sexta-feira, julho 24, 2009

Lisboa na Banda Desenhada (X) - Vários edifícios de Lisboa, na obra "Fernando Lopes Graça - Andamentos de uma Vida" - Autor: Ricardo Cabrita

Largo do Chiado, na vinheta da esquerda, onde se vê a estátua do Poeta Chiado (peça esculpida em bronze, da autoria do escultor Costa Mota).

Edifício do Liceu Passos Manuel, actualmente Escola Secundária


Edifício do Conservatório Nacional, no Bairro Alto


Antigo Liceu Gil Vicente (actualmente Escola Secundária)



À esquerda, na 3ª vinheta, vê-se a antiga sede da ex- Polícia Imternacional e de Defesa do Estado -P.I.D.E., na rua António Maria Cardoso, nº 22 (ao Chiado), perto do Teatro São Luiz




Quatro ângulos de visão do antigo cinema Eden: três do interior, com as suas belas escadarias, e a fachada (como era originalmente) na última vinheta. Este edifício foi construído por um pouco conhecido arquitecto chamado Carlos Dias, e não por um outro bem conhecido, Cassiano Branco, como erroneamente já tem sido escrito, inclusive por uma responsável da C.M. de Lisboa, arqª Ana Tostões.
Em baixo, a página completa.


Já aqui falei da obra (em BD, claro), recentemente editada pela Câmara Municipal de Tomar, Fernando Lopes Graça - Andamentos de uma vida, da autoria de Ricardo Cabrita, e dela reproduzi umas tantas páginas, visionáveis na categoria "Álbuns de BD imprevisíveis e difíceis de obter".
Volto agora às páginas do álbum para mostrar umas tantas vinhetas que têm a ver com Lisboa, seguramente uma das cidades portuguesas mais focadas na banda desenhada portuguesa (e até, esporadicamente, em obras de autores estrangeiros), graças à inquestionável beleza de muitos dos seus monumentos, edifícios e paisagens urbanas.
Ricardo Cabrita enquanto escritor (um argumentista é um ficcionista, logo, um escritor), fez trabalho meritório no texto biográfico dedicado ao insigne músico (compositor e maestro) Lopes-Graça, e enquanto desenhador (para mais, arquitecto de formação e profissão) encheu a obra de vistas sobre Lisboa - edifícios, monumentos, panorâmicas - por ter sido aqui que o artista passou grande parte da sua vida, e é de desenhos (aliás, vinhetas) extraídos da banda desenhada que se compõe o presente "post".
----------------------------------------------------------------

Para visionar os "posts" anteriores desta rubrica, bastará clicar no item Lisboa na Banda Desenhada que aparece no rodapé.

12 comentários:

joaninha versus escaravelho disse...

Olá!
Mais uma vez parabéns pela divulgação que faz a esta arte.
Aqui pela Serra não há muitas mais hipóteses de ter acesso a pérolas que aqui expõe.
Uma abraço.
Lena Berardo

Geraldes Lino disse...

Cara visitante habitual Joaninha vs Escaravelho
Sempre aí pela serra, como diz. Mas como vive num universo paralelo, está sempre presente ao pé de todos nós, tal como você, bloguistas (ou blogueres, ou bloggers, tanto faz).
E como bedéfila que demonstra ser(de bom gosto e de relevante nível de conhecimentos) já sabe que será bem-vinda à minha Tertúlia BD de Lisboa, quando passar por Lisboa, numa viagem pelo seu (nosso?) universo paralelo (já estive, há muitos anos, para editar um fanzine, cuja tema acabei por desenvolver aqui no blogue, o autor de BD como personagem da sua própria bd).
Tenho cá um amigo que é um apaixonado, como você, pela série "Axle Munshine".

joaninha versus escaravelho disse...

Agradeço o seu convite e numa próxima oportunidade visitá-lo-ei com certeza.
Quanto às aventuras do Axle, haverá coisa melhor do que podermos escolher o dia para crescer? :D

Geraldes Lino disse...

Cara amiga Joaninha (acho que aqui, na blogosfera, somos todos amigos, até prova em contrário):
mera curiosidade minha, qual a serra por onde voam as suas pequeninas asas vermelhas pintalgadas de preto?
A da Lousã, é um "feeling" meu...

joaninha versus escaravelho disse...

A serra de que tanto falo, da qual não sou nativa é a Serra da Estrela.
A paisagem que vejo todos os dias é a Serra mas na realidade habito em Oliveira do Hospital por força de circunstâncias.
É aqui que tenho o meu local de trabalho.
Aos fins de semana costumo ir a Coimbra (essa sim é a minha terra :) ) mas não encontro nenhum local onde a BD seja divulgada em condições.
A própria FNAC tem um espaço cada vez mais diminuto reservado a esta área, infelizmente...
Um abraço amigo :)

Geraldes Lino disse...

Cara amiga Joaninha vs todos os escaravelhos do mundo (linguagem metafórica :-)
Aproveito para completar a minha resposta anterior que, devido, ao improviso descuidado e rápido, ficou incompleto: o fanzine de que lhe falei chamar-se-ia "Universo Paralelo", e seria mais um para a extensa lista dos que já editei.
Agora devo dizer-lhe que fiquei estupefacto ao dizer que em Coimbra não encontra nenhum local que divulgue a BD em condições.
Vejo por conseguinte que, apesar de bedéfila, lhe tem passado despercebida a existência de uma boa livraria da especialidade, a Dr. Kartoon, na rua da Manutenção (até sei de cor o nome, tantas vezes já por lá passei, ainda a loja pertencia à minha amiga bedéfila belga Fanny Denayer).
Os meus amigos João Lameiras e Ramalho Santos, sócios livreiros e especialistas de BD, ambos coimbrões, se lerem este seu comentário vão responder com certeza...

JML disse...

Cara Joaninha,

Respondendo ao desafio do Geraldes Lino, aqui fica o convite para visitares a Dr. Kartoon (fica na rua da Manutenção Militar, 15, perto do restaurante Quim dos Ossos) e veres pelos teus olhos que há pelo menos um sítio em Coimbra onde a BD é divulgada em condições...
Cá te esperamos,

Abraços

João Miguel Lameiras
Livraria Dr. Kartoon

Geraldes Lino disse...

"Joaninha avoa avoa que o teu pai tá em Lisboa" (cantiguinha infantil do meu tempo de criança). Mas a versão agora será: "Joaninha avoa avoa que em Coimbra há uma livraria de BD muito boa :-) (passe a publicidade...)
Saudações bedéfilas para a "joaninha versus escaravelho"

joaninha versus escaravelho disse...

Então, passando a publicidade, não se pode saber qual é essa famosa livraria? :)

joaninha versus escaravelho disse...

Então, passando a publicidade, não se pode saber qual é essa famosa livraria? :)

Geraldes Lino disse...

Cara amiga Joaninha
Tenho vindo a falar da Livraria Dr. Kartoon, na rua da Manutenção nº 15 - Coimbra, perto do restaurante "Quim dos Ossos", passe a dupla publicidade, como é uso dizer-se na circunstância.
Saudações bedéfilas.
GL
P.S.- Fiquei com a ideia de que a Joaninha não leu a mensagem a si endereçada, num dos comentários anteriores, escrita por JML (João Miguel Lameiras, um dos donos da livraria).

joaninha versus escaravelho disse...

Anda por aqui um desfazamento de comentários. As coisas não chegam com facilidade aqui à Serra :)
Peço desculpas pela confusão.
Já li tudo com muita atenção. Realmente não tenho por hábito ir muito para esses lados. O tempo que passo em Coimbra é muito pouco, mas da próxima vez que lá for irei procurá-la com toda a certeza.
Muito obrigada pelo convite do JML e pelos seus esclarecimentos. :)