domingo, maio 07, 2006

Autores portugueses editados cá em língua estrangeira (I) - Pepedelrey, JCoelho, Rui Gamito, Rui Lacas

Capa do álbum Virgin's Trip

Até há poucos anos, cada autor editado no estrangeiro - ou por lá se ter fixado, ou por ter impressionado uma qualquer editora, geralmente espanhola ou francesa - considerava ter alcançado a internacionalização, ponto alto da sua carreira.

Nessa faceta, e tendo feito um levantamento dos numerosos autores já publicados por editoras de outros países, comissariei há largos anos, em nome do Clube Português de Banda Desenhada, para o Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, uma exposição que intitulei "Autores Portugueses Editados no Estrangeiro". 
Esse título foi alterado, pelos então responsáveis daquele evento, para "Export BD"

Na dita exposição ficaram expostas pranchas originais e cópias a cores, ampliadas, de imagens respeitantes a bandas desenhadas criadas por numerosos autores portugueses com álbuns editados fora de Portugal, ou em revistas de vários países. Que me recorde, por selecção de minha responsabilidade, estiveram representados (nomes por ordem alfabética) os seguintes autores:

Carlos Roque, Eduardo Teixeira Coelho, Fernando Bento, Fernando Clemente, José Antunes, José Garcês, José Ruy e Vítor Péon.

Muito embora tenha havido posteriormente vários outros autores que atingiram também essa "internacionalização", aparentemente tem-se a impressão que conseguir tal desiderato se tornou mais difícil.

Como alternativa a algo que dificilmente acontece, tem havido estratégias para tornear a dificuldade. Uma delas é criar a sua própria editora, solução posta em prática pelo editautor Pepedelrey, que se abalançou à autoedição (além de ter imaginado o argumento e desenhado o primeiro capítulo) do álbum Virgin's Trip, contando com a colaboração de três jovens autores que dividem com ele o mesmo ateliê: JCoelho, Rui Gamito e Rui Lacas.

Uma obra graficamente bastante interessante, não só pelo nível elevado e homogéneo do traço dos quatro episódios, como também pela solução inteligente de ter sido um só autor/artista (Jorge Coelho) a dar a cor (a 63 páginas, mais capa e contracapa), o que faz com que o todo transmita uma perfeita homogeneidade.

O álbum teve lançamento em Abril, durante o 2º Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja.
Apresentação e retroversão, para inglês, por Pedro Vieira Moura.

Virgin's Trip
Álbum brochado em formato italiano
Capa e contracapa a cores
Miolo com 65 páginas a cores
Editor: El Pep
Data: Abril 2006
Local: Lisboa