sexta-feira, março 23, 2012

Improvisos na Toalha de Mesa (VII)


Já aqui tenho falado da vantagem que representa para os desenhadores o facto de as toalhas de mesa dos restaurantes serem de papel.

E tenho bem presente um caso concreto: os numerosos ilustradores/autores de banda desenhada, que participam mensalmente na Tertúlia BD de Lisboa, na Gina do Parque Mayer, descarregam nessas providenciais folhas brancas as suas pulsões desenhísticas ao longo da noite.

Os resultados são por vezes objecto de disputa, a menos que já estejam reservados para alguém que, logo ao surgirem os primeiros rabiscos, tenham tido esse cuidado...

João Amaral (http://joaocamaral.blogspot.com) com obra publicada em álbuns, jornais e fanzines, tem ultimamente participado naquela associação informal, com alguma frequência - juntamente com sua mulher, Cristina Amaral (http://obagoderoma.blogspot.com) -, e em simultâneo tem deixado a sua marca estilística em improvisos bastante disputados.

Coube-me desta vez ser eu o presenteado com os desenhos improvisados na toalha de mesa.
E aqui divulgo, no topo do "post", a composição - com direito a dedicatória! -, onde se podem apreciar três sugestivos rostos, sendo dois pertencentes a charmosas mulheres, ao lado de um intrometido e intrigante alienígena. 

A ilustração tem as razoáveis dimensões de 30x26cm, de que só se terá a noção ampliando bastante a imagem
-------------------------------------------------------

JOÃO AMARAL

Biobibliografia

João Carlos Saraiva Amaral, Lisboa, Novembro de 1966. Frequentou o 2ºano do Curso de Gestão de Empresas do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa - ISCTE, e possui um curso de Design Gráfico assistido por computador.

A sua entrada na banda desenhada, em 1994, foi pela porta grande, como inferirá do título do seu primeiro álbum, A Voz dos Deuses, quem tiver lido o romance homónimo de João Aguiar, base para a adaptação literária realizada por Rui Carlos Cunha..

Cinco anos depois colabora na revista Selecções BD (2ª série) com a banda desenhada a preto e branco, Quid Novi in Imperium? - Que Há de Novo no Império?, dividida em dois capítulos, intitulando-se o primeiro O Fim Coroa a Obra, e Dias de Cólera o segundo, publicados naquela revista em Agosto de 1999 e Junho de 2000, respectivamente.

Meses mais tarde, nessa mesma 2ª série de Selecções BD, entre Dezembro de 2000 e Fevereiro de 2001, foi publicada outra obra sua, tal como a anterior também a preto e branco, intitulada O Fim da Linha, para cujo argumento João Amaral se baseou num antigo filme, protagonizado por Gary Cooper e Grace Kelly, "O Comboio Apitou Três Vezes", um "western", mas localizando a acção da banda desenhada numa vila portuguesa .

Missão Quase Impossível é o título do episódio que realizou em sete pranchas, sob argumento de Jorge Magalhães, para a obra homenageante Vasco Granja - Uma Vida... 1000 Imagens, editada em Maio de 2003.

Em 2006 volta a ser editado em álbum, dessa vez com A História de Manteigas no Coração da Estrela.

Foi-lhe publicada mensalmente, a partir de Abril de 2006, a bd O Gui, a Nô... e os Outros, a preto e branco, no jornal paroquiano A Cruz Alta, da igreja de Sintra. João Amaral usou o pseudónimo"Joca", e a banda desenhada teve argumento de Isabel Afonso, que assinava como "Gui", tendo terminado em Outubro de 2008.

Posteriormente, já no seu blogue http://joaocamaral.blogspot.com criou, desta vez "a solo", em tiras, a 24 de Dezembro de 2010, outra série aparentemente infantil, intitulada "Fred & Companhia", mas de vincado carácter crítico e satírico, que também já está visível numa importante rede social, no endereço http://facebook.com/fredecompanhia 

No seu blogue, o dinâmico autor tem reproduzido bandas desenhadas inicialmente publicadas na revista Selecções BD, que aparecem igualmente no jornal Alentejo Popular, na rubrica "Através da banda desenhada" ( sob coordenação de Armando Corrêa/Luiz Beira), onde já foi reproduzida a bd Ok Corral (realizada sob argumento de Jorge Magalhães), em 2008.

Antes, em Fevereiro de 2007, realizara numa só prancha o episódio Sonhos para a obra colectiva "Príncipe Valente no século XXI", publicada no fanzine Efeméride (nº2).
Quid Novi in Imperium? - Que Há de Novo no Império?, banda desenhada de grande fôlego, que teve início nas Selecções BD, com os dois primeiros episódios, e que ficou incompleta por desaparecimento daquela revista, tem tido continuidade na blogosfera, com o seguinte alinhamento:

"Acabou a Representação", 3º episódio (10 pranchas), em 11 de Janeiro de 2010
"Ao Homem!" 4º episódio (12 pranchas), em 19 e 20 de Janeiro de 2010
"O Dente do Lobo" (9 pranchas), em 4, 5, 6 e 7 de Maio de 2010, sendo que este último episódio está também a ser publicado no citado jornal Alentejo Popular em 2012.   

Ao nível mais elevado de edição da BD, ou seja, na publicação em álbum, este prolífico autor tem também as seguintes obras: Bernardo Santareno (2006) e História de Fornos de Algodres (2008).

João Amaral foi o Convidado Especial da Tertúlia BD de Lisboa em Maio de 1999.
                                                                                                                     Geraldes Lino

Sem comentários: