sexta-feira, julho 28, 2006

Tertúlia BD de Lisboa - 261º Encontro - 1 de Agosto de 2006

Uma das sete pranchas da bd Super Esquadra, assinada por João Lázaro, o Convidado Especial do 261º Encontro da Tertúlia BD de Lisboa

Como sempre desde há 21 anos, na primeira 3ª feira de cada mês, realiza-se mais um encontro de bedéfilos (autores, editores, faneditores, estudiosos, investigadores, críticos, divulgadores, coleccionadores e leitores em geral).

Por acaso a primeira 3ª feira de Agosto é logo no dia 1.

Costuma haver um Homenageado e/ou um Convidado Especial. Mas individualidades para o nível de homenageados começam a escassear, após vinte anos de actividade mensal ininterrupta da TBDL.

Assim, teremos apenas um Convidado Especial: João Lázaro.

Trata-se de um autor ainda novo, mais dedicado à Ilustração do que à Banda Desenhada. Apesar dessa preferência, João Lázaro tem várias bandas desenhadas publicadas, como aconteceu com as tiras de BD, a cores, editadas durante dois anos pela revista MID, e com a bd Super Esquadra, a sua participação na obra colectiva Para além dos Olivais ( álbum editado pela Bedeteca de Lisboa para a colecção "Visitas Guiadas") e 25 Anos do 25 de Abril, uma série de bandas desenhadas surgidas no jornal Público em 1999, uma delas de sua autoria.

Portanto, os habituais bedéfilos participantes (uma média de 40) nesta tertúlia mensal irão ter a possibilidade de conhecer pessoalmente o Convidado Especial João Lázaro, e complementar esse conhecimento físico com a leitura da sua autobiografia (ilustrada com autocaricatura ou auto-retrato) e, eventualmente, obter, um desenho original por ele realizado que será sorteado entre os presentes, como é da tradição na tertúlia.

Como habitualmente (quase a ritmo mensal), será distribuído gratuitamente a cada "tertuliano" dois números do "slimzine" Folha Volante* (um com notícias sobre BD, e outro com bedês de autores portugueses "pirateadas" de jornais e revistas diversas); aos presentes será também oferecido, pelo organizador da TBDL, mais um exemplar do fanzine Tertúlia BDzine* (o nº 104, que terá data de 1 de Julho), com uma banda desenhada da autoria de Carlos Almeida, pintor e professor viseense apreciador de BD.

*Ambos os fanzines podem ser vistos no blogue
http://fanzinesdebandadesenhada.blogspot.com

2 comentários:

Anónimo disse...

Lá estarei, com um presente especial para ti, Lino.
Uma fotografia da minha amiga Deborah Nofret (uma fotógrafa cubana radicada em Espanha) a exibir orgulhosamente um álbum de BD que lhe ofereci.
Pode não parecer nada de especial. Mas sempre te digo que a foto foi tirada num local histórico: Grande Hotel do Porto.
E a ocasião também é histórica. A Deborah não conhecia o Astérix. Por isso mesmo, ofereci-lhe o "Astérix e os normandos".
E tu podes publicar a foto aqui no blog, se quiseres e achares que é interessante. Ou ficar com ela de "souvenir", muito simplesmente.

Anónimo disse...

Mais um jantar de Agosto.
Mais um regresso ao "Foxtrot", para prolongar a Tertúlia.
Desta feita com o prazer de poder conhecer um pouco melhor o João Lázaro.