quarta-feira, outubro 22, 2014

AmadoraBD 2014 ("Post" 1 de 4)


Criado em Novembro de1990, o Festival de Banda Desenhada da Amadora perfaz vinte e cinco anos de existência na edição que se inaugura no dia 24 do corrente mês de Outubro (e terminará a 9 de Novembro).

Sempre organizado pela Câmara Municipal daquela cidade, vizinha da capital portuguesa * (onde actualmente não há nada do género), o festival tem mudado de poiso várias vezes, sendo o Fórum Luís de Camões (Rua Luís Vaz de Camões, Freguesia da Brandoa) o sítio onde, de há uns anos a esta parte, é realizado o seu núcleo principal.

Este local mais recente, não sendo o ideal - a chamada Fábrica da Cultura, onde decorreu durante umas tantas edições, também tinha defeitos, apesar disso deixou saudades -, mas a verdade é que os 4.000m2 de área expositiva do Fórum permitem a montagem de uma exposição central - desta vez intitulada Galáxia XXI - e mais umas tantas exposições, além de um núcleo comercial onde se alojam as editoras especializadas em BD, também um vasto espaço para os autores darem autógrafos, bem como um pequeno auditório onde decorrem palestras, mesas redondas, e apresentação de projectos editoriais, incluindo novos fanzines.

Convém acrescentar, para dar a devida dimensão do evento, que além deste núcleo principal centrado no Fórum Luís de Camões,  o festival estende-se por outros locais da Amadora, designadamente nos seguintes: Galeria Municipal (no próprio edifício da Câmara), Galeria Artur Bual, Escola Superior de Teatro e Cinema, Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem - CNBDI, e pela Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos. 

Na verdade, o evento este ano transborda da Amadora e até abrange alguns pontos de Lisboa, onde haverá pequenas exposições na FNAC Chiado (25 Anos, 25 Autores, 25 Cartazes), na Associação Renovar a Mouraria (A Pior Banda do Mundo), no Goethe-Instituto Alemão (Des Lignes du Front/Frontlinien/As Linhas da Frente). 

Como acontece em todas as edições, há sempre um autor português de BD em destaque. Este é o ano da jovem Joana Afonso que, após ter sido vencedora do "Prémio do Melhor Álbum", com a novela gráfica "O Baile" (realizado em parceria com o argumentista Nuno Duarte), nos Prémios Nacionais de BD da Amadora, em 2013, tem por isso direito a uma exposição retrospectiva, além de ter sido a autora da ilustração que serviu de base ao cartaz do AmadoraBD 2014 (o qual pode ser visionado no topo do presente "post"). Sublinhe-se este facto: é a primeira vez que uma mulher tem a autoria do cartaz deste Festival (no que não destoa, seja dita a verdade, da maioria dos eventos congéneres estrangeiros, a começar por Angoulême).

Em continuidade do critério de anos anteriores, comemoram-se, com exposições de efemérides, dedicadas a personagens que perfazem contas redondas em relação ao ano em que foram criadas: Batman, 75 Anos, e Mafalda, 50 Anos, duas figuras icónicas da banda desenhada mundial, cada uma em seu género, graficamente antagónicas, mas igualmente queridas dos amantes de BD.

Para além destas duas, e a da acima citada Galáxia XXI, centrada na difusão da banda desenhada através de suportes tecnológicos, contrariando a definição clássica, há ainda as exposições de álbuns premiados nas diferentes categorias dos Prémios Nacionais de Banda Desenhada 2013 (concretizados em função do Festival da Amadora do mesmo ano), e que apresentam pranchas dos seguintes autores e obras:

Osvaldo Medina ("Super Pig Roleta Nipónica" - Melhor Desenho para Álbum); Catarina Sobral ("Achimpa" - Melhor Ilustração de Livro Infantil); Henrique Monteiro ("Enorme, Brutal, Colossal 2012" - Melhor Álbum de Tiras Humorísticas); Moebius e John Buscema ("Surfista Prateado" - Prémio Clássicos da 9ª Arte); João Mascarenhas ("BDLP" - Prémio Fanzine).

Há uma componente fundamental em qualquer evento de BD (aliás, como em outras áreas artístico-culturais): a presença de personalidades estrangeiras importantes em diversas áreas relacionadas, neste caso, com a banda desenhada (e, nos textos seguintes, limito-me a reproduzir, com a devida vénia, o dossiê elaborado por Helena César, Assessora de Imprensa da Câmara Municipal da Amadora:

25/26 de Outubro


Alex Vieira – Exposição Central – Galáxia XXI: o futuro da banda desenhada é agora

Formado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo. Artista multimédia, criador e editor da revista Prego. Desde 2007 colabora com publicações impressas no Brasil e em outros países como Portugal e Espanha. No território das artes plásticas teve a sua primeira exposição individual em 2010 na Galeria Homero Massena e participou em exposições coletivas noutros estados do Brasil. É autor do livro Quadrinhos, Arte Punk & Psicodelia, que reúne centenas de trabalhos realizados pelo artista nos últimos dez anos.

www.revistaprego.com


María Gómez – Exposição Central – Galáxia XXI: o futuro da banda desenhada é agora

Nasceu em Pergamino (1981), formou-se em Comunicação Social (U.B.A.) e trabalha na EloísaCartonera desde 2004, como editora, designer de livros e colaboradora em geral.

Eloísa Cartonera é um cooperativa e editora argentina, formada por designers e escritores. Publica livros feitos à mão com desenhos extraordinários a uma qualidade literária. Esta cooperativa de trabalho sediada no bairro La Boca, na cidade de Buenos Aires, produz livros artesanais em papelão e cartão que compram diretamente a respigadores  urbanos ("cartoneros"). Os seus livros são essencialmente de literatura latino-americana, que consideram a mais bela que leram nas suas vidas, tanto como editores, bem como leitores.

www.eloisacartonera.com.ar


Olaf Ladousse – Exposição Central – Galáxia XXI: o futuro da banda desenhada é agora

Nascido em Paris (1967), formou-se em 1991 na École Nationale Supérieure de Création Industrielle, tendo estudado um ano na Universidad Nacional Autónoma de México. No ano seguinte "Les Ateliers" chegam a Madrid, onde começa a sua carreira de ilustrador para media e publicidade. Colabora regularmente na imprensa, revistas e fanzines, entre outros, com: Lapin, MomdoBrutto, Blood Orange, Nosotros Somos Los Muertos, Idioma y Diminuto, Hôpital Brut, Ajo Blanco. Publicou na editora Le Dernier Cri, em Marselha: Equilicua em linóleo e, posteriormente, Tarot du Mal Rollo (22 cartas de má sorte talhadas em linóleo e posteriormente serigrafadas pela Le Dernier Cri). Criou e publica anualmente o fanzine ¡Que Suerte! com diversos artistas. Com três outros ilustradores de imprensa, criou El Cartel, um cartaz, jornal gráfico auto-publicado, que é afixado na rua; este tem sido regularmente convidado a “afixar-se” no estrangeiro.





Matthias PicardJim Curioso: Viagem ao Coração do Oceano (Polvo) Mathias Picard nasceu em Reims, França, e formou-se na Escola de Belas Artes, em Estrasburgo.
Foi um dos fundadores do colectivo "Troglodyta", participou no fanzine Escquilettes e no webzine Numo.fr.
Vencedor de vários concursos (Angoulême, Lausanne), Matthiastambém contribui para a renovação da Mon Lapin, a revista de L'Association, com uma história chamada "Jeanine", mais tarde publicada em álbum pela L'Association. Em Outubro de 2012 publicou "Jim Curious, Voyage au Coeur de l'Océan" para as Edições 2024, agora editado em Portugal pela Polvo, uma incrível exploração silenciosa do fundo do mar, que recorre a anáglifos para conseguir o efeito 3D.   

1/2 de Novembro

François Ayroles  – Exposição Central – Galáxia XXI: o futuro da banda desenhada é agora

Nascido em Paris em 1969, fez a Escola de Banda Desenhada de Angoulême e desde 1994 colabora com a editora L’Association, na qual, desde 2011, faz parte do comité de leitura. Publica livros nas editoras "tradicionais" (Casterman, Dargaud, Delcourt) ou "alternativas" (Beaulet, Denoël Gráfico, L’An 2, etc) a solo ou em colaboração (Ted Benoît, Anne Baraou).  Também produz ilustrações para a imprensa (Libération, Sud Ouest, etc) ou para livros infantis.  É membro ativo do OuBaPo.


Rafael Coutinho – Exposição Central – Galáxia XXI: o futuro da banda desenhada é agora

É designer, animador, artista plástico e autor de banda desenhada. Nascido em São Paulo em 1980,  formou-se em Artes Plásticas pela UNESP em 2004. Produziu curtas-metragens como animador e diretor (Aquele Cara - 2006 e Ao Vivo - 2008), participou em publicações como ilustrador (Bang Bang- ed. Devir-2005, Contos dos Irmãos Grimm - ed. Desiderata) e faz ilustrações para diversos meios de comunicação no Brasil. Integrou o grupo Base-V, produzindo murais, exposições e publicações de arte experimental. Como artista plástico fez pinturas e esculturas para a Galeria Choque Cultural. Em 2010, terminou o primeiro guião de longa-metragem (Spread – em parceria com o guinista Peppe Siffredi) e a sua primeira graphic novel Cachalote (Ed. Quadrinhos na Cia), em parceria com o escritor Daniel Galera. Em 2011, publicou em banda desenhada a mini-série Beijo Adolescente, pelo portal do IG, além de publicá-la impressa de forma independente pela Editora Cachalote, por ele fundada em 2010. Em 2013 e 2014, participou na peça de teatro Puzzle, de Felipe Hirsch, como artista gráfico e cenógrafo, em apresentações na Feira Internacional do Livro de Frankfurt e São Paulo. Também em 2014 foi comissário da exposição de seu pai, Laerte, para o Instituto Itaú Cultural, a Ocupação Laerte. Atualmente, trabalha na sua primeira história a solo, intitulada Mensur – Quadrinhos na Cia, e prepara-se para lançar os livros Barão de Munchausen (Cosac Naify) e Beijo Adolescente 3.



Eric Shanower - Exposição Central – Galáxia XXI: o futuro da banda desenhada é agora

Formou-se na Joe Kubert School of Cartoon and Graphic Art em Dover, New Jersey. Recebeu a sua primeira encomenda profissional em banda desenhada para lettering um número da revista Warp, publicada pela First Comics.

Em 1986, o primeiro volume da série de novelas gráficas de Shanower, continuação dos livros de Oz de L. Frank Baum, The Enchanted Apples of Oz, foi publicado pela First Comics. Mais quatro volumes da série se seguiram, o último foi publicado pela Dark Horse Comics em 1992. Uma coleção com as cinco novelas gráficas de Oz, Adventures in Oz, foi publicada pela IDW Publishing em 2006, e, posteriormente, como dois volumes intitulados Little Adventures in Oz. Após a série Oz, os muitos outros projetos de Eric relacionados com Oz incluíram escrever e ilustrar um livro infantil The Giant Garden of Oz (Books of Wonder, 1993) e uma coleção de contos The Salt Sorcerer of Oz and Other Stories (Hungry Tiger Press, 2003). Escreveu ainda os guiões para as adaptações dos livros de Oz de L. Frank Baum, para a Marvel Comics, com arte final de Skottie Young (2008-2014).

Em 1991, Eric começou a investigação para Age of Bronze, a sua adaptação para banda desenhada da lenda da Guerra de Tróia; esta começou a ser publicada na Image Comics em 1998. Tem publicado vários outros projetos, incluindo Na Accidental Death (Fantagraphics, 1993) e Prez: Smells Like Teen President (Vertigo / DC, 1995) com o escritor Ed Brubaker; The Elsewhere Prince (Epic / Marvel / Les Humanoides, 1990-1991) com Moebius (Jean Giraud), Randy e Jean-Marc Lofficier; e Harlan Ellison’s Dream Corridor (Dark Horse Comics, 1994-2007), no qual ilustrou algumas histórias do escritor Ellison e as adaptou a banda desenhada.

Em 1994 co-fundou Hungry Tiger Press com seu parceiro David Maxine, que serviu como co-editora até o final de 2002. O trabalho de Shanower também foi publicado pela DC Comics, Marvel Comics, Archie Comics, Dark Horse Comics, Random House, IDW , HarperCollins, Nickelodeon Magazine, Slave Labor Graphics, Oxford University Press, Books of Wonder, Star Wars Insider, entre outros.

Joe Staton – Exposições Batman, Ano 75 e O Surfista Prateado
Trabalha em banda desenhada desde que entrou para a Charlton Comics, em 1971, onde foi um dos criadores de E-Man e Michael Mauser. Embora a maioria do seu trabalho tenha sido para a DC Comics, já trabalhou para, pelo menos, 27 publicações e 100 editoras. No grupo dos seus numerosos créditos, encontram-se Action Comics, Green Lantern, The Legion, Classics Illustrated, e várias encarnações do Batman. Durante seu trabalho com o Green Lantern, criou vários GLs, incluindo Kilowog, Arisia e Salakk e também desenhou o ar de "bad boy" de Guy Gardner. Mais recentemente, juntamente com a sua mulher, escritora, Hilarie, produziu a banda desenhada Pete Learns All About Crohn’s and Colitis and Amy Goes Gluten-Free. Em 1998, recebeu o Prémio Eisner pelo seu trabalho em World’s Finest: The Superman-Batman Adventures. Já desenhou mais de 100 álbuns do Scooby Doo da Cartoon Network e Joe foi o desenhador de Dick Tracy nos últimos três anos. Em 2013 e 2014, este trabalho valeu-lhe um Prémio Harvey.
www.joestaton.com

7 /9 de Novembro

Anna Deflorian - Exposição Central – Galáxia XXI: o futuro da banda desenhada é agora
Nasceu em Trento, em 1985. Estudou ilustração na Escola de Arte de Bolonha e na HAW em Hamburgo. Publicou em revistas italianas e internacionais, como Canicola, Kuš!, Kuti, Sans Soleil. O seu trabalho tem sido exposto em galerias e festivais internacionais em Lucerna, Hamburgo, Angoulême, San Francisco. www.annadeflorian.com

Andrea Bruno - Exposição Central – Galáxia XXI: o futuro da banda desenhada é agora
 Nasceu em Catania, em 1972, publicou em várias revistas e antologias em todo o mundo. Em 2004, foi um dos fundadores do grupo Canicola com quem criou a revista com o mesmo nome. Os seus livros mais recentes são Brodo di niente (Canicola, 2007), Sabato trégua (Canicola, 2009) e Come le strisce che lasciano gli aerei (Coconino Fandango de 2012, textos de Vasco Brondi), também publicado em França pelas edições Rackham, e o Leporello, serigrafia da série Biblioteca Onirica (Alexander Berardinelli Editore, 2013). Vive e trabalha em Bolonha.
www.blackindianink.com

Edmond Baudoin - Exposição Central – Galáxia XXI: o futuro da banda desenhada é agora
Nasceu a 23 de Abril de 1943, em Nice. Aos trinta anos decide abraçar o sonho de infância de não passar um dia sem desenhar. O desenho levou-o até à banda desenhada, com a qual descobriu a alegria de escrever. A banda desenhada, por sua vez, conduziu-o à dança contemporânea, tendo participado na criação de espetáculos com Béatrice Mazalto e Carol Vanni. A modernidade dessa arte influenciou muito o seu trabalho narrativo e aproximou-o da música. Chegou a fazer algumas apresentações com músicos (jazz, rock e clássico). A banda desenhada fê-lo viajar por todo o mundo em conferências, exposições, performances: China, Índia, Japão, Egito, Marrocos, Líbano, Romênia, Itália, Espanha, Holanda, Suíça, Suécia, Rússia, Chile, Venezuela, México, Cuba, Brasil, Canadá, Portugal. Durante três anos leccionou na Universidade Gatineau, Québec. O seu primeiro álbum de banda desenhada foi publicado em 1981 e, desde então, já desenhou para mais de cinquenta álbuns. Trabalhou com Le Clézio, Fred Vargas, Frank, Jacques Lob, L’abbé Pierre, Céline Wagner, Tahar Ben Jelloun, Philippe Chartron, Carol Vanni, Mircea Cartarescu. Mas, maioritariamente, escreveu os seus próprios textos. Alguns dos seus livros foram premiados em Angoulême. Couma Acco foi Melhor Álbum em 1992, Le Portrait, melhor argumento em 1995. Fred Vargas foi premiado com o melhor argumento em 2000, com Les Quatres Fleuves. Trabalha com diferentes editoras (principalmente para a L’Association, Gallimard, Six Pieds sous Terre e Dupuis). Durante dois anos fez banda desenhada para Kodansha, uma editora japonesa. Atualmente, também se dedica à pintura.
www.edmondbaudoin.com

Lilli Loge - Exposição Central – Galáxia XXI: o futuro da banda desenhada é agora
Nasceu em 1979 numa pequena cidade da antiga Alemanha de Leste. Estudou Arte em Dresden e agora vive e trabalha em Berlim. Lilli fez publicação de autor de várias bandas desenhadas, um mini-zine para Re: Surgo !.  O seu trabalho apareceu em antologias como kuš, Hive, Mamba, Renate e Die Streichelwurst. Ela é membro das Chick Son comics e dirige o blog comic-sport. Além da banda desenhada também animou filmes e foi cantora/compositora / guitarrista dos Tittenbonus.




Tom Grindberg – Exposições Batman, Ano 75 e O Surfista Prateado
Tom Grindberg começou a sua carreira artística com 18 anos, nos subúrbios de Washington DC, em Chevy Chase. O primeiro trabalho publicado foi um cartoon político. Depois disto, prosseguiu o desejo de trabalhar no campo da arte e das publicações. Não demorou muito até conseguir o primeiro trabalho como freelancer para a Marvel e para a DC Comics, em 1981. Ao mesmo tempo, começou a trabalhar em publicidade, com alguns dos melhores ilustradores e designers gráficos. Depois de deixar a publicidade, Tom Grindberg começou a dedicar total atenção às histórias em banda desenhada. Os seus créditos são variados e numerosos. O seu trabalho para a DC Comics inclui Action Comics, Batman, Detective comics, Flash, Green Lantern, Green Arrow to Superman, Superboy, Supergirl, Secret Origins, Teen Titans. Para a Marvel já fez trabalhos para Avengers, Daredevil, Marvel Team-up, Punisher, Savage Sword of Conan, Silver Surfer, Spider-man, Thor e X-Factor. Fez muitos trabalhos para muitos álbuns de banda desenhada britânicos-sensação desde Judge Dredd a personagens clássicas de ficção que voltaram, como Airboy e o Bat Black (um precursor de Batman) e Phantom Stranger Fantasma. Começou a fazer ilustrações para o jornal Newsday, de Long Island (que lhe valeu um prémio da Associated Press). Tom fez ainda trabalhos de adaptações de personagens e licenciamentos para a Marvel e DC Comics para jogos de computador e cinema.


JM Ken Niimura – Apresentação “Eu Mato Gigantes” (Kingpin Books), nomeado para Prémio de Melhor Álbum de Autor Estrangeiro e conversa sobre os mercados europeu, americano e japonês
JM Ken Niimura nasceu em Madrid em 1981 e desenvolveu a sua carreira profissional em Espanha e França como ilustrador, autor e formador de BD. A sua arte tem abrilhantado inúmeras campanhas publicitárias e álbuns de BD, tendo já sido publicado em Espanha, Japão, França, Estados Unidos, Itália, Bélgica, Reino Unido e, agora, em Portugal.

Durante os seus anos na Europa, lançou diversos álbuns como Underground Love, Vacío Absoluto, Clockworld, Otras Jaulas, Historietas e Qu4ttro-cento, e o webcomic El París de Los Gañanes, tendo participado igualmente no projecto internacional colectivo Lingua Comica.

O seu trabalho em I KILL GIANTS, com o argumentista norte-americano Joe Kelly, marcou a sua estreia nos Estados Unidos e valeu-lhe diversos prémios internacionais, incluindo um recente 2º lugar nos Gaiman Awards pela edição japonesa do livro, publicada pela IKKI Comix, editora que lançou recentemente Henshin.

Ken Niimura reside actualmente em Tóquio, no Japão, onde desenvolveu o referido Henshin, o primeiro trabalhodo autor nipo-espanhol a ser editado
 

Outro aspecto importante do festival são as diversas inaugurações, em locais e dias diferentes. O programa tem bastantes motivos de interesse:

24 de Outubro
18h30
Portugueses na Grande Guerra
Homenagem a Carlos Baptista Mendes
Galeria dos Paços do Concelho da Câmara Municipal da Amadora
Av. M.F.A., 1, Amadora (junto à estação CP Amadora)

24 de Outubro
21h30
Inauguração do AmadoraBD 2014 – 25.º Festival Internacional de Banda Desenhada

Fórum Luís de Camões
R. Luís Vaz de Camões, Brandoa

25 de Outubro
17h00
AmadoraCartoon
Exposição de Homenagem a António (Portugal), Xaquin Marín (Espanha) e Yuriy Pogorelov (Ucrânia)

Casa Aprígio Gomes, Galeria Municipal Artur Bual

R. Luís de Camões, 2, Venteira

25 de Outubro
19h00
José Ruy, A Arte e o Ofício da BD

Exposição Comemorativa dos 70 anos de atividade de um dos mestres da BD portuguesa

Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem

Av. do Brasil, 52 A, Amadora

28 de Outubro
18h00
Blanca Rosita Barcelona, de Miguel Gallardo

Projeto no âmbito do programa do Conselho da Europa “Anti-Rumores”, C4i, Communication for Integration

Escola Superior de Teatro e Cinema
Av. Marquês Pombal, 22 B, Amadora

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PROGRAMA SATÉLITE

Uma componente com muito interesse desta parte do festival é a seguinte:

Com organização da A.C.A.S.O. (Associação Cultural e Artística de uma Sociedade Original)
"Original Parceriase" 
Em parceria com o AmadoraBD e a Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea de Almada, vai realizar-se a Masterclass de Bandas Desenhadas - Percursos entre Margens, com o formador Nuno Saraiva
Dirigido a jovens entre os 15 e os 21 anos, o objectivo é a rápida construção de um livro/fanzine recorrendo à técnica da imagem/sequência sobre um diário gráfico. 
A construção da narrativa será realizada, nos dias 18 e 25 de Outubro e 1, 8 e 9 de Novembro, das 14h às 18h, ao longo do percurso que liga a Casa da Cerca ao AmadoraBD, que será feito a pé, de barco e de metro. 
O resultado será apresentado no AmadoraBD em fanzine fotocopiado, na tarde do último domingo do Festival. 
As inscrições são limitadas e podem ser feitas até 12 de Outubro. 
Mais informações através do email acaso.3@gmail.com e dos telefones 965758729 ou 962419275.
 

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AUTÓGRAFOS

1º Fim-de-Semana

25 Out.- Sábado

15h00

Alex Vieira                                         
Álvaro
Baptista Mendes
Daniel Maia
Eugénio Silva
Henrique Monteiro
João Sequeira
Jorge Machado-Dias
Leonardo De Sá
Mathias Picard
Nuno Duarte
Olaf Ladousse
Pedro Carvalho
Pedro Cruz

16h00

Alex Vieira                                         
Álvaro
Baptista Mendes
Daniel Maia
Eugénio Silva
Henrique Monteiro
João Sequeira
Jorge Machado-Dias
Leonardo De Sá
Mathias Picard
Nuno Duarte
Olaf Ladousse
Pedro Carvalho
Pedro Cruz
Pedro Leitão
Penim Loureiro

17h00

André Coelho
André Oliveira
David Soares
Joana Afonso
Mattias Picard
Nuno Duarte
Osvaldo Medina
Pedro Leitão
Penim Loureiro

18h00

André Coelho
André Oliveira
David Soares
Fernando Dordio
Joana Afonso
Osvaldo Medina
Penim Loureiro

26 Out. - Domingo

15h00

Alex Vieira                                         
Baptista Mendes
Catarina Sobral 
Henrique Monteiro
João Sequeira
Jorge Machado-Dias
José Pires
José Ruy
Madalena Moniz
Nuno Duarte
Olaf Ladousse
Pedro Carvalho
Pedro Cruz
Pedro Leitão

16h00

Alex Vieira                                         
Baptista Mendes
Catarina Sobral 
Derradé
Geral
Henrique Monteiro
João Sequeira
José Pires
José Ruy
Madalena Moniz
Nuno Duarte
Olaf Ladousse
Pedro Carvalho
Pedro Cruz
Pedro Leitão

17h00

Alex Vieira
Altino Chindele                                         
André Oliveira
Carnot Júnior
Derradé
Geral
Joana Afonso
João Mascarenhas
José Pires
Júlio Pinto
Lindomar Sousa
Mário Freitas
Nelo Tumbula
Nuno Duarte
Olaf Ladousse
Olímpio Sousa
Osvaldo Medina
Pedro Leitão
Tché Gourgel

18h00

Altino Chindele                                        
André Oliveira
Carnot Júnior
Derradé
Fernando Dordio
Geral
Joana Afonso
João Mascarenhas
Júlio Pinto
Lindomar Sousa
Mário Freitas
Nelo Tumbula
Nuno Duarte
Olaf Ladousse
Olímpio Sousa
Osvaldo Medina
Tché Gourgel
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Nota do bloguista: Na parte 2 de 2 relativa à presente postagem serão indicadas as datas e os autores que estarão no Espaço Autógrafos no próximo fim de semana, dias 1 e 2 de Novembro
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  *Esta informação é para visitantes de países lusófonos, daí os pormenores  

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Para ver postagens anteriores relacionados com o tema Festivais bastará clicar nesse item visível no rodapé

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