terça-feira, novembro 10, 2015

Festival Internacional de Quadrinhos-FIQ (Brasil) com Autores portugueses


No Brasil há uns tantos festivais dedicados à banda desenhada ou, como eles dizem, aos quadrinhos.

O Festival Internacional de Quadrinhos-FIQ, evento bienal realizado em Belo Horizonte, no corrente ano entre 11 e 15 de Novembro, vai na sua 9ª edição.

Ainda nunca me tinha referido a este festival brasileiro, não por falta de interesse ou menos consideração, mas porque se criasse tal precedente teria de falar de todos os outros, coisa inviável em absoluto por razões óbvias.

Mas agora, em 2015, tenho a obrigação de criar o tal precedente a que sempre me tenho esquivado. Este ano há um pormenor inédito e que me apraz registar, ou seja, a participação de quatro desenhadores/autores portugueses: Carla Rodrigues, João Mascarenhas, Osvaldo Medina e Pedro Serpa (há um outro português no grupo, Nelson Dona, director do Festival Internacional de Banda Desenhada - AmadoraBD, mas julgo que será um mero acompanhante, ou talvez seja o responsável da iniciativa). 


Pelas 18h do dia 15, domingo, último dia do FIQ, no Auditório Mateus Gandara, terá lugar o tema Quadrinhos Portugueses, com a presença dos nossos compatriotas acima citados, que terão bandas desenhadas impressas na revista Aqui e Acolá: Histórias dos Dois Lados do Atlântico.

Eles desenharam em equipa com argumentistas brasileiros, cujos nomes aqui ficam registados: Brão Barbosa, Laudo Ferreira Jr., Mário Cau e Samanta Flôor. 


Os quatro autores portugueses estarão no estande (correcto aportuguesamento que os brasileiros fazem da palavra stand) da Jupati Books/Marsupial Editora, em sessão de autógrafos, além de participarem numa mesa redonda sobre a BD em Portugal. 
----------------------------------------
Para ver as postagens anteriores referentes a eventos de banda desenhada, ou que a incluam, bastará clicar em qualquer dos itens: Festivais, Salões BD e afins, visível no rodapé      

4 comentários:

Pepe disse...

Hey hey Lino, olha aí o erro de Português: que terão bandas desenhadas impressas na revista Aqui e Acolá: Histórias dos Dois Lados do Atlãntico.

eheheeheheheheheheheheheheheheheheheh

Geraldes Lino disse...

Viva, Pepe, agradeço a visita e o teu cuidado em apontares um erro literário/gramatical que eu, confesso, não consigo perceber onde está.

Ora bem, o que está escrito é:

"com a presença dos nossos compatriotas acima citados, que terão bandas desenhadas impressas na revista Aqui e Acolá".

Os nossos compatriotas (...) terão bandas desenhadas impressa na revista (...)
Onde está o erro?

Abraços.

Pepe disse...

no acento em ATLÂNTICO

Anónimo disse...

Tens razão,Pepe (nesta área, alguma vez havias de ter :-)
De facto, como o til e o acento circunflexo ficam na mesma tecla, o circunflexo em cima e o til em baixo, como bem sabes, devo ter premido pouco a tecla e saiu o til em vez do circunflexo.
Mas constato que estás a ter um invejável "olho clínico" para os erros e gralhas (neste caso é gralha, uma mera troca de acentos), talvez derivado da tua actual profissão de editor (a par de galerista e livreiro, é o que se chama "três em um").
Grande abraço.
GL