quinta-feira, dezembro 11, 2008

Banda desenhada portuguesa nos fanzines (XXVII) - Fanzine Efeméride nº 3 - Tema: "Super-Homem no Século XXI"

Relembro: para ler este texto basta clicar-lhe em cimaAutor: Zé Paulo - Título do episódio: "Esperman"

Autor: Santo (Ricardo Santo) - Título do episódio: "Superman é rabo"
Autor: Alex Gaspar - Título do episódio: "S.O.S. Tinto"

Autor: Pedro Massano - Título do episódio: "Lar, Doce Lar"

Autor: Lam - Título do episódio: "Esgotado"

Autor: Álvaro - Título do episódio: "Online"

Autor: Marco Mendes - Título do episódio: "A Luta Continua"

Autor: Pepedelrey - Título do episódio: "Em Defesa da Continuidade"

Autor: Rui Pimentel - Título do episódio: "A Viagem"

Autor: Zé Manel - Título do episódio: "desEMPREGO"

Autor: Augusto Trigo - Título do episódio: "Em Cacine com os Nulús"

Autor: Antero Valério - Título do episódio: "O Superveniente na Escola"

Autor: Ricardo Cabrita - Título do episódio: "Identidade Secreta"

Autor: Filipe Goulão - Título do episódio: "Supe-Homem com Fibra"

Autor: Zeu - Título do episódio: " O Ronha"


Autores: Osvaldo Medina (desenho), Mário Freitas (argumento), Gisela Martins (colorização) - Título do episódio: Ícone


Autores: Ricardo Reis (desenho), André Oliveira (arg.) - Título do episódio: "O Anticristo"

Autor: Zé Francisco - Título do episódio: "Ecce Homo"

Autor: Ricardo Cabral - Título do episódio: "Cansado"

........................................................................


Após homenagens neste fanzine Efeméride às personagens "Little Nemo" (Sonhos de Nemo no Século XXI) e ao "Prince Valiant" (Príncipe Valente no Século XXI), editei este ano o nº 3 do Efeméride dedicado ao super-herói "Superman" (Super-Homem no Século XXI). 
A ilustrar este tema, foram realizados 19 episódios, por um numeroso grupo de autores-artistas de BD nacional, entre os quais alguns já de grande nomeada.

Um pormenor a destacar: este fanzine é editado em formato A3 e com reproduções a cores.
........................................................................


Efeméride - nº 3 - Tema: "Super-Homem no Século XXI"
Fanzine aperiódico
Junho 2008
Tiragem: 120 exemplares + 20 especiais
Editor: Geraldes Lino
Apartado 50273
1707-001 Lisboa

As pranchas acima reproduzidas pertencem ao fanzine "Efeméride" n.º 3.
O tema, "Super-Homem no Século XXI", deu "pano para mangas" a um conjunto de autores-artistas portugueses de banda desenhada, alguns de nomeada, todos eles a criarem paródias à volta do famoso super-herói.

Esta obra colectiva, editada no acima citado fanzine, já teve direito a crítica, na blogosfera, por Pedro Vieira Moura, no seu blogue "LerBD" (http://lerbd.blogspot.com)

"Super-Homem no século XXI" surge depois de "Príncipe Valente no século XXI" (Efeméride nº2-Jan 2007), e de "Sonhos de Nemo no século XXI" (Efeméride nº1-Jan 2005), homenagens em BD realizadas em datas redondas especiais: cem anos após a criação de "Little Nemo in Slumberland" (15/Out/1905), setenta anos passados sobre o aparecimento de "Prince Valiant" (13/Fev/1937), e outros setenta depois de, na revista "Action Comics" n.º1 (Junho 1938), ter surgido o Super-Homem.

O fanzine propriamente dito inclui notas biográficas de todos os autores participantes. mas a essa componente só terão acesso os compradores do zine. 
Contudo, os interessados em ver a capa, cuja ilustração tem a assinatura de Mesquita (Victor Mesquita "Eternus 9"), ver também o índice, a ficha técnica, e a contracapa, terão de ir até ao meu outro blogue, o "Fanzines de Banda Desenhada", no endereço:http://fanzinesdebandadesenhada.blogspot.com/

13 comentários:

Anónimo disse...

Hola Geraldes, soy Paco Martos, de Giralcómic, escribe a giralcomic@gmail.com para que te pase los datos del autor del libro Hª del Fanzine andaluz. Un saludo.

Luis Leal disse...

Está genial este post! Amigo Geraldes, votos de boas festas e um novo ano cheio de BD (como já é habitual!).
Aquele abraço!

Geraldes Lino disse...

Olá [desconhecido] Paco Martos, mas com certeza activista da blogosfera e do universo fanzinístico: tenho a dizer-te que já recebi o livro "Historia del Fancine Andaluz", enviado pelo próprio autor daquele estudo acerca de fanzines, tema que muito me agrada, ou não seja eu o bloguista do blogue http://fanzinesdebandadesenhada.blogspot.com e o responsável do "site" "Sítio dos fanzines", http://geocities.yahoo.com.br/fanzinelandia com o apoio técnico do meu amigo Álvaro, ele também bloguista e autor de BD
Obrigado pelo teu cuidado.
Abraço. GL

Geraldes Lino disse...

Esqueci-me de mencionar o nome do autor do livro "Historia del Fancine Andaluz", o estudioso fanzinista Miguel Alejo.
Para ele envio daqui o meu muito obrigado.

Geraldes Lino disse...

Luís Leal Pinto
Agradeço muito o elogio, para o "post2 e, implicitamente, para o nº 3 do fanzine "Efeméride".
Agora peço-lhe desculpa pelo que vou dizer: lembro-me perfeitamente do seu nome, mas não estou a localizar a sua actividade que tenha a ver comigo: tem um blogue? ou é um daqueles professores de português que conheci (de raspão) em Badajoz, quando lá fui falar acerca de banda desenhada?

Luis Leal disse...

"Soy yo hombre", sim é o Luis das conferências em Badajoz. Não me parece nada mal, pois sei que o Geraldes é mais conhecido que o "Casimiro do Plásticos" (da anedota) e cruza-se muita gente consigo devido à BD.
Um abraço e já sabe que esperamos que volte a terras "Extremeñas"!

Geraldes Lino disse...

Bem, não estava longe de acertar. Tenho boa memória visual, sim, mas quanto a nomes, e considerando a quantidade de pessoas com que me cruzo, aqueles com que privo menos (como é o seu, teu? caso) por vezes saem do meu arquivo/memória de nomes.
Comecei a fazer no computador uma listagem de nomes de gente da BD por ordem alfabética, que tenho nos meus 3 telemóveis (ligados a três importantes operadores). É uma espécie de "backup". Ainda vou na letra H e já tenho cerca de 50 nomes :-(
Abraço e saudações bedéfilas.
P.S.- Tem (já não me lembro se nos tratámpos por tu lá em Badajoz) algum blogue ou "site" sobre BD? Se sim, conhece(s) mais alguém que tenha?

Geraldes Lino disse...

Cerca de 500 nomes (era o que eu queria escrever) só até à letra H ( enão tenho no tlm aqueles que só têm telefone fixo, que ainda os há...

Geraldes Lino disse...

Ora viva de novo, Luís Leal Pinto.
Grandes voltas bloguísticas acabo eu de dar. Até já revi, graças à minha interminável listagem de "BLOGUES, SÍTIOS E PORTAIS PORTUGUESES DE BANDA DESENHADA", o seu blogue "NONA ARTE" (http://cronicasdanonaarte.blogspot.com), onde o dito cujo está incluído e analisado, até com o lamento de ter sido abandonado em 2007, apesar de lá ter muita coisa interessante para ler/ver.
Será que se deu conta dessa minha intromissão pelo seu blogue?

Luis Leal disse...

Amigo Geraldes, como à boa maneira espanhola, tratámo-nos por tu. O blog está um pouco abandonado porque apesar de continuar sempre a ler e reflectir sobre o seu uso em contexto didáctico, tenho escrito mais em outros blogs, também sobre outros temas que vão desde as bicicletas antigas, à fotografia, até ao ensino do Português Língua Estrangeira.
Em breve espero publicar qualquer coisita!
Um abraço. Pelo menos mantenho-me sempre actualizado aqui pelo "Divulgando BD"!

Geraldes Lino disse...

Amigo Luís
Grato pela resposta.Tb eu faço idêntico convite: aparece cá pela Estremadura. E quando o fizeres, avisa, para irmos beber um ("tomar una copa", como dizem aí em Espanha), e conversar ("charlar") um pouco.
Entretanto, desejo-te Boas Festas e boa passagem de ano.
Abraço.

Anónimo disse...

Caro Geraldes Lino,
Gostei imenso de ler estas pranchas baseadas na personagem do Super-Homem, estão todas muito boas, engraçadas na maior parte, outras muito actuais lidando com temas bastantes reais, mas todas mostrando algo novo sobre o herói. ;)
Confesso que fiquei agradavelmente surpreendido com a que foi desenhada pelo Augusto Trigo, já que sempre gostei dos desenhos dele desde a minha juventude e não esperava ver algo dele no formato "super-herói"... eheheheheh

Desejos de Boas Festas. :)

Geraldes Lino disse...

Caro OCP
Se gosta tanto de Augusto Trigo, suponho que terá visto as 2 pranchas (era para ser só uma, mas ele enganou-se) dedicadas ao Príncipe Valente no nº 2 do mesmo meu fanzine Efeméride.
Caso esteja interessado, ainda lhe poderei arranjar um exemplar. Basta escrever-me para
Apartado 50273
1707-001 Lisboa