domingo, julho 27, 2008

Fernando Pessoa na Banda Desenhada... e não só (VII) - Autor: Derradé


Liberdade é, também, poder dizer como Fernando Pessoa: "Ai que prazer/ não cumprir um dever./ Ter um livro para ler e não o fazer!/
Liberdade é, outrossim, poder fazer como Dário Rui Duarte, aliás, Derradé, uma prancha de banda desenhada do poema com esse título. 
E o mesmo com um outro, "Mar Português - O Infante", onde o primeiro verso tantas vezes tem servido de lema ou justificação: "Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.", compondo ambas, não por esta ordem, mas sim pela inversa, a bd intitulada "FP vs BSB" (BSB é a sigla para a série "Badsummerboys Band", criada pela dupla Derradé, desenhador, e Geral, argumentista).
Pela segunda vez, num curto período de tempo, acontece-me a agradável surpresa de editar uma banda desenhada inédita (esta composta por duas pranchas). 
As circunstâncias são semelhantes ao que aconteceu com a bedê do "post" nº VI do tema "Fernando Pessoa na Banda Desenhada", afixado no dia 20 deste mês: agora tratou-se de uma bd que estava para ser publicada no nº 3 da revista HL (Herpes Labial), prevista a edição para finais de Outubro de 2006. 
Por razões que têm a ver com o exíguo mercado da BD em Portugal, especialmente no que concerne às revistas, a HL ficou suspensa no segundo número, e o editautor, o amigo Derradé, ficou com ela nas mãos. Após o que, com grande prazer meu, veio parar às minhas, e, obviamente, a este blogue.
Para quem não conheça o cromo que aparece a recitar um poema de Fernando Pessoa, com grande espanto do poeta, apresento-o: chama-se Bubas (ele já "actuou" algumas vezes neste blogue, via rubrica "Banda Desenhada portuguesa nos jornais"), é o intérprete principal da série BSB, e é também o anti-herói de estimação do Derradé.
------------------------------------------------------

As postagens anteriores abaixo indicadas podem ser vistas de imediato, na totalidade, clicando no texto de cor castanha, seguinte à palavra "etiquetas" (Fernando Pessoa na Banda Desenhada) indicada sob cada "post".
(VI) Julho 20 - Nuno Frias, Ricardo Reis, João Vasco Leal, Cristiano Baptista, André Oliveira
(V) Julho 12 - Ana Filomena Pacheco
(IV) Julho 6 - Laerte
(III) Junho 22 - João Chambel
(II) " 18 - Autor: Rafa Infantes
(I) " 13 - Autor: José Abrantes
2008 - Daqui para cima

1 comentário:

Anónimo disse...

Grande abraço ao subversivo camarada Derradé, aqui a interagir com o nosso (de todo o Portugal) Fernando António Nogueira Pessoa (para nos servir).