terça-feira, junho 24, 2014

Exposições BD Avulsas (Moura) - Jijé em Moura

 




O prestígio de Jijé assenta essencialmente na criação do herói de BD na área do Western "made in Europa", Jerry Spring. Mas também contribuiu bastante para tal prestígio o facto de ter sido o primeiro (e único) mestre de Jean Giraud.

Joseph Gillain - o nome verdadeiro de Jijé - além de Jerry Spring, foi responsável por outras personagens, umas criadas por ele próprio, outras herdadas. Entre um caso e outro surgem os nomes de Jojo, Blondin et Cirage, Spirou et Fantasio, Tanguy et Laverdure.

Agora, no centenário do seu nascimento (Gedinne, Namur, Bélgica, 1914), há um entusiasta da BD - Carlos Rico é o seu nome -, sempre atento a factos e personalidades da BD aproveitáveis para eventos culturais e artísticos a realizar na sua cidade alentejana de Moura, onde também já faz acontecer há dezoito anos o Salão Internacional de Banda Desenhada. 

A presente exposição estará patente ao público a partir de hoje, 3ª feira, dia 24 de Junho, no Espaço Movinter, e manter-se-á aberto até 21 de Julho de 2014.

------------------------------------------------------------------------------------
  
Joseph Gillain aka Jijé (1914-1980)

Síntese biobibliográfica

Jijé, pseudónimo de Joseph Gillain, juntamente com Hergé, Edgar Pierre Jacobs  e Franquin, integrou um quarteto de autores de BD belgas que marcaram uma época. 





Gillain, que iniciou a sua actividade, enquanto autor de BD em 1939, no magazine Spirou, produziu obra bastante diversificada, considerando que foi o criador gráfico de várias personagens, protagonistas de umas tantas séries, designadamente "Freddy et Fred", "Trinet et Trinette", "Blondin et Cirage", caracterizadas por estilos e géneros visivelmente díspares, obras de sua inteira autoria. Mas pela primeira vez, em 1941, Jijé trabalhou com um argumentista, Jean Doisy, com quem criou a personagem "Jean Valhardi".




Após uma estada, entre 1950 e 1954, nos Estados Unidos da América, Jijé iniciou "Jerry Spring", um western que se estreou no Spirou, obra e personagem que mais o notabilizou.

No magazine Pilote, com o qual colaborou em seguida, Jijé foi o continuador da série de aviação "Michel Tanguy", sob argumento de Jean-Michel Charlier, a qual tinha sido desenhada inicialmente por Albert Uderzo logo no primeiro número do Pilote (29 de Outubro de 1959). Colaborou igualmente na série de piratas "Barbe Rouge", para a qual fez dois episódios.

Jean Giraud iniciou-se na BD a colaborar com Jijé, e a influência do mestre nota-se nos inícios do brilhante aluno. 

Nascido a 13 de Janeiro de 1914, em Gedinne, na Bélgica, Joseph Gillain "Jijé" faleceu a 20 de Junho de 1980, em Versailles, França.

-----------------------------------------------------------------------------
Os visitantes deste blogue que, por mera curiosidade, queiram ver os restantes cinquenta e três "posts" sobre exposições avulsas (ou seja, não inseridas em festivais BD), poderão fazê-lo clicando no item Exposições BD avulsas visível no rodapé       

Sem comentários: