terça-feira, abril 22, 2014

Webzines - Sketchbook Portugal #6


A presente edição deste sexto número do webzine Sketchbook Portugal tem como leit motif uma homenagem a Mike Mignola - singular e muito admirado autor de BD - através de cartas de fãs que lhe são dedicadas, desenhos-imitações do carismático herói Hellboy, por ilustradores/autores de BD portugueses.

O título da homenagem é "A Portuguese Love Letter to Mike Mignola" e participam nela: Andreia Rechena (também conhecida por "Dona Zarzanga"), Carla Rodrigues, Carlos Pedro, Filipe Andrade, Filipe Teixeira, GEvan, Jorge Coelho, Nuno Plati, Pedro Potier, Ricardo Reis. Só para ver as homenagens gráficas destes autores a Mike Mignola vale a pena "folhear" - virtualmente, claro - mais uma interessante edição do Sketchbook Portugal.

Mas há vários outros motivos que fazem valer a pena folheá-lo. Um deles é a valiosa colaboração de Miguel Montenegro - um dos primeiros autores portugueses de BD a trabalhar profissionalmente para a Marvel - que realizou uma banda desenhada curta de duas pranchas expressamente para esta edição, além de uma foto-novela protagonizada por ele próprio.
Imperdível também é a bem humorada rubrica dedicada aos fanzines por um crítico gozão a escrever sob o pseudónimo Cesário Arco Íris, que desta vez dedica ao fanzine Funzip a sua prosa irónica, dizendo, por exemplo, que o dito cujo zine dá espaço aos que nunca levarão para casa um Prémio Profissional de BD...   

Entre as impagáveis vantagens da world wide web está a de poder publicar um magazine (um webzine, para o efeito) de produção gratuita e de visionamento igualmente grátis, com 96 páginas!

A capa (brilhante) da presente edição do Sketchbook #6 é da autoria de Rui Inácio, músico, produtor musical e, pela amostra, bem dotado ilustrador.

Para poderem aceder ao webzine e assim apreciarem devidamente este magazine virtual, bastará clicarem no endereço abaixo indicado:

http://issuu.com/sketchbookpt/docs/sbpt_6-issuu

---------------------------------------------------------------------------------
Para ver a postagem anterior deste mesmo tema bastará clicar no item Webzines visível no rodapé  

Sem comentários: