segunda-feira, setembro 21, 2009

Premiados no Concurso de Banda Desenhada do GICAV 09 - Viseu


3º ESCALÃO (dos 18 aos 30 anos)
1º Prémio - David Rafael (desenho), Rui Alexandre (argumento), o desenhador de Faro, o argumentista de Braga (hoje em dia, é relativamente fácil formarem-se equipas deste género, o email resolve tudo!
2º Prémio - Rui Manuel Lourenço (Amadora - Venteira)


1º ESCALÃO (dos 6 aos 12 anos)
1º classificado: João Conde
2º classificado: Ana Luísa Delgado

Apaguei o comentário que aqui estava porque, entretanto, Carlos Alberto Almeida, um dos organizadores do Salão BD, enviou-me fotografia de duas diferentes pranchas, diferentes daquelas que inicialmente aqui tinha afixado.
Foi a primeira vez que tentei mostrar imagens das bandas desenhadas de um concurso, mas a experiência está a ser desmoralizadora, em especial pela pouca qualidade das imagens, obtidas por fotografia sobre as pranchas emolduradas para exposição pública.
(Obviamente que se terá melhor visibilidade, clicando sobre as imagens para as ampliar, peço desculpa a quem sabe)
------------------------------------------------------------------
Anunciei no "post" de Abril 01 o regulamento para este concurso, inserido no XVI Salão Internacional de Banda Desenhada de Viseu - GICAV - 2009 (e neste caso do Salão, ver "post" de Set.11).
O Salão estará a funcionar até 26 Setembro, ou melhor, as exposições montadas em diversos locais da cidade (*) estarão visitáveis até ao próximo sábado.
Entretanto, num alinhamento pragmático, no sábado passado, dia 19 - que era o dia mais preenchido e animado - foram anunciados os vencedores do concurso e entregues os devidos prémios, além de já estarem expostas as pranchas originais das bandas desenhadas escolhidas pelo júri para os prémios principais.
...................................................................................
2º ESCALÃO (dos 13 aos 18 anos)
NÃO HOUVE CONCORRENTES
Comentário deste bloguista:
Enquanto membro de mais de duas dezenas de júris deste tipo de concursos, desde há muitos anos que tenho constatado uma diminuição de participantes no escalão que se segue aos dos mais novos - os que se situam entre os 6 e os 10, 11 ou 12 anos.
Até mesmo a qualidade se ressente: enquanto as crianças têm uma espontaneidade muito grande, e suficiente descontracção para desenharem como lhes dá na real gana, os que entram na fase seguinte, a da adolescência, inibem-se de forma nítida, talvez por adquirirem um maior sentido crítico, e desaparecem durante algum tempo, para voltarem a seguir aos 18 anos, já com outro traquejo, e após terem adquirido a noção de que não basta ter algum jeito, têm de trabalhar bastante mais, aperfeiçoar aquilo que antes faziam espontaneamente. Porque, se há artes de grande exigência de trabalho, estudo, perseverança, uma delas é a Banda Desenhada.
..............................................................................................

(*) Os locais onde estão montadas as exposições, e respectivos temas, informação que julgo útil para quem ainda quiser ir vê-las durante esta semana:
BIBLIOTECA MUNICIPAL - Coleccionismo de Super-Heróis
FÓRUM VISEU - O Cavaleiro das Trevas
IPJ - Mangá, Super-Heróis, Pedro Massano, Autores romenos, Daniel Maia, Homenagem a Vasco Granja, Luminus Box, um fanzine de mangá
MUSEU GRÃO VASCO - "D. Afonso Henriques em traços largos", um panorama do primeiro rei de Portugal na Banda Desenhada, na Caricatura e na Pintura)
BAR LUGAR DO CAPITÃO - Exposição de pranchas do mangaka Hugo Teixeira
---------------------------------------------------------
Para os interessados neste tema, a fim de verem as postagens anteriores bastar-lhes-á clicar na etiqueta indicada em rodapé, "Concursos de Banda Desenhada"

Sem comentários: