quarta-feira, maio 30, 2012

Lisboa na Banda Desenhada (XX)














Declaração de interesses: sou lisboeta, assumidamente bairrista. Logo, admito ser suspeito ao dizer que Lisboa é a cidade com uma das luminosidades naturais mais bonitas do mundo (e conheço bastantes cidades, em vários continentes). E como amante da BD, tenho trabalhado bastante a faceta em que se inserem as bandas desenhadas que mostram vistas da capital portuguesa. Um desses trabalhos foi a exposição intitulada Lisboa na Banda Desenhada, que comissariei, na década de 1990, no Museu da Cidade (para quem não saiba, é um palácio situado no Campo Grande), sob a égide da então muito activa Bedeteca de Lisboa.

Por conseguinte, é de calcular o meu entusiasmo quando, há pouco abri o meu e-mail e me deparei com a informação, que me enviou o meu amigo Ricardo Cabral (um colaborador assíduo dos meus fanzines*), informando da participação que recentemente teve, numa realização a nível europeu, onde desenvolveu um episódio em bd dedicado a Lisboa, de que mostro apenas cinco vinhetas, deixando aos meus amigos visitantes a possibilidade de visitarem o site, no endereço que mostro no fim do "post", e onde terão ocasião de admirar o notável trabalho de Ricardo Cabral, muitíssimo bem escolhido para cicerone gráfico e banda-desenhístico da Sempre Leal cidade das sete colinas.

Até agora foram editados sete episódios. Eis os seus títulos, respectivos autores e nacionalidades:

1º episódio - Título: Le Depart - Autor: J.Jouvray (França) - 17.04.12
2º episódio - Título: Barcelona - Autor: Efa (Espanha) - 25.04.12
3º episódio - Título: Flashback - Autor: Yuio (Bélgica) - 02.05.12
4º episódio - Título: Alone - Autor: Bo Ashi (Suécia) - 09.05.12
5º episódio - Título: Ian - Autor: Warwick Johnson Cadwell (Inglaterra) - 18.05.12
6º episódio - Título: Lena - Autores: Krzysztof Gawronkiewicz (desenho) e Dennis Wodja (argumento) (Polónia) - 23.05.12
7º episódio - Lisboa - Autor: Ricardo Cabral (Portugal) - 30.05.12

O projecto Webtrip, classificado pelos organizadores como sendo o primeiro folhetim de BD de realização europeia, teve início a 18 de Abril de 2012, contando com a colaboração de 12 autores a representar 10 países, os quais têm estado a contar a história de Jules (artista boémio) e Romane (estudante de matemática), dois jovens em viagem através do velho continente europeu. 

Como se compreende pelo visionamento dos sete episódios já concretizados, cada autor coloca as personagens na sua cidade, e aí desenvolve uma parte da intriga, em 10 pranchas, mostrando ao mesmo tempo o seu quotidiano citadino.

Estes episódios têm estado a ser publicados na Webtrip ao ritmo de um episódio por semana, estando previsto o seu término aquando da 7ª edição do Festival Lyon BD, em 23 e 24 de Junho de 2012.

http://www.webtrip-comics.com/fr/comic/49/7/Portuguese/read
http://www.webtrip-comics.com

* Colaborou até agora em três: Tertúlia BDzine, Jazzbanda e Efeméride
-----------------------------------------------------------------------
Os visitantes interessados em ver as anteriores dezanove postagens poderão fazê-lo clicando no item Lisboa na Banda Desenhada, incluído em rodapé

1 comentário:

Leo Finocchi disse...

Muito bonita a banda desenhada, nunca fui pra Lisboa, tenho vontade de conhecer, mas ainda não tive a oportunidade.
Obrigado pela dica do webtrip, é bem legal!

Também faço uma banda desenhada http://nemmorto.com