sábado, maio 17, 2014

Exposições BD Avulsas (L), Mesas-Redondas (IX)

  

Laura Perez Vernetti é uma autora espanhola de BD que demonstra ser grande grande admiradora de Fernando Pessoa. Realizou uma obra em banda desenhada editada em álbum em Espanha, e posteriormente em Portugal, sob o título (com grafia pouco feliz por ser algo dúbia, embora não intencionalmente) Pessoa & CIA.                                                                                                                                    


As pranchas dessa novela gráfica já foram expostas em Lisboa (Casa Fernando Pessoa) e Madrid, e vão estar de novo patentes ao público, desta vez no Porto, na Universidade Fernando Pessoa, entre 20 de Maio e 20 de Junho.                                                                                                                                     
Laura Perez Vernetti estará presente no Porto no dia 13 de Junho - bem conhecida data do nascimento do poeta em Lisboa - a fim de participar numa mesa redonda, cujo programa será o seguinte:


Mesa-Redonda com a presença de Laura Pérez Vernetti

Data: 13 de Junho 2014 | 16:00 horas


Local: Universidade Fernando Pessoa | Sala Fernando Pessoa

Entrada livre (no limite dos lugares disponíveis). Agradecemos confirmação de presença através do e-mail biblioteca@ufp.edu.pt



Moderação

Prof. Doutor Rui Estrada

Pessoa ilimitado: intertextualidade, metamorfose, apropriação

Prof. Doutor Rui Torres

Símbolo / Contra-símbolo / Emblema – a figuração possível

Prof.ª Doutora Maria do Carmo Castelo Branco

Imagens de um “drama em gente” – Algumas notas sobre o  imaginário de Pessoa na arte portuguesa do século XX

Prof. Doutor Eduardo Paz Barroso


-------------------------------------------------------------------

LAURA PÉREZ VERNETTI
Síntese biográfica

Laura Pérez Vernetti (Barcelona, 1958)

Após licenciar-se em Belas Artes, em Pintura, trabalhou durante dez anos (1981-1991) na revista El Vibora, designadamente nas bandas desenhadas "El Toro Blanco" (1989) com o argumentista Joseph Marie Lo Duca, e "La Trampa" (1990).

Entre as suas obras em BD destacam-se "Las Habitaciones Desmanteladas", (Ediciones De Ponent, 1999); "Macande" (Ikusager, 2000); "Nous Sommes Les Maures" (Éditions Amok, 1998), "11 M, Once Miradas" (2005) e "Sará Servito" (Edicions De Ponent), com Felipe Hernández Cava; "Amores Locos" (Edicions De Ponent, 2005) e "El Brillo Del Gato Negro" (Edicions De Ponent, 2008), com o argumentista Antonio Altarriba, e "Las Mil y Una Noches" (Edicions De Ponent, 2002), de novo com Joseph Marie LoDuca.

Mais recentemente, realizou a novela gráfica "Pessoa & CIA", editada inicialmente em Espanha pela editora Luces de Gálibo, em 2011, e com edição portuguesa pela ASA em 2012.

Exposições de BD: Parte das pranchas da novela gráfica "Pessoa & CIA" estiveram expostas na Casa Fernando Pessoa, em 2012, em Lisboa, e na Universidade Fernando Pessoa, em 2014,no Porto. 

Tradução livre e parcial de texto englobado no "site" da RTVE, em espaço da responsabilidade de Jesús Jimenez, jornalista da RTVE, especializado em Cultura e, sobretudo, em Banda Desenhada. 
Esse texto-base teve actualizações da responsabilidade do presente blóguer. 
(2ª versão da biografia já anteriormente publicada neste blogue) 

-----------------------------------------------------------------------
Os visitantes deste blogue que, por mera curiosidade, queiram ver os restantes quarenta e nove "posts" sobre exposições avulsas (ou seja, não inseridas em festivais BD), poderão fazê-lo clicando no item Exposições BD avulsas visível no rodapé       

Sem comentários: