sexta-feira, abril 20, 2012

Música (Bandas, Cantores e Músicos) na BD (III)


Jorge Palma é um cantautor de grande prestígio no panorama musical português, e, muito justamente, a sua vida pessoal bem como a sua carreira e obra serviram de tema a uma banda desenhada da autoria de Susa Monteiro ela própria autora do respectivo argumento, inspirado na biografia deste músico singular - cantor e compositor - autor de uma extensa e notável obra com lugar reservado na História da Música Ligeira Contemporânea em Portugal.

A transposição para uma narração figurativa, de invulgar qualidade estilística, colorida com singular sensibilidade, sobre um guião simples mas escrito de forma fluente, é um trabalho em três vertentes que Susa realizou num elevado nível.

Estas duas obras - BD e Música - estão incluídas num álbum. A banda desenhada é composta por 28 pranchas, a cores; quanto ao CD, com doze faixas, contém as seguintes composições, todas com letra e música de Jorge Palma:

01. À Espera do Fim; 02. Obrigação/Meu Amor Não Fiques Para Aí a Dormir;
03. Bairro do Amor; 04. Essa Miúda; 05. Estrela do Mar; 06. Até Mais Não Poder Ser;
07. Cara d'Anjo Mau; 08. Só Mais Uma História; 09. Frágil; 10. Quem És Tu de Novo?;
11. Olá [Cá estamos Nós Outra Vez; 12. A Gente Vai Continuar]
.........................................................................................

Álbum de BD e CD
Álbum cartonado com lombada, contendo uma banda desenhada e um CD.   
Formato 25,5x15cm
Colecção BD Pop-Rock Português
Autores: Jorge Palma e Susa Monteiro
Edição de A Bela e o Monstro, Edições Lda. - 2011
-------------------------------------------------------

SUSA MONTEIRO

Síntese biobibliográfica

Susa apresenta-se enquanto ilustradora, como criadora de um universo gráfico por onde perpassa subliminar melancolia, reforçada pelas cores frias que usa recorrentemente quando as bandas desenhadas ou ilustrações são coloridas.

Susa Monteiro impressiona pela sua criativadade, numa obra já com visível dimensão, que passou pelas revistas Mais Alentejo, Rodapé, Venham+5, bem como pelos fanzines Jazzbanda e Efeméride, isto em Portugal, e pelo fanzine polaco Warsowia. Foi a autora (argumento e desenho) de uma banda desenhada de 28 pranchas a cores - num álbum de BD contendo um CD -, intitulada Jorge Palma, dedicada a este músico.
Como ilustradora, Susa tem sido sempre a autora dos cartazes anuais nas sete edições do Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, e assinando Susana Monteiro tem ilustrado as crónicas de António Lobo Antunes na revista Visão.
Momento alto da sua carreira: foi a vencedora do Prémio Stuart de Desenho de Imprensa 2011.

Susana Philipp Baiôa Monteiro, Beja, Outubro de 1979. Fez estudos de Realização Plástica do Espectáculo na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, e Cinema de Animação no CITEN.
Além de fazer BD e Ilustração, também já trabalhou em Teatro como figurinista e cenógrafa

---------------------------------------------------------------------
Os interessados em ver a postagem anterior, poderão fazê-lo se clicarem no item Etiquetas: Música na BD, visível em rodapé

Sem comentários: