terça-feira, dezembro 08, 2009

Tertúlia BD de Lisboa - Ano XXIV - 304º Encontro - Tertúlia de Natal

Passaram-se 24 Natais, e respectivos convívios bedéfilos, desde que a Tertúlia BD de Lisboa existe.
Em conformidade com o critério estabelecido para os encontros natalícios desta associação informal, hoje não haverá Homenageado nem Convidado Especial.
Como se recordarão os "tertulianos" mais assíduos - que são os que convido para esta variante "tertúlia de Natal" que passou a ser realizada, a partir de 2007, inclusive, na segunda 3ª feira de Dezembro, para ficar mais próxima do dia 25 -, todos os participantes oferecem, para ser sorteada, uma qualquer peça, considerada como prenda de Natal.
Logicamente, a oferta relaciona-se com BD. Ou seja: um álbum, uma revista, um fanzine. Ou até qualquer objecto (emblema, miniatura, porta-chaves, "t-shirt") que reproduza personagens de banda desenhada.
Também são admitidos desenhos originais. Para esta hipótese não são aceites desenhos improvisados "ao momento" nas toalhas de papel.
Portanto, quem não tiver prenda para oferecer, não participa neste "sorteio interactivo".
..............................................................................
O Sorteio Interactivo Bedéfilo de peças de banda desenhada tem a conhecida característica de que todos os participantes são contemplados com uma peça diferente daquela que ofereceram. É uma forma de fazer com que todos os participantes da tertúlia possam eventualmente tomar conhecimento com algo que não conheceem (uma obra, um autor, uma revista portuguesa ou estrangeira, um fanzine).
...............................................................................
Esta tertúlia de Natal, que reune habitualmente cerca de 50 bedéfilos (para hoje estão confirmados 55), realiza-se sempre em restaurantes diferentes (e praticamente sempre em Lisboa, exceptuando as três vezes que houve a variante "Tertúlia BD de Lisboa em Beja" ).
Hoje será num que tem andar térreo e primeiro andar, e ao subir-se as escadas depara-se-nos uma antiquíssima cisterna.
Para satisfazer a curiosidade de um "tertuliano" mais recente que se mostrou espantado de todos os anos ser em restaurante diferente, e ter perguntado quais, aqui faço um "flashback" até ao ano 2000:
Dezembro 2008 - Restaurante Jardim dos Leitões
" 2007 - " Rodízio Grill
" 2006 - " Moinho Vermelho
" 2005 - " A Berlenga
" 2004 - " Tertúlia do Loreto (além de bom, tem este nome...)
" 2003 - " 5 Chaves
" 2002 - " A Valenciana
" 2001 - " Ti Lurdes
" 2000 - " Dois Mil (não se aguentou no novo milénio, fechou em 2005)
...............................................................................
Terá lugar o lançamento de mais um exemplar do Tertúlia BDzine, que será um número duplo, contendo uma banda desenhada da autoria de Carlos Páscoa, mais extensa do que é habitual (já antes houve um outro duplo, para publicar uma bd de David Soares) e, logicamente, só faço isto muito esporadicamente, visto que se trata de um fanzine gratuito distribuído pelos participantes da tertúlia.
Também já rotineira é a distribuição pelos presentes do fanzine Folha Volante, um deles preenchido com notícias e críticas sobre BD, um outro com bandas desenhadas "pirateadas" de jornais, ou de revistas não especializadas em BD
Tanto o TBDzine como o Folha Volante têm edição limitada a 100 exemplares e distribuição em exclusivo para os "tertulianos".
------------------------------------------------------
Para ver postagens anteriores dedicadas a este tema, basta clicar na categoria Tertúlia BD de Lisboa, indicada em rodapé

2 comentários:

joaninha versus escaravelho disse...

Olá Geraldes
Será abuso pedir-lhe que dê uma vista de olhos ao comentário que fiz no seu post de 29 de Novembro?
Obrigada

Geraldes Lino disse...

Vou já ver