terça-feira, novembro 08, 2011

Exposições BD avulsas (XI)






Nesta rubrica não costumo falar das exposições de banda desenhada incluídas em festivais, visto fazerem parte integrante daqueles eventos. Como com certeza sabem os que aqui já viram postagens anteriores relacionadas com este tema, foco preferencialmente mostras de BD organizadas pelos próprios autores, em iniciativas individuais ou agrupados em associações culturais, ou levadas a cabo por entidades que nada têm a ver com o assunto, nomeadamente Juntas de Freguesia, Autarquias, até Postos de Turismo...

Ora a exposição a que me estou a referir tem a ver com pranchas de BD de quatro autores portugueses num evento realizado na Roménia, o 2º Salão Europeu de Banda Desenhada de Bucareste - Salonul European de Banda Desenata, (entre 3 e 20 de Novembro 2011).
Apesar de contrariar o meu habitual critério, considero que este caso tão especial merece que abra uma excepção.

Os autores representados são Filipe Abranches, Susa Monteiro, Marco Mendes e Paulo Monteiro, sendo a exposição composta por 40 pranchas originais.

A iniciativa, da responsabilidade de Pedro Vieira de Moura pode considerar-se pouco vulgar, pois, até hoje, que me ocorra, só houve duas exposições de autores portugueses no estrangeiro, uma em Angoulême, no respectivo Festival BD, e outra no Museu de Banda Desenhada de Bruxelas, essa comissariada por João Paulo Paiva Boléo.
-----------------------------------------------------
Nota só para os visitantes menos experientes: 
Para se conseguir ler o texto bilingue que ilustra o topo do presente "post" é necessário clicar duas vezes, o primeir clic aumenta razoavelmente, mas para que o texto fique legível tem de se clicar de novo, quando o cursor já tem a forma de uma lente.

Sem comentários: