sexta-feira, outubro 30, 2015

Amadora BD (2º post de 4) - Prémios, Autógrafos, Lançamentos e Apresentações


Como tem sido divulgado, o Amadora BD abrange três fins-de-semana. No do meio, 31 de Outubro e 1 de Novembro, há a habitual sessão de entrega de prémios dos concursos e dos Troféus a atribuir a autores, obras e personalidades distinguidas por votação.

Esta cerimónia, que sempre se realiza no edifício dos Recreios da Amadora (Av. Santos Mattos, 2) está agendada para o dia 31 do corrente mês de Outubro, pelas 19h00.

Entretanto mantêm-se a funcionar todas as editoras de banda desenhada presentes no Festival.

E para os interessados (grande parte dos bedéfilos que vão ao Festival) continuarão as sessões de autógrafos.
A fim de se orientarem, aqui fica a informação de quais os autores estarão presentes e respectivos horários para o supra citado fim-de-semana:

Escala de autógrafos para os dias 
31 Out., Sábado,
e 1 Novembro, Domingo

SÁBADO, 31 OUTUBRO
 

das 15h às 16h
Miguel Montenegro
Pedro Serpa
Susana Matos

das 15h às 17h
André Diniz
Shannon Mendes

das 15h às 18h
André Diniz
André Pereira
Henrique Magalhães
Horácio Altuna
João Amaral
João Sequeira
Miguel Peres
Shannon Mendes

das 16h às 17h
Henrique Magalhães

das 16h às 18h
André Caetano
André Oliveira
António José Simões
David Soares
Filipe Andrade
Jorge Coelho
Luís Louro
Mário Freitas
Nuno Plati
Osvaldo Medina
Ricardo Cabral
Ricardo Drumond
Ricardo Tércio
Sérgio Marques
Sónia Oliveira

DOMINGO, 1 NOVEMBRO
das 15h às 17h
André Diniz
Álvaro
Henrique Magalhães
Ricardo Lopes

das 15h às 19h
André Caetano
André Oliveira
Joana Afonso
João Sequeira
Ricardo Cabral

das 16h às 18h
António José Simões
Luís Louro

das 16h às 19h
André Caetano
Derradé
Fernando Ruibal Piai
Horácio Altuna
Penim Loureiro

das 17h às 19h
Baptista Mendes
Eugénio Silva
Mário Freitas
Osvaldo Medina
Sérgio Marques

----------------------------------------
LANÇAMENTOS E APRESENTAÇÕES

Dia 31, Sábado

Editora Polvo: "Milagreiro", por André Caetano, Filipe Andrade, Nuno Plati, Ricardo Cabral, Ricardo Tércio, Ricardo Drumond e Jorge Coelho (desenhadores), André Oliveira (argumentista); e "Tormenta", de João Sequeira (desenho) eAndré Oliveira (argumento). 

15h às 16h
Kingpin Books: "Kong the King", de Osvaldo Medina; "Fósseis das Almas Belas", de Mário Miguel de Freitas e Sérgio Marques; e "O Poema Morre" de Sónia Oliveira (desenho) e David Soares (argumento). 
 ----------------------------

Exposição 
Lisbon Calling 
nos Recreios da Amadora 
até 8 de Novembro

Por motivos alheios à organização do Amadora BD – Festival Internacional de Banda Desenhada, a exposição Lisbon Calling teve de mudar de local, passando do Ponto das Artes, na Lx Factory, para o Salão Nobre dos Recreios da Amadora. 
Com entrada gratuita, pode ser visitada a partir desta sexta-feira, dia 30 de outubro, até 8 de novembro, de terça a domingo, das 14h00 às 19h00.

Em parceria com a Embaixada dos EUA em Portugal e coordenação de Lawrence Klein, fundador do MoCCA – Museum of Comic and Cartoon Art de Nova Iorque, a exposição é o resultado do desafio que foi feito pelo embaixador dos EUA, Robert Sherman, a autores de BD portugueses. 

O objectivo foi a criação de universos visuais híbridos onde as culturas portuguesa e americana se fundem, onde personagens icónicas dos comics americanos são colocados em cenários tipicamente portugueses.

Até dia 8 de novembro, Lisbon Calling engloba
25 trabalhos de 16 autores: 
 Dileydi Florez, Filipe Andrade, Haga, Joana Afonso, João Tércio, Marta Teives, Nuno Duarte, Nuno Rodrigues, Nuno Saraiva, Osvaldo Medina, Pedro Brito, Pedro Ribeiro Ferreira, Penim Loureiro, Pepedelrey, Ricardo Cabral e Ricardo Venâncio.


-----------------------------------------

O cartune e a caricatura também têm o seu dia especial na Galeria Artur Bual.


                              Galeria Artur Bual

E embora não sejam temas tratados habitualmente neste blogue, aqui fica o texto que me foi enviado pelo responsável da Galeria, José Eduardo Ferreira.
..............................................................................
A Galeria Municipal Artur Bual acolhe, no próximo sábado (dia 31 de outubro), entre as 15 e as 17 horas, a Festa da Caricatura, iniciativa inserida na exposição AmadoraCartoon. O público visitante pode levar para casa, gratuitamente, uma caricatura sua feita por artistas de inegável qualidade: Rui Duarte, Rui Pimentel, Ricardo Galvão e Pedro Ribeiro Ferreira.


Neste espaço podem ser vistos e apreciados trabalhos de cartoon e caricatura do português Rui Duarte e do asturiano Fernando Ruibal que, na exposição conjunta, mostram toda a sua qualidade artística.

Além desta exposição, a Galeria Municipal Artur Bual tem patente uma outra mostra - OXI e o Cartoon Grego - que junta 16 artistas gregos que, com irreverência, foram seguindo os acontecimentos políticos na sua terra natal relacionados com o referendo. As duas mostras inserem-se na edição deste ano do AmadoraBD.

Duas exposições que estarão patentes até ao dia 8 de novembro e que podem ser visitadas todos os dias (excepto 2ª feiras), entre as 10 e as 18 horas.

Rua Luis de Camões nº 2
2700-535 Amadora - Portugal

Sem comentários: