quarta-feira, abril 27, 2016

As Joias da Bedeteca da Amadora



Vai inaugurar-se amanhã, 5ª feira, dia 28 de Abril, pelas 21h30, a exposição de banda desenhada As Jóias da Bedeteca.

 O comissário Pedro Moura utilizou parte do acervo de pranchas originais - autênticas jóias - salvaguardadas num bunker existente no edifício da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, para as expor. 

Por conseguinte, até 26 de Agosto de 2016, o público apreciador de BD, bem como o público em geral, terá oportunidade para ver "ao vivo", uma colecção de pranchas originais, daquelas onde ainda se conseguem distinguir alguns traços de lápis, ou seja, os últimos abencerragens da banda desenhada feita à mão, a pincel, pintada a guaches, aguarelas ou ecolines.

Uma iniciativa digna de encómios. 

Local:
Bedeteca da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos
Avenida Conde Castro Guimarães
Amadora 

Entrada Livre

---------------------------------------
Os visitantes interessados em ver notícias sobre exposições anteriores, poderão fazê-lo clicando no item Exposições BD Avulsas inserido no rodapé 

2 comentários:

José Eduardo Ferreira disse...

Não é verdade que, pela primeira vez, originais do acervo do extinto CNBDI - agora Bedeteca da Amadora - sejam mostrados ao público. Não sei, concretamente, se os originais que integram esta exposição foram expostos, mas ao escrever a frase dessa forma não fica correcto.
Geraldes Lino sabe muito bem (ou já foi esquecido?) todo o trabalho que o CNBDI foi conseguindo fazer ao longo dos anos. Também o AmadoraBD foi expondo, ao longo dos anos, alguns originais da propriedade do CNBDI.
Não posso deixar de comentar a forma como escreveu esta notícia.
É preciso não apagar a memória.
Quando um fulano está no chão é muito fácil pontapear, não é? Mas quando essa mesma pessoa esteve em pé... recebeu palmadinhas nas costas.
Tenho dito.

Geraldes Lino disse...

Gostaria que ficasse claro: Tanto o José Eduardo como a Cristina Gouveia sempre mereceram a minha consideração, e fizeram muito e bom trabalho, não tenho motivo nenhum para pontapear-vos.
Com este post no meu blogue, a elogiar a iniciativa de utilizar pranchas originais existentes no acervo guardado no "bunker", não pretendi depreciar a vossa actividade, de maneira nenhuma.
Apenas não tinha ideia de ter havido antes uma exposição exclusivamente dedicada às pranchas originais que estavam no "bunker" do CNBDI, mas foi falha da minha cada vez pior memória. Informei-me entretanto e lembraram-me que de facto o CNBDI já tinha feito o mesmo, isto é, utilizou originais retirados do "bunker". Peço desculpa. Vou alterar o texto.