terça-feira, fevereiro 11, 2014

Exposições BD avulsas (XLIII)




É sempre valorizador para a imagem da BD que haja mostras de obras de Banda Desenhada em espaços dedicados à cultura. 

Assim acontece com a exposição de BD intitulada "Fernão Mendes Pinto e a sua Peregrinação", organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, inaugurada no dia 8 de Fevereiro (só tive conhecimento tardiamente) na Casa da Cultura de Setúbal. 
Ali ficará patente ao público até ao dia 11 de Março do corrente ano de 2014. (*)

Esta obra ilustrada, realizada pelo ilustrador/autor de BD de grande nomeada, nacional e internacional, José Ruy - com texto adaptado por ele próprio da obra homónima de Fernão Mendes Pinto - teve publicação original, a preto e branco e sem balões, entre Dezembro de 1957 e Junho de 1959, na revista juvenil Cavaleiro Andante, tendo tido posterior publicação em livro, numa versão diferente - a cores e com balões de fala - na década de 1980. 

Ilustram o presente "post" as seguintes imagens:

1) O autor José Ruy ao lado da reprodução ampliada da capa do livro com a obra em BD "Fernão Mendes Pinto e a sua Peregrinação"

2) Um casal de visitantes a visionar as pranchas da BD constantes da exposição   

(*) A mostra de BD pode ser visitada na Galeria de Exposições da Casa de Cultura de Setúbal, de Terça a Quinta-feira, das 10h00 às 24h00, aos Sábados até à 01h00 (!) e aos Domingos entre as 10h00 e as 20h00.
Parabéns aos responsáveis deste equipamento cultural setubalense, por tão generoso e democrático horário de funcionamento, que dá um grande exemplo aos espaços culturais aqui de Lisboa...  

-----------------------------------------------------------------------
Os visitantes deste blogue que, por mera curiosidade, queiram ver os restantes quarenta e dois "posts" sobre exposições, poderão fazê-lo clicando no item Exposições BD avulsas visível no rodapé

Sem comentários: