sábado, março 29, 2014

Reeditar os Clássicos da BD - Manuel Caldas e Pedro Cleto em Mesa-Redonda


 




O nome de Manuel Caldas começou a ser conhecido a partir de 1986 através da edição do seu notável fanzine de estudo sobre BD, o Nemo, que haveria de revelar o faneditor como um caso sério enquanto profundo conhecedor do autor Harold Foster e do seu famoso herói Príncipe Valente. Mas também como dotado paginador e designer (amador), qualidades bem visíveis no aspecto gráfico do miolo do fanzine.

Tendo-se tornado editor profissional na área da BD, Manuel Caldas tem a seu crédito edições de extrema qualidade gráfica - conseguida por aturado trabalho de recuperação e aperfeiçoamento de imagens antigas e deterioradas -, dedicadas a várias personagens da Figuração Narrativa.

No seu arranque como editor a tempo inteiro, ele voltou ao Príncipe Valente - uma antiga paixão detonada na sua adolescência - mas agora concretizada em livros impressos (a sua editora tem o nome de "Libri Impressi") de grande formato e de qualidade superlativa, incluindo um extenso estudo de sua autoria intitulado "Foster e Val - Os Trabalhos e os Dias do Criador de Prince Valiant."

A sua actividade contínua na edição já abarcou várias personagens da BD - além do Príncipe Valente - designadamente Cisco Kid, Dot & Dash, Ferd'nand, Krazy Kat, Os Meninos Kin Der (Kin Der Kids), Lance, Tarzan, de que tem restaurado escrupulosa e rigorosamente as páginas de jornais antigos e deteriorados. A qualidade extrema das suas edições tem sido reconhecida no estrangeiro, e podem apreciar-se no seu site (1)

Quanto a Pedro Cleto, que fará a apresentação do editor, é crítico e divulgador de BD, além de blóguer do activíssimo blogue "As Leituras do Pedro" (2) e colaborador freelancer do diário Jornal de Notícias.

A mesa redonda, intitulada "Reeditar os Clássicos de BD", realizar-se-á hoje, Sábado, dia 29 de Março, pelas 18h00, na FNAC/loja do Norte Shopping.

(1) www.manuelcaldas.com
(2) http://asleiturasdopedro.blogspot.pt

-----------------------------------------------------------------------------
MANUEL CALDAS

Síntese biográfica

Manuel Caldas nasceu há 54 anos e começou a fazer fanzines em 1986. Durante 13 anos a sua actividade foi intensa, publicando vários títulos que se distinguiram entre outras qualidades por uma periodicidade fielmente cumprida.

Eis os títulos e números publicados dos seus fanzines:
NEMO - 36 números, entre 1986 e 1998, distribuídos por duas séries, mais três números extraordinários.
ZERO 24 números, entre 1990 e 1999.
THE NEMO BOOKLETS OF CLASSIC COMICS - 17 números, entre 1992 e 1998.

SUNDAY COMICS -  4 números, em 1998 e 1999
Durante esse tempo publicou ainda 6 fanálbuns, com reedições de clássicos portugueses e estrangeiros, e duas edições do livro, por ele escrito, "Foster e Val".
 

Afastando-se durante alguns anos da vida pública, mas não da banda desenhada, regressou em 2005, já não como editor amador de fanzines, mas como editor profissional de livros comerciais.                  

A ele se devem, assim, os primeiros 6 volumes de "Príncipe Valente" publicados até 2007, numa colecção de que foi afastado pela perfídia e a ganância do seu sócio.
 

Entretanto, em 2006 havia começado a publicar a mesma série em língua espanhola, da qual sairiam seis volumes, seguindo-se até agora mais três produzidos para a editora La Imprenta, do Uruguai.  

Mas não só pelo Príncipe Valente se ficou: até agora já publicou obras em espanhol ou em português, ou em ambas as línguas, de autores como George Herriman, Cliff Sterrett, Dik Browne, Milt Gross, José Luis Salinas, Al Mik, Lyonel Feininger e Warren Tufts (na sua página web  www.manuelcaldas.com  podem ver-se os títulos, além das capas). Deste, o seu trabalho de restauração da série "Lance" foi também publicado na Alemanha pelo editor Bocola e será publicado na Noruega por Thule Forlag.
 

Também o seu livro "Foster e Val" foi publicado em Espanha, por Dólmen Editorial.
 

Manuel Caldas publicou ainda três livros que não são de banda desenhada: "O Livro do Buraco", de Peter Newell, "O Corvo" e "O Poema do velho Marujo", ambos com as gravuras de Gustave Doré.

Neste momento tem no prelo o primeiro volume em espanhol das tiras diárias do Tarzan de Russ Manning e quase pronto o primeiro com as pranchas dominicais a cores.

Espera continuar a sobreviver editando apenas e unicamente aquilo de que deveras gosta. 
E não deixará de se esforçar para um dia ser finalmente reconhecido como "o maior especialista a nível mundial da obra de Hal Foster", não apenas "um dos maiores", como sempre o referem.
-------------------------------------------------------------- 
Os interessados em ler textos anteriores da rubrica Mesas-Redondas, podem fazê-lo clicando nesse item visível em roda

6 comentários:

Leónidas disse...

Excelente post.
Lá estarei, na Fnac de Matosinhos.

Geraldes Lino disse...

"Leónidas", agradeço o elogio.
Neste momento são 22h25, portanto já se passou há umas horas.
Como é que decorreu a sessão? Bem?

Geraldes Lino disse...

"Leónidas", agradeço o elogio.
Neste momento são 22h25, portanto já se passou há umas horas.
Como é que decorreu a sessão? Bem?

Pedro Cleto disse...

Obrigado pela divulgação, caro Lino.
Sim, a sessão correu de forma agradável, numa sala composta.
Valeu a pena pela oportunidade de divulgação do trabalho do Manuel Caldas.
Boas leituras!

Geraldes Lino disse...

Caro Cleto

Agradeço a visita e a amabilidade da informação.

Abraço,
GL

Geraldes Lino disse...

Caro Cleto

Agradeço a visita e a amabilidade da informação.

Abraço,
GL