terça-feira, janeiro 01, 2008

Tertúlia BD de Lisboa - 280º Encontro mensal - Convidado Especial: BELS

Tira de banda desenhada assinada por BELS, publicada num jornal editado em Londres dedicado à numerosa comunidade lusófona

Apesar de ser dia feriado, a Tertúlia BD de Lisboa realiza-se normalmente, como acontece há 22 anos, na primeira 3ª feira do mês, independentemente de ser dia de Ano Novo, como se realizará em Fevereiro, no dia 5, apesar de ser feriado de Carnaval.
A dona do restaurante onde sempre se realiza esta tertúlia, um dos três que funcionam dentro do Parque Mayer, tem sempre essa delicadeza de abrir o espaço de propósito e em exclusivo para esta associação informal de encontros mensais.
Teremos hoje, entre as 20h e as 23h, além das três dezenas e picos de bedéfilos que me disseram que lá iriam estar, um convidado especial, banda-desenhista, claro, que vive em Londres. Como veio passar férias a Portugal com os pais, aproveitei para o desafiar para ser o nosso convidado. Portanto:

Tertúlia BD de Lisboa - Ano XXI - 280º Encontro - 1 de Janeiro 2008
Convidado Especial
BELS

BELS é o nome artístico de Bruno Emanuel Luís da Silva, embora também já tenha assinado como Bruno Silva.
Nascido em Nampula (Moçambique) a 19 de Julho de 1974, veio viver em Lisboa a partir de fins de 1975, onde completou o curso técnico-profissional de Design Gráfico assistido por computador, equivalente ao 12º ano.
Importante experiência na BD teve-a em 2003, ao participar no número inicial do primeiro fanzine multimédia português, o Cyber Extractus.
Fez parte da equipa editora do Funzip, um fanzine lançado pelo Grupo Entropia, de que ele e Paulo Marques foram fundadores.
Colaborou, como argumentista, na banda desenhada a cores Gyga & Byte, Problemas no Cyber-Espaço, numa só prancha em formato tablóide, com desenho de Paulo Marques, para o semanário Mundo Universitário.
Desde 2006 a viver em Londres, mantém colaboração, com tiras de banda desenhada, nos jornais As Notícias e Extra-Portugal, editados com destino à numerosa comunidade portuguesa.

Sem comentários: