sexta-feira, maio 22, 2015

Ilustração por Autores de BD - João Sequeira


Para além da sua formação de arquitecto, João Sequeira produziu, durante vinte anos (entre 1994 e 2014), razoável quantidade de bandas desenhadas, o que, cumulativamente com o seu traço vigoroso, deu direito a incluir-se o seu nome no panorama da moderna BD portuguesa.

Repentinamente, porém, Sequeira resolve apresentar ao galerista Pepedelrey um portfólio recheado de ilustrações, dignas de preencher uma exposição.

E também vale a pena ler o texto em que João Sequeira justifica a criação do conjunto de ilustrações. Ei-lo:

"Estas coleções de desenhos serviram para me libertar de preconceitos, fugir do desenho figurativo.

Encontrar uma linguagem própria.

São exercicios de introspeção.
foram feitos apenas pelo gozo de riscar, manchar, exprimir emoções.

Combater o medo da cor.

Foram feitos sem nenhum objectivo concreto ou mensagem pré-definida....

Cada um vê o que vê e tira as suas ilações. Cada um sente o que sente quando olha para eles.
Serão arte? Ou apenas exercicios de meditações?
Não me apetece pensar!

Foram feitos de forma compulsiva, às vezes dez numa noite, às vezes dias sem desenhar.

Os desenhos a preto e branco começaram por representar um caminho numa sequência lógica, mas... acabei por me perder no emaranhado de linhas e manchas deixando-me levar pelo gesto.


Os desenhos a cores começaram por representar situações concretas, memórias, acontecimentos. Outros foram feitos enquanto via o noticiário ou um filme ou ao telefone."
 

 
A exposição inaugura-se, amanhã, Sábado, 23 de Maio, pelas 18h00, e estará montada até 5 de Junho de 2015 na


El Pep Store & Gallery
Lx Factory
Rua Rodigues Sampaio, 103
1300-501 Lisboa


-----------------------------------------------------

JOÃO SEQUEIRA (JAS)

Síntese biobibliográfica (4ª versão)


João Augusto Simão Ramalho Lopes Sequeira, que, ao assinar as suas bandas desenhadas encurta o comprido nome para João Sequeira, ou até mesmo só para JAS, nasceu em Portalegre, a 17 de Setembro de 1971.

Exerce a profissão de arquitecto, e também gosta de fazer banda desenhada. A sua primeira foi em 1994, ocupou seis pranchas formato A3, os desenhos eram a tinta-da-china, e teve por título Big Joe and the phantom 309, igual ao da letra da canção escrita por Tommy Faile para a voz de Tom Waits.


Participa em seguida nos II Encontros de Ficção Científica e Fantástico, em Oeiras, com a bd The Black Rider. Em 1999 edita o fanzine Apalpalhão, em parceria com Miguel Mocho e João Portalete. No ano 2000 faz a bd Western a Cores, sob argumento de Miguel Mocho, para o concurso do 10º Salão BD de Moura.

Em 2005, de novo a trabalhar com o argumentista Miguel Mocho, realiza a bd Metamorfina (32 pranchas com uma imagem a p/b em cada) editada em álbum pela Bedeteca de Lisboa na colecção Lx Comics. Em 2008, no nº1 (2ª série) do importante fanzine Gambuzine, de Teresa Câmara Pestana, é-lhe publicada a bd O homem que passeava um papagaio atrelado a um rádio portátil. No mesmo ano é impressa a sua bd Tudo o que é sólido dissolve-se no ar na revista Alçapão editada pela Ordem dos Arquitectos - Delegação de Portalegre.


Com data de 3 de Agosto de 2010, no fanzine Tertúlia BDzine (nº 153) foi-lhe publicada a bd em quatro pranchas, Havia um homem zangado com tudo. No nº 179 desse mesmo fanzine, datado de 10 de Outubro de 2013, surgiu The Road, uma curta com argumento de Miguel Costa Ferreira. 


As mais recentes obras com desenhos de Sequeira tiveram de novo edição em álbum, apresentam-se sob os títulos de Psicose (Abril 2013) e F(ricções (Março 2014), tendo sido realizadas em colaboração com os argumentistas Miguel Costa Ferreira e Nuno Duarte, respectivamente. Ainda neste ano, sob argumento de Miguel Costa Ferreira, é publicada a banda desenhada "Café", em quatro pranchas, no Tertúlia BDzine (nº181, de Out. 2014), com a particularidade de ser colorida com café.

João Sequeira vive em Alpalhão e trabalha em Nisa.
                                                                                                               Geraldes Lino
 
----------------------------------------------------------

Os visitantes interessados em ver as anteriores postagens deste tema - em que há ilustrações de Victor Mesquita, Nuno Saraiva e Luís Diferr - poderão ter acesso a elas clicando no item Ilustração por autor de BD visível em rodapé

Sem comentários: