domingo, setembro 20, 2015

Oficina de BD com Nuno Saraiva


"O Caderno de Viagens  Entre Margens". O título pode não ser suficientemente explícito, mas é de uma "Oficina de BD" que se trata. E quem a vai orientar é o ilustrador/autor de BD e professor Nuno Saraiva, alguém bem experiente nesse tipo de tarefas.

Como surge tal iniciativa? Simples: trata-se de uma parceria a três entre Amadora BD - Festival Internacional de Banda Desenhada, a Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea, e a ACASO - Associação Cultural e Artística de um Sociedade Original.

Qual a finalidade? A criação de uma banda desenhada colectiva.

Como é que isso vai ser concretizado? A bd será realizada durante seis aulas, em viagens de metro, comboio e barco, entre a Casa da Cerca, em Almada, e o Festival BD na Amadora, nos dias 26 de Setembro,3, 10, 17, 23 e 24 de Outubro.

Até quando os interessados se podem inscrever? 
Até 24 de Setembro.

A quem se destina esta oficina? A todos os interessados a partir dos 16 anos.

Como será desenvolvido o processo de trabalho? Em forma de diário gráfico com a linguagem BD com lógica sequencial ficcionada.

Como será a finalização desses trabalhos? Serão seleccionados de forma a gerar uma narrativa comum, e o resultado vai ser publicado num fanzine e apresentado no Amadora BD 2015.

Custo do curso? 50€ (materiais e deslocação de comboio incluídas).

Como fazer a inscrição? Através do e-mail 
casadacerca@cma.m-almada.pt
ou pelos telefones 212724960 e 212724950, de 3ª a 6ª feira.

Programa detalhado das seis sessões:

Sábado, 26 de Setembro

Local: Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea, Almada

Breve visita guiada à Casa da Cerca;

Apresentação dos inscritos e introdução à matéria temática;

Projecção de conteúdos já realizados no universo editorial da publicação de BD em fanzine, bem como exemplos de diários gráficos de artistas contemporâneos;

Entrega dos materiais e suportes para desenho;

Desenho panorâmico no miradouro do jardim da Casa da Cerca.



Sábado, 3 de Outubro

Ponto de encontro em Almada, na Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea

Desenho à vista do exterior da entrada da Casa da Cerca;

Início do percurso em desenhos rápidos, fixados em 10 minutos no máximo, de cada ponto de paragem: escadinhas do Ginjal, passeio ribeirinho até Cacilhas, cacilheiro, do Cais do Sodré de metropolitano (linha verde) até ao Rossio, último desenho na estação de caminhos de ferro do Rossio.

Fim do percurso.



Sábado, 10 de Outubro

Ponto de encontro em Lisboa, na estação de caminhos de ferro do Rossio

Percurso desenhado dentro do comboio a partir da estação Rossio até à estação Amadora; Jardim Delfim Guimarães; percurso pedonal desde a rua Alfredo Keil até à Avenida Conde Castro Guimarães a terminar na Bedeteca da Amadora, Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos;

Breve visita guiada às instalações com paragem na Fanzineteca que acolhe um inúmero conjunto de fanzines, da colecção doada por Geraldes Lino. Desenhos no interior da Bedeteca.



Sábado, 17 de Outubro

Ponto de encontro em Lisboa, na Brasileira do Chiado

Novo percurso desenhado a partir da estação Baixa-Chiado, metropolitano (linha azul) até Alfornelos; percurso pedonal desde a Avenida Ruy Luis Gomes até ao Fórum Luís de Camões;

Visita à montagem do Amadora BD 2015 – 26º Festival Internacional de Banda Desenhada.



Sexta, 23 de Outubro

Inauguração do Amadora BD 2015 – 26º Festival Internacional de Banda Desenhada



Sábado, 24 de Outubro

Ponto de encontro na Amadora, no Fórum Luís de Camões

Reunião de todos os cadernos, reprodução fotocopiada nos serviços técnicos do Fórum; montagem da exposição em espaço reservado para o efeito inserida no próprio Festival.

São apresentados no auditório do Festival os resultados finais e a foto reportagem sobre as várias etapas do processo criativo.


------------------------------------------------------------
Os visitantes interessados em ver as postagens anteriores deste tema poderão fazê-lo clicando sobre o item Cursos Oficinas e Workshops, visível no rodapé

Sem comentários: