sexta-feira, agosto 15, 2008

Banda Desenhada portuguesa nos jornais - CII - Autores: Derradé, Álvaro, Pedro Alves

Tira de BD de Derradé - in Mundo Universitário nº 112 - 26 Jun.08


Tira de BD de Álvaro - in Mundo Universitário nº 113 - 3 Jul.08


Tira de BD de Pedro Alves - in Mundo Universitário nº 114 - 10 Jul.08


Tira de BD de Derradé - in Mundo Universitário nº 115 - 17 Jul. 08


Tira de BD de Álvaro - in Mundo Universitário nº 116 -24 Jul.08



Tira de BD de Pedro Alves - in Mundo Universitário nº 117 - 31 Jul.08


Tira de BD de Derradé - in Mundo Universitário - sem nº - 7 Ag.08


Tiras de banda desenhada a cores, de autores portugueses, em jornais, é coisa rara. 
Felizmente que os responsáveis do semanário (gratuito) Mundo Universitário têm abertura de espírito e aceitaram a minha ideia para a edição especial de Verão que fazem desde o ano passado (*).

Contactei de imediato três autores de BD-artistas-cartunistas que me davam completa garantia de realizarem, atempadamente (e rapidamente) bedês curtas, numa tira, com humor q.b. 

Quem? 

Derradé (o primeiro a apresentar trabalho, por isso o cito em primeiro lugar), Álvaro 
e Pedro Alves.
(Claro que haveria mais com capacidade para realizar a tarefa mas, por razões práticas, não dava para ter muita gente a colaborar).

É desses três autores acima citados que reproduzo as tiras publicadas.

........................................................

(*) Em 2007 fui confrontado com a novidade que me deu Raquel Louçã Silva, directora do Mundo Universitário: vamos fazer uma edição especial, não para distribuir nas universidades, mas sim para ser lido nas praias (meia parte do jornal) e outra meia parte para ser lido nos bares, à noite. 

Sugeri que também houvesse BD, mas a ideia ficou sem efeito.

Este ano voltaram a insistir na cena, e desde logo a Raquel me disse que ia avançar com a tal hipótese da tira de BD para esta engraçada versão reversível do jornal (repito a descrição: uma metade é para a praia, a seguir volta-se ao contrário, e ficamos com o outro lado do jornal que é para a "náite", para o pessoal noctívago).

Pensei em quem poderia corresponder ao projecto, e de imediato contactei os três bacanos cujos nomes escrevi a "negrito" ("bold", para os anglófonos).
E hoje, que já estamos no verão e em tempo de férias, ficam lá em cima, no topo do "post", as sete bem humoradas tiras.
Boas férias para todos, eu também vou sair de Lisboa. Volto em Setembro.
--------------------------------------------------------
Para se ver quais os autores já incluídos neste tema, fica em baixo uma listagem. Mas para poder apreciar as postagens respectivas, basta ir à coluna das "etiquetas" e clicar na rubrica "Banda Desenhada portuguesa em jornais".

Jun. 17 - Nuno Sarabando (d) e Hugo Jesus (a)
" 12 - Miguel Marreiros (d) e André Oliveira (a)
" 10 - Derradé
" 4 - Marte

Maio 21 - Pedro Zamith
" 20 - Algarvio
" 12 - Pedro Alves
" 7 - Agonia Sampaio e André Amaral

Abril 29 -Pedro Massano
" 22 - Marco Mendes
" 15 - Luís Afonso
" 5 - A. Pilar

Março 28 - Luís Louro
" 10 - João Lam
" 8 - José Abrantes

Fev. 25 - GEvan
" 18 - Pedro Bürin (d.), Mário Freitas (a.)
" 11 - Mariana Perry (d.), André Oliveira (a.)

Jan. 28 - Antero Valério
" 27 - Rodrigo
" 21 - Hugo Teixeira
2008 (lista acima)

Dez. 23 - Sko Nihil Vo (desenho), Hugo Sousa (cor)
" 16 - Pepedelrey
" 8 - Relvas
" 1 - Phermad

Nov. 25 - Nuno Saraiva
" 23 - Algarvio (Alexandre Algarvio)
" 18 - José Pedro Costa e Arlindo Fagundes
" 11 - Derradé

Out. 31 - Agonia Sampaio
" 25 - Manaças (Pedro Manaças)
" 16 - Álvaro
" 12 - Pedro Alves
" 10 - Lam (João Lam)
" 3 - Autores: Ricardo Reis (d), Cristiano Baptista (cor), André Oliveira (a)

Set. 25 - Antero Valério
" 13 - Joba e ML

Jul. 12 - Luca

Junho 4 - Esgar Acelerado

Maio 31 - Algarvio
" 28 - Ricardo Cabral
" 14 - José Carlos Fernandes
" 12 - Filipe Andrade (desenho), Filipe Pina (argumento)
" 1 - Vasco Gargalo

Abril 24 - Zé Manel
" 18 - Arlindo Fagundes (arg. e desenho), José Pedro Costa (cor)

Março 30 - Pedro Nogueira
" 23 - José Lopes
" 16 - Zé Paulo
" 7 - Lam
" 1 - Ricardo Correia (des.), André Oliveira (arg.), Ana Maria Baptista (colorido)

Fev.12 - Pedro Zamith
" 7 - Nazaré Álvares
" 7 - Marco Mendes

Jan. 23 - Ângela Gouveia
" 16 - Filipe Goulão
2007 - (lista acima)

7 comentários:

Nuno Amado disse...

Gostei das tiras
:)

Anónimo disse...

Olá! estou a falar da etic - escola tecnica de imagem e comunicaçao e gostaria de entrar em contacto consigo para saber qual a possibilidade de colocar no seu blog informaçao sobre o nosso curso de banda desenhada. É possivel? O meu contacto é mariajoao_ramos@etic.pt
Beijocas

Anónimo disse...

Não consigo dizer com qual das tiras apresentadas me ri mais. Ahahahahah..
Todas elas estão muito engraçadas. :-D

Anónimo disse...

Olá, Geraldes Lino,

Meu nome é Daniel Domingos e moro no Brasil. Tomei conhecimento do seu blog por um acaso, e estou gostando muito.
Também tenho um blog e gostaria que você visita-se. È sobre "quadrinhos" (banda desenhada) e ilustração digital.
Gostei muito de todos os autores que estão expostos em seu blog.
Vou adicionar um link do seu blog ao meu e espero que possamos manter contato.

Até mais!
http://www.danieldomingos.blogspot.com

Geraldes Lino disse...

Maria João Ramos
Envie-me alguma literatura (um folheto com o programa do curso, por exemplo), e eu estudarei a hipótese de falar do assunto, sem cair no género publicitário comercial, visto que esse não é o espírito do meu blogue.
O meu endereço para a BD é o seguinte:
Apartado 50273
1707-001 Lisboa

Geraldes Lino disse...

Olá Bongop
Não foi ao acaso que convidei aqueles três autores. São indiscutivelmente muito bons, tanto no estilo cómico dos desenhos, como no espírito que incutem aos "gags".
Abraço.

Geraldes Lino disse...

Viva OCP
Eu diria que fui o primeiro a rir, porque fui eu a receber as tiras, antes de as enviar para o jornal. Mas, pensando bem, não tenho a certeza. Aliás, é a primeira vez que penso no assunto (há sempre uma primeira vez para tudo, como se costuma dizer), mas surgiu-me uma interrogação no espírito: será que os autores, quando acabaram a tira, também riram? Se assim foi, eles tiveram a primazia, foram eles os primeiros :-)