terça-feira, março 11, 2014

Exposições BD Avulsas (XLVII)


Para falar com franqueza, não é exclusivamente de BD a exposição que se inaugura amanhã na Amadora, no Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem - CNBDI. Aliás, Zé Manel, obviamente o autor de todo o material gráfico que vai estar exposto - banda desenhada, ilustração, cartunismo, caricatura, design gráfico, ilustrações para livros escolares, entre outras coisas -, nunca se dedicou com grande intensidade à BD, variando a sua actividade por tudo o que lhe vai aparecendo, até pela pintura de vitrais. Uma atitude pragmática e compreensível.

É verdade que, em muitas das suas graciosas imagens, desponta maliciosamente uma pontinha de erotismo, daí o trocadilho bem achado do título "Eros Uma Vez...", criado por Osvaldo Macedo de Sousa, organizador da exposição e responsável da entidade Humorgrafe.

Por estar bastante bem documentado, reproduzo o texto fornecido pelo CNBDI aos média em geral, incluindo a blogosfera:

O Humorista Zé Manel
13 de março às 19h00

A sala de exposições temporárias do CNBDI, um novo espaço que abriu portas no dia 26 de novembro, por ocasião do 24º AmadoraBD, recebe agora esta mostra dedicada à obra humorística de José Manuel Alves Mendes, o desenhador virtuoso que assina Zé Manel.

Esta exposição que foi produzida por Osvaldo Macedo de Sousa/Humorgrafe e integrou o 18º Salão Internacional MouraBD 2013, traça um breve percurso pelo trabalho de Zé Manel que, para além da banda desenhada, a ilustração, e a caricatura, pode apreciar-se em áreas tão distintas como os vitrais, o design gráfico, a cenografia para teatro e para cinema de animação, ou a ilustração para livros escolares (quem não se lembra de Nicole, Robert, e Petit Patapouf? personagens que animaram os livros de francês Je Commence).

Composta por pranchas, ilustrações, desenhos originais e publicações, esta mostra apresenta-se em três núcleos distintos, o primeiro dedicado à banda desenhada – para um público infantil e adulto - o segundo ao humor na Imprensa – os diferentes jornais e revistas em que colaborou - e o terceiro ao erotismo, tema que atravessa grande parte da sua obra.

-------------------------------------------------------------------------------------- 

ZÉ MANEL

Síntese biobibliográfica

José Manuel Domingues Alves Mendes, Lisboa, Janeiro de 1944.

Curso de desenhador-gravador-litógrafo na então intitulada Escola de Artes Decorativas António Arroio.

Zé Manel, o seu nome artístico, aparece a assinar ilustrações e cartunes nas revistas O Brincalhão, Parada da Paródia, Jornal do Exército, A Chucha, Rádio & Televisão, e no álbum "Os Burros, as Flores e o Sol", infantil, editado no Japão.

As suas ilustrações e pequenas bandas desenhadas espalham-se por inumeráveis livros escolares. Em BD colaborou na revista Fungagá da Bicharada, em especial na longa série "Fungaguinhas", sob argumento de Júlio Isidro (que era também o director da revista).

A sua assinatura pode ver-se, algumas vezes, no fanzine Tertúlia BDzine (TBDz): logo no nº3, Out. 1993, há um divertido cartune alusivo à Tertúlia BD de Lisboa e ao bigodudo e pencudo organizador; a seguir, um curto episódio, numa prancha a preto e branco, "Eu, Pecadora Me Confesso" (TBDz nº 7 - Dez. 96), uma paródia, "Tintin - Quem é?" (TBDz nº 21 - Maio 99), uma pequena ficção científica , "Sou o WWK-127" (TBDz nº 35 - Agosto 2000), "Parabéns a Você", protagonizado por personagem-sósia do Homem-Aranha (TBDz nº 57 - Agosto 2002), e "Vampirella" (TBDz nº 68 - Julho 2003), graciosos pastiches homenageantes das respectivas personagens.

Pelo meio dessas colaborações, em Julho de 2000, participara com o episódio "Paisagens", em duas tiras, num texto seu em verso, na obra colectiva "Novas 'Fitas' de Juca & Zeca", editada em fanálbum no formato dito italiano.

Depois de todas estas bandas desenhadas a preto e branco, fez duas, a cores, para a rubrica BD do jornal Mundo Universitário: a primeira intitulada "Futurológica", foi publicada em Abril 2005; a segunda, com o título "Acontece", em Maio 2006.

Também a cores, em formato A3, colaborou com um episódio de prancha única, intitulado "O Despertar", no número inicial do fanzine Efeméride, editado em 15 de Outubro de 2005, dedicado a homenagear a obra "Little Nemo in Slumberland", sob o título genérico "Sonhos de Nemo no Século XXI".

No BDJornal nº 13, com data de Junho de 2006, é-lhe reproduzida uma banda desenhada em oito pranchas, a preto e branco, com o título "Do Esboço ao Final".

Voltou a trabalhar a cores, de que tanto gosta, ao colaborar em Fevereiro de 2007, no nº 2 do zine Efeméride, parodiando dessa vez uma personagem clássica, o Príncipe Valente, no episódio "Valentia".

Em contínua e benévola colaboração com o mesmo faneditor, surge no nº 10 do Eros (quarto trimestre de 2007, edição comemorativa dos vinte anos após a saída do primeiro número), a sua divertida banda desenhada "A 1ª Vez", protagonizada por uma daquelas figuras femininas em que é inimitável.

Volta a participar no fanzine Efeméride (nº3, Junho 2008), dedicado dessa vez ao tema "Super-Homem no Século XXI", com a bd de prancha única, a cores, "desEMPREGO", em seguida no nº 4 (Jan.2009), na obra colectiva "Tintim no Século XXI, sendo dele a bd "Juventude", e finalmente no nº 6 (Parte 1 de 4), em Outubro de 2013, que abrangeu o projecto em execução intitulado "Heróis de BD no Século XXI", no qual Zé Manel tratou voluptuosamente a heroína que sempre o deliciou, a Betty Boop, numa pequena homenagem intitulada "Ser Sexy" (que ilustra o presente "post").

G.Lino

-----------------------------------------------------------------------------------------

Ilustram o presente "post" as seguintes imagens:

1) Prancha de banda desenhada dedicada à personagem Betty Boop, com a assinatura ZM, publicada no fanzine Efeméride (nº 6 - Parte 1 de 4 - Out. 2013)

2) Cartaz da autoria de Zé Manel 

3) Logótipo do CNBDI

--------------------------------------------------------------------------------------------
Os visitantes deste blogue que, por mera curiosidade, queiram ver os restantes quarenta e seis "posts" sobre exposições avulsas (ou seja, não inseridas em festivais BD), poderão fazê-lo clicando no item Exposições BD avulsas visível no rodapé          

Sem comentários: