segunda-feira, julho 28, 2014

Exposições BD Avulsas (Vila do Conde) - Agonia Sampaio






Agonia Sampaio é um dos poucos autores de BD portugueses quase totalmente dedicado à criação de bandas desenhadas com destinatário específico: o público infantil.

A sua vasta produção, praticamente toda a preto e branco - com excepção de algumas capas, como sucede com aquela que encima o presente "post" -, espalha-se por jornais, álbuns, revistas e fanzines, e é toda da  sua exclusiva autoria. Ou seja, ele é um autor completo: delineia o argumento, transforma-o em guião, faz os desenhos sequenciais e finalmente a legendagem.

Foi do seu já extenso acervo que saiu o material gráfico (cerca de duas dezenas de pranchas) suficiente para a exposição intitulada "De Um Simples Traço Nasce Um Sonho", patente na Biblioteca Municipal José Régio de Vila do Conde até fins de Agosto. (*)

 Biblioteca Municipal José Régio
Rua Dr. António José Sousa Pereira
4480-807 Vila do Conde 

Telef. 252 240 040
E-mail: biblioteca@cm-viladoconde.pt
Site: http://www.bm-joseregio.com

(*) A inauguração teve lugar a 25 de Julho, mas só tardiamente dela tive conhecimento.


Imagens que ilustram o presente "post":

1 - Capa de um fanzine editado por Agonia Sampaio com a sua banda desenhada de cariz infantil "História de Uma Cerejinha"

2 e 3 - Duas pranchas dessa mesma banda desenhada

4, 5 e 6 - Fotos da exposição na galeria da Biblioteca Municipal José Régio de Vila do Conde (enviadas pela funcionária superior daquele equipamento cultural, Drª Susanna Guedes).  

----------------------------------------------------------------
Agonia Sampaio

Síntese biográfica

António Manuel Agonia Sampaio, 16 de Março de 1970, Luanda, Angola. 

 
Em Portugal passou a residir na Póvoa de Varzim, onde vive actualmente.
Frequentou o 2º Ano de Engenharia Publicitária do Curso Superior do ISCIE - Instituto Superior de Ciências e Informação das Empresas (Porto), e o 1º Ano do Curso Superior de Desenho na Cooperativa Árvore (Porto).
Em 1986 começou a concorrer a concursos de BD, e foi-lhe atribuído o 3º Prémio num organizado no Seixal. E em 1988 atreveu-se a participar no IV Concurso de Banda Deseñada da Casa da Xuventud de Ourense (Galiza), onde obteve também o 3º Prémio.
A sua mais importante participação na BD foi no jornal Comércio do Porto, onde se iniciou a colaborar em 1987 no suplemento dominical infantil "Cantinho do Nicolau", com o personagem Tó, na bd intitulada "O Lago", tendo permanecido como colaborador durante cerca de treze anos, com várias bedês de continuação.
Colaborou "pro bono" em 1985 na revista Audácia (ainda em publicação) com uma banda desenhada em quatro páginas, sob o título "Se Um Dia Encontrasse Cristo", que foi colorida a duas cores por iniciativa dos próprios editores (padres combonianos).
Colaborou no semanário gratuito (mas a colaboração era paga) Mundo Universitário (1986), e também no fanzine Efeméride (nº6 - Parte 1 de 4 - Outubro 2013) com uma bd "pastiche" dedicada a Astérix.
-------------------------------------------------------
Os visitantes deste blogue que, por mera curiosidade, queiram ver os restantes cinquenta e sete "posts" sobre exposições avulsas (ou seja, não inseridas em festivais BD), poderão fazê-lo clicando no item Exposições BD Avulsas visível no rodapé 

2 comentários:

Carlos Rico disse...

E foi também o primeiro vencedor do Concurso BD de Moura, em 1993, com a história, em duas pranchas, "Delirium Tremens" (curiosamente a cores)...
Abç
C. Rico

Geraldes Lino disse...

Agradeço a tua visita e a informação.
Abraço.
GL