terça-feira, abril 17, 2012

Banda Desenhada estrangeira nos jornais (V)





Rock Rivers parece não ser um muito vulgar herói de banda desenhada: logo na primeira prancha é forçado a abandonar a namorada na cama, porque o chamam do escritório... uma cena nada entusiasmante em relação a qualquer personagem banal, quanto mais para um herói da BD.

Para cúmulo, após a saída forçada da cama do que irá ser "o nosso herói", a namorada dele telefona para um tal Hellvansinger - com este nome onde entra o diabo, só pode ser o vilão da bd - e a breve conversa que tem com o cantor diabólico (em tradução muito livre) é insultuosa ("é um idiota", diz ela) em relação ao seu apaixonado Rock Rivers.

Isto é o que se pode ver/ler nesta prancha inicial, reproduzida no topo do presente "post", e que foi publicada no jornal Diário de Notícias, no passado Sábado, 14 de Abril, no formato do jornal, tendo por autores dois espanhóis: Pere Pérez, desenhador, e Carles Santamaria, argumentista.

Temos portanto o reatar de uma saudosa tradição nos jornais: a publicação no fim de semana de uma banda desenhada no sistema de "continua na próxima semana", frase tão famosa nos jornais americanos ("to be continued") em relação aos "comics" reproduzidos a cores nas suas "Sunday pages" (ou "Sunday Supplement"), mas que também em Portugal teve tempos áureos, em especial nos jornais Diário Popular, em Lisboa, e no Primeiro de Janeiro, no Porto. E tal como agora, as bandas desenhadas eram apenas de autores estrangeiros... 

Os interessados no assunto, poderão saber mais no endereço
http://rockinriolisboa.sapo.pt/noticias/as-aventuras-de-rock-rivers-banda-desenhada-com-acao-intriga-e-conspiracao

-----------------------------------------------------------------
Há uma postagem anterior, em que o tema é exactamente esta banda desenhada "As Aventuras de Rock Rivers". 
Para ir até lá rapidamente bastará clicar no item "Banda Desenhada estrangeira nos jornais", visível no rodapé
-----------------------------------------------------------------

Sem comentários: