segunda-feira, abril 06, 2015

Exposições BD Avulsas (Leiria) - JIJÉ: Exposição e Mesas-Redondas





Em homenagem ao excepcional autor belga de banda desenhada Jijé (Josep Gillain), no centenário do seu nascimento, inaugura-se hoje, dia 6 de Abril, uma exposição de BD na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - ESECS, em Leiria, complementada por duas mesas redondas.

A exposição será composta por 16 painéis elaborados e montados por Carlos Rico (da C.M.de Moura), mas também por livros e objectos da colecção pessoal do neto de Jijé, Romain Gillain Muñoz. Nesse conjunto de peças inclui-se um quadro pintado por Jijé na Nazaré. 

Quanto às mesas redondas, eis os temas a debater e respectivos participantes:

Na primeira mesa redonda - onde será apresentada a exposição e em que se debaterá a obra de Jijé e da sua influência em Portugal - participarão:
Romain Gillain Muñoz (professor da ESECS e neto do autor); Luiz Beira (especialista de BD); Luís Filipe Mendes (criador da exposição); um representante da Direcção da ESECS; e Diane Detollenaere (representante da Embaixada da Bélgica).

Na segunda mesa redonda debater-se-á a realidade actual da BD portuguesa, e nela tomarão parte:
Romain Gillain Muñoz e Luiz Beira, já presentes na mesa redonda anterior; Maria José Pereira (Directora da Editorial Babel), e Bruno Prates (Professor de Educação Visual e Tecnológica pelo IPLeiria, cartunista e ilustrador).

-----------------------------------------------

Jijé (1914-1980)

Síntese biobibliográfica

Jijé, pseudónimo de Joseph Gillain, juntamente com Hergé, Edgar Pierre Jacobs e Franquin, integrou um quarteto de autores de BD belgas que marcaram um época.

Gillain, que iniciou a sua actividade enquanto autor de BD em 1939, no magazine Spirou, produziu obra bastante diversificada, considerando que foi o criador gráfico de várias personagens protagonistas de umas tantas séries, designadamente 'Freddy et Fred', 'Trinet et Trinette', 'Blondin et Cirage', caracterizadas por estilos e géneros visivelmente díspares, obras de sua inteira autoria. Pela primeira vez, em 1941, Jijé trabalhou com um argumentista,Jean Doisy, com quem criou a personagem 'Jean Valhardi'. evento de prestígio

Após uma estada, entre 1950 e 1954, nos Estados Unidos da América, Jijé iniciou "Jerry Spring", um western que se estreou no Spirou, obra e personagem que mais o notabilizou.

No magazine Pilote, com o qual colaborou em seguida, Jijé foi o continuador da série de aviação "Michel Tanguy", sob argumento de Jean-Michel Charlier, a qual tinha sido desenhada inicialmente por Albert Uderzo logo no primeiro número do Pilote (29 de Outubro de 1959). Colaborou igualmente na série de piratas "Barbe Rouge", para a qual fez dois episódios.

Jean Giraud iniciou-se na BD a colaborar com Jijé, e a influência do mestre nota-se nos inícios do brilhante aluno. 

Nascido a 13 de Janeiro de 1914, em Gedinne, na Bélgica, Joseph Gillain "Jijé" faleceu a 20 de Junho de 1980, em Versailles, França.
   


-----------------------------------------------
Os visitantes deste blogue que, por mera curiosidade, queiram ver os restantes "posts" sobre exposições avulsas (ou seja, não inseridas em festivais BD), e sobre mesas redondas, poderão fazê-lo clicando nos itens Exposições BD Avulsas e Mesas- redondas visíveis no rodapé.

Sem comentários: