sexta-feira, janeiro 08, 2016

Cais, revista com BD - Autores: Nuno Frias e André Oliveira



A revista Cais tem sido, de há uns anos a esta parte, um suporte privilegiado para, mensalmente, publicar bandas desenhadas curtas.

Com uma especificidade surpreendente: o argumentista/guionista é sempre o mesmo, André Oliveira, em contrapartida o desenhador muda todos os meses. Um esquema inédito em Portugal, até talvez não haja similar em qualquer revista (não especializada em BD) europeia.

Não tem sido possível reproduzir neste blogue todas as curtas de BD publicadas na revista. Chegou a vez, hoje, de mostrar a bd "Lei Marsupial",desenhada por Nuno Frias. O argumentista/guionista já está suficientemente citado.
-------------------------------------------------
ANDRÉ OLIVEIRA

Autobiobibliografia na 3ª pessoa


André Oliveira nasceu em Lisboa, em 1982, e começou a brincar com Banda Desenhada pouco tempo depois. Davam-lhe pequenos blocos agrafados que ele preenchia com gatafunhos e ditava mais tarde as legendas ao avô, que as redigia cuidadosamente. 

Licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, é hoje copywriter na agência Fuel Design. 

Foi co-editor da antologia de banda desenhada portuguesa Zona (que publicou mais de 100 autores nacionais e estrangeiros), editor de BD da Revista Freestyle, organizador/fundador dos Prémios Profissionais de BD e comissário da Trienal Movimento Desenho 2012, tendo organizado o evento BD ao Forte. 

Escreveu os livros de BD "HAWK" (ilustrado por Osvaldo Medina e publicado pela Kingpin Books), "Tiras do Baralho!" (ilustrado por Pedro Carvalho e publicado pela El Pep) e os três primeiros números da série "Living Will" (ilustrados por Joana Afonso e editados pela Ave Rara, a sua própria chancela editorial). 

Actualmente, André Oliveira edita curtas de Banda Desenhada na revista CAIS (*) faz parte do colectivo The Lisbon Studio e está a trabalhar em diversos projectos editoriais com vários ilustradores diferentes. 


(*) Pedi a André Oliveira que me fornecesse uma listagem de todos os desenhadores que com ele colaboraram na CAIS. desde o início, Junho de 2012. Eis a lista, até Dezembro de 2015:

Pedro Brito
Carlos Páscoa 
Ricardo Venâncio
Ricardo Cabral
Pedro Cruz
Paula Almeida
Jorge Coelho
Ricardo Reis
Marta Teives
Ricardo Drumond
André Caetano
Susana Carvalhinhos
Inês Galo
Xico Santos
Pepedelrey
Sónia Oliveira
Joana Afonso
Pedro Potier
Sérgio Marques
Osvaldo Medina
António Silva
Ana Oliveira
Pedro Carvalho
Pedro Ribeiro Ferreira
Carla Rodrigues 
Nuno Lourenço Rodrigues
Afonso Ferreira
Patrícia Furtado
Bernardo Majer
David Cerqueira
João Sequeira
Nuno Frias
Pedro Serpa
Selma Pimentel
Susa Monteiro
Susana Resende
Tiago Lobo Pimentel
João Sequeira

----------------------------------------------------------  
NUNO FRIAS

Autobiografia (na 3ª pessoa)

"Nuno Frias nasceu em Lisboa em 1982.  
Depois de um percurso escolar ligado às artes, acabou por seguir Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. 
Após concluir o bacharelato, abandonou o curso para se mudar para Inglaterra, onde tem vivido desde 2007.

Nuno tem participado em várias colaborações com ilustrações e BDs, às quais se dedica apenas no seu tempo livre, mas sonha ainda vir a trabalhar profissionalmente como ilustrador.' 


Os títulos das bandas desenhadas que realizou (em colaboração com o André Oliveira) são:

Anunciação, uma pequena BD realizada por vários autores e publicada na Zona Fantástica em 2010. A primeira e última páginas foram desenhadas por ele e coloridas por Cristiano Baptista.
 

Lei Marsupial, realizada e publicada em Abril de 2015  na revista CAIS

Em 2008 participou no projecto Cadavre Exquis, uma iniciativa do autor de BD Daniel Maia, para o qual contribuiu com uma página.

Fez também 2 ilustrações publicadas na revista Zona Nippon (2012) e uma série de ilustrações publicadas no terceiro número da revista Celacanto, uma vez mais em colaboração com o André Oliveira.

Em 2013 fez uma ilustração para uma exposição no Museu do Combatente. 

Em relação à actividade profissional: neste momento trabalha numa fábrica, em Inglaterra, numa pequena cidade no noroeste do país chamada Hartlepool. 
Tem trabalhado em várias fábricas desde que se mudou para aquele país. A intenção dele era trabalhar em ilustração a tempo inteiro, mas as coisas acabaram por não acontecer como ele queria. 
Costuma fazer retratos e ilustrações de encomenda uma vez por outra. 
------------------------------------------------
Para os visitantes que quiserem ver postagens anteriores relacionadas com os temas BD Portuguesa em revistas não especializadas ou Cais Revista bastar-lhes-á clicar nos respectivos itens visíveis em rodapé  

Sem comentários: