sábado, janeiro 28, 2012

Webcomics (I) - Van Dog, por A. Pilar



O cão Van Dog, na sua tira VD245 (2012/01/23) que ilustra o presente post, menciona uma certa Agência Van & Dog's, e informa, com ar vitorioso, o dono (de que apenas se vêem as pernas e que, presume-se, representa António Pilar, o próprio autor da tira de banda desenhada) que aquela prestigiada agência - é a sua opinião, francamente suspeita - subiu o reitingue (sic) de Portugal para AAA!


A explicação para tão surpreendente notícia é impagável. Nada que surpreenda os visitantes habituais do blogue VAN DOG, já habituados ao humor certeiro que Pilar imprime a estas imperdíveis tiras.


"Olá pessoal, o meu nome é Van Dog, VD para os amigos...", assim diz ele, no post de apresentação datado de 24 de Julho de 2007.


Desde então até 23 de Janeiro de 2012, data da postagem mais recente, Van Dog já protagonizou 245 episódios semanais, compostos por tiras divididas habitualmente em quatro vinhetas (esporadicamente, apresentam menos), sempre com inquestionável humor.

Em todo o universo da world wide web têm proliferado os webcomics (há quem lhes dê o nome de online comics), quer em tiras  quer em pranchas, editados com maior ou menor regularidade.
Em Portugal também há uma considerável quantidade de autores a fazerem bandas desenhadas expressamente para a net, daí que, desde há dois ou três anos, me tenha surgido a ideia de criar uma rubrica específica. Só não o fiz no intuito de evitar dispersar-me ainda mais na já numerosa diversidade de temas que trato no blogue.
Mas o Van Dog reavivou-me essa intenção já antiga. Concluí que algum dia teria de a concretizar. Foi hoje.

Podem acompanhar o Van Dog e, implicitamente, o seu dono A.Pilar, no endereço
http://vdcartoons.blogspot.com

Nota do bloguista: caros visitantes: não se esqueçam de clicar em cima da imagem para a ampliar e tornar legíveis as legendas dos balões (peço desculpa aos iniciados, claro que esta conversa é apenas para os iniciantes) 
----------------------------------------------------------------
PILAR, A.

Autobiobibliografia

Pilar autobiografa-se da seguinte forma (cito):

"António Pilar nasceu em Lisboa. Até à 4ª classe o seu desempenho deixava antever um futuro brilhante.
Mas, na realidade, esse foi o seu ponto alto, social e profissional.
Nada a assinalar desde então, se exceptuarmos um curto período (de Outubro a Dezembro de 1975) em que fez parte da gloriosa Junta Revolucionária que tomou o poder na revista de banda desenhada Visão.
Terminou a sua actividade de escravo ao mais baixo nível, como director criativo numa agência de publicidade.
Actualmente continua empenhado em fazer o menos possível. Uma canseira!
Ah! Quem estiver mesmo muito interessado em seguir as atribulações semanais de um rafeiro chamado Van Dog, pode fazê-lo em
www.vdcartoons.blogspot.com "

(fim de citação)

Nota do bloguista (ou bloguer, segundo outros)


O texto autobiográfico acima é, obviamente, brincalhão e deliberadamente vago. Pela minha parte, tomo a liberdade de acrescentar uns indispensáveis elementos relacionados com a colaboração deste autor, realizada para a tal revista Visão por ele citada, de que se publicaram doze números, entre Abril de 1975 e Maio de 1976.
Existência curta mas suficiente para revolucionar o panorama da BD em Portugal. Ele foi um dos colaboradores, aparecendo pela primeira vez no nº 2 (15 de Abril 75, o que contraria a data de Outubro que indica na sua autobiografia) sob o simples nome Pilar, na banda desenhada  Booz ave d'arribação, em seis pranchas (coloridas por Marieanne), volta a participar no nº7 (10 Out.75) com o episódio Conto de Fadas em 3 Quadros Um Prólogo e Um Epílogo, também em seis pranchas a cores, sendo desta vez de sua autoria desenho e colorização; faz mais um episódio de Booz, ave de arribação, em apenas uma prancha, a preto e branco (nº 8, 10 Nov. 75), mas que assina como "anton". E finaliza a sua colaboração nesta revista com uma bd sem título, em quatro pranchas a cores, assinadas da seguinte forma: dessin, Jeremiah (pseudónimo ocasional de A. Pilar), couleur Marieanne - artista belga casada na época com o parceiro desenhador (Visão nº 9, 20 Jan.76).

Saindo da Visão, acrescento ainda: com um interregno de muitos anos, deparou-se-me o nome A. Pilar num blogue dedicado ao divertido e muito crítico cão Van Dog (um rafeiro, como o classifica, depreciativamente - ou ternurentamente? - o seu dono/criador gráfico), sempre desenhado a preto e branco.

Que, a meu pedido, ganhou cores para sair do espaço virtual e poder entrar no clássico suporte de papel de um jornal - por acaso todo impresso em policromia -, o semanário gratuito Mundo Universitário, onde se apresentou numa banda desenhada que teve por título o seu nome, na respectiva rubrica BD, ocupando o espaço total de uma página em formato tablóide, no dia 31 de Março de 2008.

Pilar voltou a colaborar comigo no fanzine Efeméride (nº4, Jan.2009) em obra colectiva dedicada ao tema "Tintim no Século XXI", com a bd paródica A Última Escala do Sirius.
G.L.

Sem comentários: