domingo, junho 15, 2008

Fernando Pessoa na Banda Desenhada... e não só (II) - Autor: Rafa Infantes

"Pessoa revisited" é o título da banda desenhada, autoconclusiva numa única prancha, realizada pelo autor espanhol Rafa Infantes, no fanzine Radio Ethiopia, nº14, Outono/Inverno 2005

 
"Não sou nada. Nunca serei nada. Não posso querer ser nada. À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo. (...)".

Foram os quatro versos iniciais do poema "Tabacaria", escrito por Fernando Pessoa através do seu heterónimo Álvaro de Campos, que serviram de base à curta banda desenhada, de prancha única, realizada pelo autor espanhol Rafa Infantes.


Terá sido escassamente divulgada a notícia de o poeta português Fernando Pessoa ter sido considerado, conforme revelação do Bureau Internacional das Capitais da Cultura, uma das 50 personalidades que mais influência teve na cultura europeia. 
E como se chegou a tal conclusão? Através de uma recente votação, de âmbito universitário, promovida pela organização da Capital da Cultura catalã em vários países europeus, abrangendo um universo de 137.622 votantes. Fernando Pessoa ficou .

6 comentários:

Inês Ramos disse...

Muito oportunas, estas bêdês sobre Fernando Pessoa, aqui no teu blogue, Lino, no momento em que comemoramos o 120º aniversário do nascimento do Poeta.

Anónimo disse...

Este Sócrates a que te referes no texto não tem nada a ver com o nosso primeiro, pois não?! ;P

Rezendes disse...

Caro Geraldes Lino,

Creio que é importante não esquecer um esforço (grande, diga-se) de realização de uma história sobre Fernando Pessoa que se situa no blogue «As Aventuras de Fernando Pessoa, Escritor Universal...», em http://lmigueldsm.blogspot.com.
Para além de extenso, percorre a vida e a obra do escritor, desde a sua infância.
É um projecto interessante, que merecerá certamente uma visita de muitos leitores.
Um abraço.

Geraldes Lino disse...

Caro Rezendes
Não por esquecimento, apenas por desconhecimento, que não seria mencionado nesta listagem o blogue que me indica. Claro que ainda tenho mais material BD para colocar nesta série dedicada a Fernando Pessoa visto pela banda desenhada, mas, confesso, fiquei muito bem impressionado com o trabalho da dupla Miguel Moreira/Catarina Verdier, e conto reproduzi-lo parcialmente, ajudando assim a dar-lhe mais um pouco de merecida divulgação.

Rafa Infantes disse...

Saludos, amigos de Portugal. Es un placer compartir con vosotros este interés por el gran Fernando Pessoa. Espero seguir leyendo en este blog más bd inspirados en nuestro admirado poeta.

Geraldes Lino disse...

Viva Rafa Infantes
Tomei a liberdade de reproduzir a sua homenagem em banda desenhada (em "tebeo", "historieta", ou "comic", qual a expressão que prefere?) ao enorme poeta português (universal) Fernando Pessoa.
Se por acaso souber de mais alguma peça desenhada por qualquer desenhador (dibujante) espanhol, acerca de Pessoa, agradeço que me diga.
Com os meus agradecimentos, e um abraço.
Geraldes Lino