segunda-feira, novembro 17, 2014

Comic Jam (2ª fase - Nº 17 - Total: 70)


As primeiras 3ªs Feiras de cada mês têm dois momentos de interesse para todos os que gostam de BD, e de convívio com pessoas atraídas pelo mesmo tema. Ou seja: é-lhes agradável trocar impressões com quem fala a mesma língua, metaforicamente falando.

Como canta o Rui Veloso (um cantor da minha predilecção), na canção "Anel de Rubi":

"Contigo aprendi uma grande lição / Não se ama alguém que não ouve a mesma canção"

o que, parafraseando aqueles dois versos e transpondo-os para a nossa área, seria mais ou menos "não se gosta de alguém que não lê as mesmas bandas desenhadas".

É por isso que tanta gente que tem gosto pela BD - autores, editores, divulgadores, bloggers, coleccionadores, leitores em geral - tem passado pela Tertúlia BD de Lisboa, e, mais mês, menos mês, acaba por voltar para trocar impressões até mesmo com quem nunca antes tinha falado.

Uma das coisas que chama a atenção aos presentes é a elaboração, ao longo do convívio, de uma banda desenhada feita de improviso por seis ilustradores/autores de BD. 
O nome que é dado pelos franceses a esse tipo de brincadeira gráfica, toda a gente sabe, é cadavre exquis; menos conhecida é a versão anglófona, comic jam.

O habitual improviso realizado na tertúlia no dia 4 do corrente mês de Novembro - que ilustra o topo deste poste - teve por autores os seguintes:   

1 - Marc Parchov ------------ 2 - Tche Gourgel
3 - Carnot Júnior ------------ 4 - Lindomar de Sousa
5 - Ana Oliveira -------------- 6 - Álvaro


------------------------------------------------------------
Os visitantes interessados em verem os "posts" anteriores que contêm todos os "comic jam" realizados na Tertúlia BD de Lisboa, mas também os muito diferentes feitos nos eventos AMADORABD e ANICOMICS, poderão fazê-lo com um simples clique no item Comic Jam visível aqui por baixo no rodapé.   

Sem comentários: