domingo, fevereiro 03, 2013

Tertúlia BD de Lisboa - 344º Encontro - Fev. 2013 - Sama, Convidado Especial


São autores portugueses de BD, normalmente, os Convidados Especiais - ou os Homenageados - da Tertúlia BD de Lisboa.  Mas, desta vez, no encontro de 5 de Fevereiro, estará no lugar reservado para eles, no local habitual da sala, o autor brasileiro de banda desenhada (ou histórias em quadrinhos, como se diz no Brasil) que usa o pseudónimo de Sama.

Sendo casado com uma portuguesa, Sama tem estado a residir em Portugal desde fins de 2012 -, no Porto, mais precisamente. 
Daí que lhe tenha feito o desafio para vir até Lisboa (onde já tem amigos), a fim de ser o Convidado Especial da TBDL na primeira 3ª feira do corrente mês.

Sama é o que se pode considerar um autor representativo da nova corrente da arte sequencial brasileira. Apesar de ter uma produção ainda curta, tal não obsta a que se possa apreciar o seu forte estilo gráfico, uma invulgar capacidade temática, e facilidade no desenvolvimento das suas tramas ficcionais.    

........................................................................................................
A prancha que ilustra o topo do "post" é a oitava (a primeira é a capa) da sua banda desenhada autobiográfica intitulada "Mondo Sama".
Esta bd irá integrar o fanzine Tertúlia BDzine (nº 175), que será oferecido, como habitualmente, a todos os bedéfilos que participem no 344º Encontro (Ano XXVII) da associação informal Tertúlia BD de Lisboa.
 ---------------------------------------------------------------------------------------
SAMA

Autobiografia

Chamo-me Eduardo Filipe Dutra, nasci em 1972, em Minas Gerais. Fui órfão de pai muito cedo, e minha mãe mudou-se para São Paulo onde vivi até os 10 anos de idade. Com quase 11 anos de idade, após outra perda trágica, o falecimento da minha mãe, mudei-me com meus irmãos para viver no Rio de Janeiro.

Adolescente órfão, cresci nas ruas flertando com o crime, até à época do exército (que no meu caso foi de grande valia). 


Ainda na tropa, me envolvi com uma pequena que me apresentou a um grupo de teatro. Gostei daquilo, o namoro com ela acabou mas acabei me casando com o palco e suas histórias... 

Estudei jornalismo mas comecei a minha vida profissional trabalhando como ator. 

Apesar de sempre praticar o desenho e amar BD, nunca me vi como um profissional, pois na época não havia como me sustentar como artista de BD. Era mais um hobby e permaneceria sendo, até mesmo depois dos prémios que ganhei na 1ª e na 2ª bienal Internacional de Histórias em Quadrinhos. 

Só depois que conheci e conversei com o Sr. Will Eisner na sua última visita ao Brasil é que pensei em ganhar a vida como artista de BD. 
Após este encontro comecei a ficar um pouco mais frequente em coletânias e fazendo-me notar na ainda tímida cena da BD autoral brasileira...

Mesmo depois do sucesso da minha graphic novel, "A Balada de Johnny Furacão", confesso que ainda não vivo inteiramente como artista de BD, trabalho também com ilustração, cinema e TV... 


Destaco outras publicações recentes em que aparecem trabalhos meus de BD:

Irmãos Grimm em Quadrinhos: "O Rei Barbicha"
Revista Piauí: "A Volta dos Que Não Foram"
Revista Golden Shower 1: "Éramos 6" ou "O Cu da Creuza"


Independente disto, estou a escrever e desenhar o meu próximo álbum, que ainda não tem título definido... Trata-se de uma trama de suspense que se passa no Brasil e em Portugal...

Os meus autores preferidos são:
Internacionais: George Harriman com Krazy Kat,
Alan Moore, R. Crumb e Carl Barks
Nacional: Carlos Zéfiro e seus catecismos

  
E sobre como eu assino...

"Sama" (é a minha alcunha), vem de "Samurai", por uma série de razões: porque eu uso pincéis japoneses, e quase não uso lápis... Porque, às vezes também uso bandanas na cabeça e também porque sou fã fervoroso da BD Lobo Solitário (Ito Okami) de Kasuo Koike e Goseki Kojima... 

Ainda há gente que acha que "Sama", vem de "Osama Bin Laden", por causa de uma Charge (cartum de contexto político) que fiz relacionada ao WTC 9/11, que acabou vencedora do 15º Salão Carioca de Humor. O trabalho também é conhecido como "Bin Laden Bank" ou "Bradesco Bin Laden". 
Eu já era o "Sama" antes, desde 99 mais ou menos, mas tenho que concordar que por causa do prémio, em 2004 o tema ainda era uma referência forte.  
 --------------------------------------------------------------------------------------- 


Lista de presenças neste 344º Encontro da TBDL

(Lista elaborada a posteriori e susceptível de ter faltas de nomes; por isso agradeço que quem notar alguma, envie comentário):


1. Adelina Menaia 
2. Álvaro 
3. Ana Martins (1ª vez)
4. Ana Saúde
5. Carla Henriques (1ª vez)
6. Carla Sequeira (1ª vez)
7. Cristina Amaral
8. Falcato
9. Geraldes Lino
10. Helder Jotta
11. Hugo Tiago
12. Inês Ramos
13. Isabel Viçoso
14. Joana Andrade
15. João Amaral
16. João Figueiredo
17. João Sequeira "JAS"
18. João Vidigal
19. Luísa Sequeira (1ªvez)
20. Manuel Valente
21. Miguel Ferreira
22. Milhano
23. Moreno, C.
24. Natalie Woolf (1ª vez)
25. Nuno Duarte (argumentista)
26. Nuno Duarte "Outro Nuno" (desenhador)
27. Nuno Neves "Verbal"
28. Paulo Amorim
29. Paulo Costa
30. Paulo Marques "Estranho"
31. Pedro Bouça
32. Pedro Serrazina (1ª vez)
33. Potier
34. Rui Brito (1ª vez) - Nota: Não é o da editora Polvo.
35. Rui Domingues
36. Sá-Chaves
37. "Sama" - Convidado Especial
38. Saul Rafael (1ª vez)
39. Susana Meirinhos (1ªvez)
40. Vasco Câmara Pestana    

   

Sem comentários: