segunda-feira, março 28, 2011

Palestras sobre BD







 
É um facto que o Centro Nacional de Cultura tem consideração pela banda desenhada desde que, na década de 1980, lançou um concurso da especialidade, até hoje, dia em que resolveu homenagear um dos autores mais importantes da BD portuguesa. Fernando Bento, com obra extensíssima e de qualidade superlativa, vai ser apresentado naquela instituição nesta 2ª feira, 28 de Março, pelas 18h30, por um trio formado por José Ruy, João Paulo de Paiva Boléo e Geraldes Lino. 
A sessão será iniciada por Guilherme de Oliveira Martins, presidente do CNC.

Fernando Trindade Carvalho Bento nasceu em Lisboa, a 26 de Outubro de 1910, e na mesma cidade faleceu a 14 de Setembro de 1996.

As assinaturas F.Bento ou Fernando Bento surgem como identificação das suas bandas desenhadas, tendo aparecido as primeiras na secção infantil do jornal República, entre 1938 e 1939.

Mas, verdadeiramente, o seu talento multifacetado iria revelar-se de forma brilhante na revista Diabrete (1941-1951), onde adaptou em figuração sequencial várias obras prestigiadas da literatura mundial, designadamente "O Príncipe e o Pobre", de Mark Twain, "A Volta ao Mundo em 80 dias", "Miguel Strogoff", "Viagem ao Centro da Terra", "Da Terra à Lua", "Vinte Mil Léguas Submarinas", estas cinco obras de Júlio (Jules) Verne; "A Ilha do Tesouro", de Robert Louis Stevenson; "O Príncipe Feliz", de Óscar Wilde; "As Minas de Salomão", de Rider Haggard, e ainda muitas mais obras, de alguns destes autores e também de outros, quase sempre sob adaptação literária de Adolfo Simões Müller.

Na revista Cavaleiro Andante (1952-1962) manteve-se no mesmo género de BD, sempre com o apoio do escritor Adolfo Simões Müller, também director da publicação. Desta dupla sairia mais uma copiosa fornada de adaptações de obras literárias para o género de quadradinhos sequenciais, tais como "Beau Geste", de P.C.Wren; "O Anel da Rainha de Sabá", de Rider Haggard; "Quintino Durward", de Walter Scott; "A Abóbada", de Alexandre Herculano; "A Ilha Perdida", de Fenimore Cooper; "Emílio e os Detectives", de Erich Kästner; "A Liga dos Ruivos", de Conan Doyle, sendo que estes elementos constituem mera síntese da extensíssima colaboração do ilustrador autor de BD naquelas duas populares revistas.

Fernando Bento espalhou talento por variadas publicações, num trabalho constante e de inquestionável qualidade, apesar de toda a vida ter mantido um emprego de horário fixo, a certa altura como director publicitário da empresa BP.

A sua carreira suscitou a admiração de diversas entidades, que o distinguiram com variadas distinções, ficando aqui uma lista por ordem cronológica (com falha de alguns pormenores, que tentarei colmatar com a ajuda dos visados):

1984 - 3º Festival de Banda Desenhada de Lisboa - Troféu "O Mosquito"(criado em honra da homónima revista portuguesa), atribuído pelo Clube Português de Banda Desenhada;

1985 - Jornadas de Banda Desenhada de Sobreda (posteriormente, Salão Internacional de Banda Desenhada de Sobreda) - Sem qualquer troféu, ainda não tinham criado o Sobredão;

1986 - Tertúlia BD de Lisboa - Diploma de Honra;

1991 - 3º Salão Internacional de Banda Desenhada do Porto - Troféu "Prancha", onde também foi realizado um vídeo de homenagem a Fernando Bento, com a participação de Carlos Pessoa, Ferreira da Silva, Geraldes Lino, João Artur [Jartur] Mamede, Jorge Magalhães, Luiz Beira e Vasco Granja;

1991 - Salão Internacional de Banda Desenhada de Viseu (sem troféu ainda);

1995 - Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora - Troféu de Honra "Zé Pacóvio e Grilinho"(personagens criadas pelo ilustrador autor de BD amadorense "Tiotónio");

1996 - Salão de Banda Desenhada de Moura (em Novembro, portanto homenagem póstuma)

1999 - Foi atribuído o seu nome a uma rua de Lisboa; .

2002 - Foi atribuído o seu nome a uma rua de Sobreda (Almada)
---------------------------------------------------------------------------------------------

Os textos anteriores desta rubrica podem ser vistas clicando no item Etiquetas: Palestras sobre BD visível em rodapé

1 comentário:

kim disse...

Na semana passada deu na RTP-2 um documentário sobre Fernando bento. Caso obtenha outras informações sobre o referido filme ou sobre eventuais repetições poderá ser alvo de um post.