sexta-feira, outubro 16, 2015

Exposições BD Avulsas




Bastante invulgar é o mínimo que se pode dizer acerca do local de uma exposição que se inaugura amanhã, Sábado, dia 17 de Outubro: Corpo Cilíndrico nas Chegadas do Aeroporto de Lisboa. (*) (A expo estará montada ainda no dia 18, Domingo, pelas 11h30).

Vista parcial da exposição de BD montada na área das chegadas do Aeroporto de Lisboa 

Bem, o título da mostra também sai bastante do habitual, e que é o seguinte: "Malas & Amadeusa - Atitude".

Quanto à entidade organizadora igualmente surpreende nesta área de eventos centrados na BD: trata-se do Sitava - Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos.
  


E afinal, o que é que vai constituir a exposição? Pranchas de banda desenhada e cartunes do autor de BD, e também cartunista, Carlos Rocha, autor de todas as imagens que ilustram a presente postagem. Além disso, poder-se-ão visionar exemplares do boletim do Sitava, o SOS-Handling.

Haverá também o lançamento do álbum "Malas e Amadeusa - Atitude", complementado com sessão de autógrafos por Carlos Rocha.

Carlos Rocha a autografar o álbum (foto colocada aqui "a posteriori")

O álbum compõe-se de bedês e cartunes, com realização gráfica de Carlos Rocha sob argumentos de activistas do Sitava, que tiveram pré-publicação no citado boletim, entre Fevereiro de 2014 e Julho de 2015.

(*) O local da expo é original, mas a sua escolha foi forçada e de última hora: de facto, estava previsto que fosse montada dentro da Aerogare do Aeroporto de Lisboa. Todavia, por imposição imprevista da ANA-Aeroportos, a expo teve de ser deslocada para um local público, na zona de chegadas, junto à entrada do Metro. 

De qualquer forma, a expo estará montada no mesmo local ainda no dia 18, Domingo, entre as 11h30 e as 17h00. 

Ficha técnica
Malas & Amadeusa - Atitude
Tipo de encadernação: Brochado, capa com badanas
Dimensões: 17,5x24,5
Nº de páginas: 54
Tiragem: 1000 exemplares 
Distribuição gratuita aos associados do Sitava
Editor: Sitava - Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos
Setembro de 2015
---------------------------------------
CARLOS ROCHA 
Biobibliografia


Carlos de Sousa Rocha, Moçâmedes (actual Namibe), Angola, 2 de Agosto de 1974.

Veio para Portugal com um ano de idade. Residiu durante alguns anos em Olhão, onde completou o 9ºAno.  

Mudou-se em 2014 em Faro.

As suas primeiras bandas desenhadas tiveram publicação em meados dos anos 90 no jornal Algarve Região, tendo igualmente colaborado em fanzines, designadamente Bedelho Fanzine, Boom!!!, Cincinato, Terminal, Tertúlia BDzine e Efeméride.

Participou em vários concursos de BD organizados pela Junta de Freguesia de Olhão, tendo obtido um 1º prémio.


No semanário Mundo Universitário foi publicada uma banda desenhada de prancha única, a cores, em 1996.

Em Setembro de 2004 teve um momento de reconhecimento público: foi o Convidado Especial da Tertúlia BD de Lisboa.
 
Em 2006 colaborou com o Centre de Recherches de Toulouse (França), com ilustrações de temática etnográfica.

 
Nesse mesmo ano foi-lhe publicada em álbum a banda desenhada "O Passeio de Inês", sob argumento de José Carmo e colorização de Hugo Vedes, obra concebida pela Escola Segura da PSP de Faro com a finalidade de divulgar a prevenção rodoviária, e destinada a ser distribuída gratuitamente pelas escolas dos 1º e 2º ciclos do Algarve.


Em 2009 a Bedeteca de Beja editou-lhe,na colecção Toupeira, a obra "O Maior de Todos os Tesouros" (16 pranchas a p/b).
 
Em 2012 iniciou colaboração com a argumentista Aida Teixeira, fazendo a bd "O Rato Miguel", e em 2013, a mesma dupla realizou a obra de BD infantil "Vamos Aprender - A Moral da História, publicada em álbum.

Carlos Rocha e Aida Teixeira, com o apoio da colorista Rá Taniças concretizaram, em Fevereiro de 2015, mais uma banda desenhada para a infância, "O Espirro do Dragão". 


Ainda em Maio deste mesmo ano foi editado o fanzine Efeméride (nº6 - Parte 3 de 4), dedicado ao tema "Heróis de BD no Século XXI", em que Rocha executou uma bd de prancha única, a cores, com uma versão muito pessoal, em registo humorístico, do super-herói Thor.

Está actualmente (2015) a realizar "A Ilha dos Ogres", obra de grande fôlego que irá ter 44 pranchas a cores, de que já tem 32 concluídas


Tem tido colaboração regular no Boletim SOS handling, desde o nº1 (10 Fev. 2014) editado pelo Sitava - Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos, cujas bandas desenhadas e cartunes foram agora compiladas no álbum "Malas & Amadeusa - Atitude.
 
(2ª versão actualizada da biobibliografia)
Geraldes Lino        

---------------------------------------
Os visitantes interessados em ver notícias sobre exposições e lançamentos anteriores poderão fazê-lo clicando nos itens Exposições BD Avulsas e Lançamentos 

Sem comentários: