terça-feira, fevereiro 28, 2012

Banda Desenhada portuguesa nos jornais (CXXXI)




"Também Roma conheceu tempos de crise", escreveu Nuno Saraiva a iniciar o episódio "Cleópatra e Marco António", mais uma banda desenhada a cores publicada pelo jornal Sol, na sua revista/suplemento Tabu (edição: 1 Abril 2011).

Fazer duas pranchas de BD por semana não é tarefa ao alcance de qualquer banda-desenhista, não apenas pela componente de desenho, mas especialmente pela elaboração do argumento/guião.
Cada autor completo de BD tem de ter dois tipos de talento: o de ficcionista e o de desenhador. Após imaginar o enredo (ou seja, o argumento), o autor tem de o sintetizar num guião (onde descreve os locais da acção e os diálogos), e em seguida transformar tudo em imagens.

Nuno Saraiva fez tudo isso, a "solo", na série Na Terra Como no Céu, entre 2006 e 2012. Teve necessidade de arquitectar, todas as semanas, uma breve trama ficcional, indo buscar inspiração à realidade.
Daí a frase inicial, que se entende perfeitamente como ironia à situação crítica dos tempos actuais em Itália, aliás como em toda a Europa.
-----------------------------------------------------------
("Post" 5 de 7)

Conjunto de 7 postagens, uma por dia, abarcando vários temas, em bandas desenhadas afixadas diariamente, cujo intuito é o de homenagear Nuno Saraiva e a sua notável série de banda desenhada "Na Terra Como no Céu", iniciada a 16 de Setembro de 2006, e que se finou no dia 27 de Janeiro de 2012, após gloriosos cinco anos e meses de publicação contínua no jornal Sol, na sua revista/suplemento Tabu.

Maldita crise! Lastimável critério (?) editorial!

------------------------------------------------------------------
Os visitantes interessados em ver as anteriores postagens poderão fazê-lo clicando no item Banda Desenhada portuguesa nos jornais, incluído em rodapé  

Sem comentários: