terça-feira, setembro 13, 2011

Comic Jam (33º)

O célebre dirigível Hindenburg - popularmente conhecido na época por "zepeline", por influência do nome da construtora alemã  Zeppelin - foi escolhido como elemento-base da vinheta inicial para uma prancha de banda desenhada colectiva por Ana Saúde, convidada especial da Tertúlia BD de Lisboa neste mês de Setembro.

Já se sabe que nestas bedês tipo "cadáver esquisito", as peripécias nunca seguem uma ideia linear, depende da imaginação de cada autor participante.

Neste "comic jam" mensal, de que a presente prancha é a 33ª já publicada aqui no blogue, houve os seguintes colaboradores:

1. Ana Saúde - Convidada Especial da TBDL e elemento do Grupo Entropia
2. Melanie Romão
3. José Abrantes
4. Lito Silva - ilustrador e autor de BD angolano, de passagem por Lisboa
5. João Sequeira "JAS"
6. Paulo Marques - elemento do Grupo Entropia

-----------------------------------------------------
Aviso aos visitantes menos experientes

Para ampliar convenientemente a ilustração do topo, terão de clicar duas vezes em cima da prancha: uma, para a primeira ampliação; a seguinte, já com o cursor em forma de lente, para ampliar ao máximo.
-----------------------------------------------------
Para ver os 32 improvisos de BD anteriores basta clicar no item Comic Jam visível no rodapé

8 comentários:

João Figueiredo disse...

O Paulo Marques e a Ana Saúde são Elementos do "Grupo Entropia" e não "da Entropia".

Geraldes Lino disse...

Já li algures, escrito pelo Paulo Marques, "Associação Informal Entropia", daí ter usado o artigo feminino.

Geraldes Lino disse...

Até porque "entropia" é um substantivo (ou nome) feminino ("em termodinâmica, a função que define o estado de desordem de um sistema".
Mas, atendendo a que se trata de um grupo, já corrigi. "O" Entropia, e não "a".
Agradeço a correcção.

Unknown disse...

Olá meus Amigos! :)

É sempre um prazer poder participar nas "Comic Jam" tertulianas, pois é um desafio obriga o autor a um exercício de criatividade e de improviso, com resultados sempre bastante curiosos e correndo o risco de voltar a ser um dos "culpados" pela edição de um fanzine com uma compilação dessas diversificadas pranchas, aproveito para te perguntar, Lino, se tens prevista alguma segunda edição de um fanzine com todas as Comic Jam realizadas ao longo das várias Tertúlias?

P.S.- Em relação ao sexo do Entropia, ele é levemente Hermafrodita, embora normalmente a denominação utilizada seja a masculina, pois quando falamos do Entropia, estamos a nos referir ao "Grupo Entropia" e não à palavra "entropia" individualmente. No entanto noutros projectos, tais como a Exposição "Universos da Entropia", a palavra "entropia" já readquire o seu género feminino, mediante surgir isoladamente. Resumindo, regra geral a denominação correcta será sempre "o Grupo Entropia". ;)

E aqui vos deixo um Grande Abraço, deste luso-angolano que muito vos estima! ;)

Geraldes Lino disse...

Sim, tenho o projecto de fazer, em 2013, um fanálbum com uns 40 "comic jam", visto que, enquanto fanzine com apenas 10 pranchas de bandas desenhadas (para ficar mais barato, vendi poucos a apenas 1€) fiquei com grande parte deles em stock, os próprios colaboradores não mostraram interesse em comprá-lo. Para despachar o stock, tenho andado a dá-los.

Geraldes Lino disse...

Não gosto de divulgar os meus projectos, até porque, devido aos imprevistos da vida, podem não se concretizar.
Mas como já sei que vais continuar a fazer essa pergunta, aqui vai uma resposta: prevejo editar esse fanálbum (exemplar sem numeração e, neste caso, sem continuidade) quando tiver 50 pranchas de "comic jam's".
Neste momento tenho 33 pranchas. Citando alguém, é só fazer as contas...
Satisfiz a tua curiosidade luso-angolana, Paulo?

Geraldes Lino disse...

De resto, Paulo, todas as pranchas do "comic jam" estão reproduzidas no meu blogue (na categoria "comic jam") que tem de longe muito maior visibilidade do que um fanzine ou fanálbum em papel, com edição de apenas 100 exemplares...

Unknown disse...

Nem mais Amigo Lino, a minha curiosidade luso-angolana ficou completamente satisfeita e é uma boa notícia saber que em princípio, se não houver nenhum imprevisto, em 2013 já poderemos contar com um segundo fanzine de "Comic Jam" tertulianas!

Faço também votos para que desta vez os autores mostrem um maior interesse em relação a esse fanzine, o qual acaba por ser uma publicação bastante interessante, pelas características muito específicas que apresenta! ;)

Um Grande Abraço deste angolano-luso! ;)