quinta-feira, fevereiro 25, 2016

Cais, revista com BD - Autores: Nuno Lourenço Rodrigues e André Oliveira


"O Barbeiro Que Contava Histórias": lá está o caso de um título premonitório, o leitor/visionador desta banda desenhada curta fica desde logo  a prever parte do enredo. 
Mas não totalmente, aí é que está o mérito do argumentista/ guionista André Oliveira, ao conceber um final que contraria o bem mais linear e previsível implícito no título.

A concretização gráfica, por Nuno Lourenço Rodrigues, corresponde bem à trama simples congeminada pelo André - ou será que ele resolveu contar algo da sua própria infância, com um final ligeiramente exagerado?

Espero que o meu amigo André Oliveira, argumentista meritório e prolífico não se ofenda com a inclusão desta bd curta na área da BD Infantil Portuguesa. Não tem nada de redutor, antes pelo contrário. Há pouca banda desenhada feita por autores portugueses dedicada à infância, e acredito que alguns dos pais que compraram este número da revista Cais  (*) (há um ano e picos) tenham tido a atitude louvável de dar a ler este engraçado episódio aos filhos pequenos.

(*) Revista Cais #202 Jan. 2015
-----------------------------------------------------
NUNO LOURENÇO RODRIGUES

Síntese autobiográfica

Nasceu em Lisboa, em 1989. 
Licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa e Design Gráfico pela University of East London em 2010. 
Em 2012, mestrou Ilustração e Animação na Kingston University, Londres. 
Diz que gosta de desenhar monstros. 
É designer gráfico e ilustrador freelancer tendo colaborado regularmente com o Jardim Botânico da Ajuda e o Grupo de Teatro Infantil Animarte. 
Em Dez. 2015 foi editado por  Edições ElPep "The Square World", o seu primeiro livro BD.  
Recentemente ingressou no The Lisbon Studio onde espera evoluir e levar a sua vertente de ilustrador e artista de banda desenhada mais além.
-----------------------------------------------------
ANDRÉ OLIVEIRA

Autobiobibliografia na 3ª pessoa (Versão actualizada)


André Oliveira nasceu em Lisboa, em 1982, e começou a brincar com Banda Desenhada pouco tempo depois. Davam-lhe pequenos blocos agrafados que ele preenchia com gatafunhos e ditava mais tarde as legendas ao avô, que as redigia cuidadosamente. 

Licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, é hoje copywriter na agência Fuel Design. 

Foi co-editor da antologia de banda desenhada portuguesa Zona (que publicou mais de 100 autores nacionais e estrangeiros), editor de BD da Revista Freestyle, organizador/fundador dos Prémios Profissionais de BD e comissário da Trienal Movimento Desenho 2012, tendo organizado o evento BD ao Forte. 

Escreveu os livros de BD "HAWK" (ilustrado por Osvaldo Medina e publicado pela Kingpin Books), "Tiras do Baralho!" (ilustrado por Pedro Carvalho e publicado pela El Pep) os três primeiros números da série "Living Will" (ilustrados por Joana Afonso e editados pela Ave Rara, a sua própria chancela editorial), e "Em Nós" (ilustrados por Ricardo Drumond).

Actualmente, André Oliveira edita curtas de Banda Desenhada na revista CAIS (*) faz parte do colectivo The Lisbon Studio e está a trabalhar em diversos projectos editoriais com vários ilustradores diferentes. 


(*) Pedi a André Oliveira que me fornecesse uma listagem de todos os desenhadores que com ele colaboraram na CAIS. desde o início, Junho de 2012. 
Eis a lista, até Janeiro de 2016:

Pedro Brito

Carlos Páscoa 

Ricardo Venâncio

Ricardo Cabral

Pedro Cruz

Paula Almeida

Jorge Coelho

Ricardo Reis

Marta Teives

Ricardo Drumond

André Caetano

Susana Carvalhinhos

Inês Galo

Xico Santos

Pepedelrey

Sónia Oliveira

Joana Afonso

Pedro Potier

Sérgio Marques

Osvaldo Medina

António Silva

Ana Oliveira

Pedro Carvalho

Pedro Ribeiro Ferreira

Carla Rodrigues 

Nuno Lourenço Rodrigues

Afonso Ferreira

Patrícia Furtado

Bernardo Majer

David Cerqueira

João Sequeira

Nuno Frias

Pedro Serpa

Selma Pimentel

Susa Monteiro

Susana Resende

Tiago Lobo Pimentel 
   
João Sequeira
----------------------------------------
Para os visitantes que quiserem ver postagens anteriores relacionadas com os temas BD Portuguesa em revistas não especializadas ou Cais Revista ou BD infantil portuguesa bastar-lhes-á clicar nos respectivos itens visíveis em rodapé  

Sem comentários: