domingo, junho 12, 2011

Política e BD (I)



Nas democracias não há inimigos, afirma o título desta bd, e a ironia está lançada... É inquestionável que o cartune - ou, em português genuíno, a caricatura - vive mais da política do que a banda desenhada, mas esta também não lhe é indiferente.

Nuno Saraiva, autor (desenhador e argumentista) que semanalmente, cria episódios desenhados em duas páginas na revista Tabu, suplemento do jornal Sol (*), foca os mais diversos tópicos, sendo que a política está entre eles, como não podia deixar de ser, num tempo de liberdade de opinião que tornou a política um dos mais populares temas de conversa.

Em especial na recorrente tendência da pequena política de se limitar a bater sistematicamente no dirigente que estiver mais em foco no governo (era o JS, José Sócrates, seguiu-se o PC, Passos Coelho, quem se seguirá, o PP, Paulo Portas?)

(*) O episódio que ilustra o presente "post" foi publicado na edição de 3 de Junho

--------------------------------------------------------
                           Nuno Saraiva

                                                        Biobibliografia

Nuno Jorge de Avelar Teixeira Saraiva é natural de Lisboa, onde nasceu a 27 de Agosto de 1969. Como habilitações literárias não tem nenhum curso completo, mas sim frequências, nos cursos de Design de Comunicação (IADE), de Design (3º ano na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa - FBAUL) e de Pintura (2º ano, também na FBUL).

Assinando habitualmente com o seu primeiro nome e último apelido, mas usando por vezes pseudónimos (SIR, Ketch, ou simplesmente N.S.), tem bandas desenhadas curtas reproduzidas nas revistas Jornal da BD, Selecções BD, LX Comics, Ai-Ai, estas especializadas em BD. Mas também há colaborações suas em revistas sem serem da especialidade, tais como Ego e Cosmopolitan, e bem assim noutro tipo de publicações, nomeadamente no jornal Combate, no mini-álbum "Transcomix", e na Agenda Cultural (edição da C.M. de Lisboa).

Já está publicado em vários álbuns, com início em 1989 através do título "Os Dias de Bartolomeu", a que se seguiu, em 1995, "Filosofia de Ponta" recolha da publicação que tinha sido feita ao ritmo de duas páginas no semanário Independente, em colaboração com o argumentista Júlio Pinto, com êxito suficiente para que lhe fossem dedicados mais dois álbuns, um em 1998, outro em 1999.

Antes dessas segundas edições, a partir de 1997, e de novo a fazer dupla com Júlio Pinto, Nuno Saraiva desenhou "Arnaldo o Pós-cataléptico" ainda para o citado semanário, obra que posteriormente (1999) foi recolhida em álbum.

Também com Júlio Pinto realizou a desconcertante série "A Guarda Abília", uma agente de polícia muito descontraída e radical, série que teve direito a álbum em 2000.

Neste mesmo ano viu passadas a álbum as "Aventuras Extra Ordinárias dum Falo Barato", que tinha concretizado a solo.

Após o falecimento de Júlio Pinto, em 2000, Saraiva passou a trabalhar com apoio de diferente argumentista - Paulo Patrício - para o semanário Expresso, entre 10 Janeiro 2004 e 6 Novembro 2004, no qual criaram a série "Escrita Fina", usando o habitual esquema de duas páginas a cores para cada episódio.

A solo mais uma vez, Nuno Saraiva lançou-se em 2006 (16 Set.) na tarefa de imaginar argumentos e desenhá-los semanalmente, cada um em duas pranchas coloridas - o que tem feito com talento, imaginação e bastante liberdade criativa - para a revista Tabu, suplemento do jornal Sol, na série intitulada "Na Terra como no Céu", a que pertence o episódio que ilustra o presente "post".

Nascido no bairro bem lisboeta da Mouraria (embora tenha vivido a infância em Almada, pelo que se considera almadense de alma e coração), N.S. colaborou nos dois números já editados pela associação "Animar a Mouraria" do jornal gratuito Rosa Maria, com a série " Vida em Rosa", com uma prancha a cores de meia página em cada número.

Tem participado em vários álbuns colectivos, designadamente "Noites de Vidro", "Amnistia Internacional em BD", "José Muñoz, Cidade, Jazz da Solidão", "Síndrome de Babel e outras estórias", "Para Além dos Olivais" e "Os Putos de Agora Não Sabem Nada do 25 de Abril".

Há colaborações suas em alguns fanzines: "Banda", Boletim do CPBD", "Esponjiforme", "Hips", "Ménage à Trois" - este último produzido pelo trio formado por ele próprio, Jorge Mateus e Fernando Relvas - e, em data mais recente, no "Efeméride".

Presentemente, Nuno Saraiva acumula a sua actividade de ilustrador e autor de BD com a de professor de Banda Desenhada e Cartune Político no [Centro de Artes e Comunicação] Ar.Co.

Um panorama bastante completo da série que realizou para o semanário Sol, até 27 Janeiro de 2012, pode ser visto no homónimo blogue "Na Terra como no Céu", no endereço.

http://naterracomonoceu.blogspot.com/

Sem comentários: