenhada; porque, neste momento, não há nenhum jornal que publique BD de autor português; e porque é extraordinariamente raro que apareça uma autora a abalançar-se ao tema da ficção científica, ainda para mais a encarregar-se das duas componentes da banda desenhada, argumento e desenhos.

Atenção: a prancha que aparece no topo do post é a última publicada, no nº22 do jornal, com data de 2 de Março de 2015, estando reproduzidas, de baixo para cima, as restantes que possuo: nº11, de 29 Setembro de 2014 (a primeira publicação, apenas uma tira), nº12, nº13, nº14, faltando-me a do nº15. 

-------------------------------------------------------
SOFIA NETO
  
Síntese biobibliográfica
 

Sofia Neto (S. João da Madeira,1989) é licenciada em Belas Artes Multimédia pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto - FBAUP, e fez um mestrado em BD pela École Européene Supérieure de l'Image - EESI, de Angoulême.
 

Tem bandas desenhadas publicadas em fanzines seus - ou seja: tem funcionado como editautora -, dos títulos 789, Vial e Kra Kra, mas também colaborou em O Clemente, um fanzine de antigos alunos de BD num curso em que participou.

Uma bd de sua autoria, no género de ficção científica, com o título "A Ronda", foi publicada - em tiras, umas vezes, em pranchas, outras - no jornal Único, quinzenário gratuito de São João da Madeira, em 2014.

Também em 2014 foi participante no álbum colectivo "QCDA #2000", editado pela Chili Com Carne-CCC. 


Em 2015 participou no Malmö Kebab Party, uma co-edição da CCC e Ruru Comix.

Ainda em 2015 foi-lhe editada a sua primeira obra a solo, "Down Below", pela livraria/editora Mundo Fantasma, que também lhe editou o álbum "Eco" no corrente ano de 2016.

Sofia Neto co-edita o prozine Carne e Osso, em parceria com Marco Mendes, desde 2015. 

---------------------------------------------  
Os interessados em ver textos anteriores das rubricas "BD portuguesa nos jornais" ou "Ficção Científica", poderão fazê-lo clicando no respectivo item visível em rodapé  

Sem comentários: