quarta-feira, setembro 25, 2013

Tertúlia de BD em Londres



Surpresa! Há em Londres uma realização congénere da Tertúlia BD de Lisboa. Quem me deu conhecimento do facto foi o Carlos Páscoa - arquitecto e autor de BD - que se encontra a trabalhar na capital inglesa.

A tertúlia londrina adoptou o nome de The Comica Social Club, e reúne-se mensalmente - tal como a nossa -, mas em dia diferente do mês. Enquanto que a  de Lisboa, desde 1985, tem o seu dia na primeira 3ª feira de cada mês, a de Londres, desde 2010,  marca o respectivo "social gathering" desde 2010, na última 4ª feira do mês. 

Ou seja: hoje! 

E como o início do encontro é às 19h, já estarão os "tertulianos" ingleses (e talvez um português) no pub "Phoenix Artists Club", na Charing Cross Road, em pleno centro de Londres. 
No início são cerca de 20 pessoas - descreveu Carlos Páscoa - mas vão entrando mais a pouco e pouco, entre editores, jornalistas, autores de BD, ficando o bonito pub completamente apinhado.

Vejamos como é que o meu amigo Páscoa iniciou o contacto com a tertúlia londrina: quis o acaso que ele conhecesse David Lloyd (sim esse mesmo, o desenhador de "V for Vendetta" , parceiro do argumentista Alan Moore, dois autores ingleses de nomeada), num evento de BD em Londres, o "Comica".

Em face do portfólio do nosso compatriota, Lloyd convidou-o de imediato a colaborar na revista  "online" Aces Weekly, e está próxima a publicação de um episódio escrito e desenhado por ele, que prometeu dar-me conhecimento atempadadmente.

Mas voltando ao tema-base do presente "post": a tertúlia The Comica Social Club, organização do bem conhecido Paul Gravett  e do seu amigo Peter Stanbury - este também responsável pelo festival londrino "Comica"-  tem início às 19h, repetindo o que já escrevi acima, e termina às 22h.

"Infelizmente, o dono do pub costuma insistir por volta dessa hora para fechar a sala, basicamente 'pondo as pessoas na rua' ", como me conta Carlos Páscoa.

Comentário meu, a fechar:
No Parque Mayer, no restaurante A Gina, felizmente isso nunca aconteceu. Apesar de a tertúlia terminar às 23h, o pessoal vai ficando a conversar até próximo da meia-noite, e por vezes ultrapassa mesmo essa hora tardia para a maior parte dos estabelecimentos similares.
-------------------------------------------------------------------------------------------------

Para saber mais acerca do webmag Aces Weekly, basta visitar o site abaixo indicado.

-------------------------------------------------------------------------------------------------


Três das fotos feitas hoje por Carlos Páscoa através de telemóvel, nas quais se vêem: 1) Uma parte do espaço do "pub", ainda vazio; 2) os "tertulianos" londrinos em pleno convívio; 3) as peças de BD que irão fazer parte do sorteio
Fotos recebidas em anexo ao email que me enviou, e que tomo a liberdade de reproduzir abaixo.

Caro Lino,
Junto envio algumas fotos que tirei do evento. Não estão com muito boa qualidade, pois foram tiradas do meu telemóvel. No entanto já dá para perceber o ambiente da coisa.

Hoje, pela primeira vez, foi feita uma sessão de mini-palestras, a que deram o nome de Chatbox, em que cada pessoa faz uma divulgação de um tema que ache interessante em apenas 10 minutos. Hoje foram duas pessoas, Paul Gravett, que falou sobre a composição da prancha, e um outro autor que não me recordo, que falou sobre um outro autor que ele achava interessante.
No final da sessão, falei com Paul Gravett, que se lembra de si. Ele está mais ou menos a par do panorama bedéfilo em portugal, já esteve no FIBDA várias vezes, e sabe da existência do festival de Beja. Foi uma conversa extremamente animada e interessante, e ele é a pessoa mais parecida com o Lino que já conheci por estes lados :)
Com os melhores cumprimentos,
Carlos Páscoa

5 comentários:

Rui Mourão disse...

Não fazia ideia! :)

Geraldes Lino disse...

Viva, Rui Mourão

Tal como tu, também eu não fazia ideia da existência desta tertúlia londrina. Há ideias que surgem na cabeça de mais do que uma pessoa...

Abraço,
GL

Rui Mourão disse...

Teêm um espaço simpático os bedéfilos londrinos, contudo, nada como o parque Mayer o restaurante Gina! ^^

Geraldes Lino disse...

Sim, de facto no restaurante Gina do Parque Mayer o convívio da tertúlia lisboeta prolonga-se quase sempre para além das 23h, enquanto que o "pub" onde se realiza a tertúlia londrina fecha às 22h... e nem mais um minuto! Mas o espaço é muito bonito.

Geraldes Lino disse...

Sim, de facto no restaurante Gina do Parque Mayer o convívio da tertúlia lisboeta prolonga-se quase sempre para além das 23h, enquanto que o "pub" onde se realiza a tertúlia londrina fecha às 22h... e nem mais um minuto! Mas o espaço é muito bonito.