quinta-feira, fevereiro 21, 2008

Quadradinhos, histórias de BD em "post it" amarelos

Próxima de genial foi a ideia de realizar bandas desenhadas sobre quadradinhos de autocolantes, os chamados "post it", criadas por Mariana Perry, Tresa(sic)Sousa e Mike Tunna (sob argumento de André Oliveira), Carlos Páscoa e Jucifer, este e esta a criarem a "solo", ou seja, a desenharem e também a imaginarem a trama.
Seria injusto que não ficasse registado: a ideia da BD em "post it" (a primeira vez em todo o mundo, quiçá...) foi do quarteto que dirige o Espaço Yron.

Imagem da banda desenhada "As receitas da velha Maria Augusta", de Tresa Sousa (desenho) e André Oliveira. O episódio pode ser visto na totalidade na imagem de topo.

Duas vinhetas sequenciais da bd "Relato da vida triste de Serafim 'o rapaz pinguim'", em desenhos de Mike Tunna (pseudónimo de um português) e argumento de André Oliveira.
"A morte condigna do detestável senhor José Feijão", triste acontecimento narrado visualmente por Mariana Perry, a ilustrar argumento de André Oliveira, de que se pode visionar uma sequência de quatro vinhetas.

"Random Aleatório" foi o título que a autora Jucifer deu ao conjunto de imagens que se inserem, qual puzzle, numa evolução visual sincopada.

"Passeio no Parque", um curioso e estranho episódio, com desenho e argumento de Carlos Páscoa
Seria ideal que todas estas sequências, compostas por peças que se apresentam à venda, fossem antes reproduzidas e editadas, de forma a atingirem um público mais vasto do que aquele que tem visitado o Espaço Yron, sito na muito lisboeta rua de S. Bento, 170 (quase em frente da Assembleia Nacional). A original expo estará visitável até 1 de Março, e merece que passem por lá os que gostam de BD e de boas ideias.
Em complemento das imagens de BD, já houve dois colóquios, um em 9 de Fevereiro por Marcos Farrajota, intitulado "A edição independente e o mercado da BD em Portugal", o outro no dia 16, pelo bloguista/escriba que vai escrevendo por aqui umas notas divulgatórias, que foi dedicado ao tema "Os fanzines".
Pedro Vieira Moura, último a falar (last but not the least), brilhante crítico de BD e activo bloguista no blogue "Ler BD", tem presença marcada no próximo sábado, dia 23, "a las cinco de la tarde", hora vespertina em que dissertará sobre a "Estética da BD".
(Crédito: as imagens que ilustram este "post", todas referentes a quadradinhos "post it", colados nas paredes do Espaço Yron, foram obtidas fotograficamente por Sílvia Escórcio, uma das organizadoras da exposição e responsáveis daquele espaço cultural e artístico).
----------------------------------------------
Nota indispensável para os antigos visitantes deste blogue: contrariamente ao que se passava há uns tempos atrás, agora utilizo uma técnica de postar que permite ampliar todas as imagens.

5 comentários:

Inês Ramos disse...

É pá! Que coisa tão gira!!!

Geraldes Lino disse...

Altamente, minha querida amiga! Então vê lá se apareces amanhã, sábado, "a las cinco de la tarde", para ver a expo e ouvir o Pedro Moura, visto que não apareceste quando fui eu a falar (já estás farta de me ouvir, 'tou a perceber...)

Anónimo disse...

andavam elas de tomata pra tomata, já eu fazia isto! Mas tá giro...

Geraldes Lino disse...

Então pá Inês, já lá foste ver a expo dos post-it? Quase q apostava q ainda não! Olha que é só até ao dia 1 Março...
Bjs.

Anónimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!