terça-feira, abril 11, 2006

Linguagem e Convenções Gráficas na BD - Picado e Contrapicado (II) - Autor seleccionado: Gibrat

Primeira vinheta da prancha nº12 da obra O Voo do Corvo (1º volume), da autoria (desenho e argumento) de Gibrat. Um picado de grande beleza

Debruço-me, pela segunda vez, sobre este tema do Picado e Contrapicado (ou plongée e contre-plongée, como inicialmente, por influência francófona, lhe chamámos) da linguagem e convenções da Banda Desenhada.

Para exemplificar o ângulo picado, seleccionei a vinheta acima reproduzida, bem demonstrativa do talento invulgar do autor Gibrat, dentro do estilo figurativo realista.

A escolha de imagens que faço é totalmente aleatória, tem a ver com o manusear casual de obras que possuo, tanto recentes como antigas e, obviamente, com o facto de se me depararem vinhetas e/ou pranchas suficientemente representativas do tema. além de possuirem beleza estilística.
Prancha nº 12 do 1º episódio de "O Voo do Corvo" (Le Vol du Corbeau"

Reproduz-se aqui a imagem da prancha completa nº 12 da obra acima referida. Ela comporta os dois ângulos de visão de que se fala nesta rubrica: picado (ou "plongée") e contrapicado (contre-plongée).
------------------------------------------------------------------------------------------------
Gibrat (Jean-Pierre Gibrat) é natural de Paris, onde nasceu a 17 de Abril de 1954. Estudou Filosofia, Publicidade e Artes Plásticas, tendo-se iniciado na Banda Desenhada aos vinte e poucos anos. O seu talento foi de imediato reconhecido, pelo que se encontra representado em algumas das melhores revistas francesas de BD, como é o caso de Pilote, Fluide Glacial e Charlie Mensuel.
Uma das suas obras mais conhecidas, Pinocchia, é eminentemente erótica, vertente em que não fica atrás de Manara, Altuna ou Serpieri.
Em tema totalmente diverso realizou, entre 1997 e 1999, Le Sursis, um díptico com trama ficcional localizado na 2ª Guerra Mundial.
Em registo com alguma similitude escreveu e desenhou Le Vol du Corbeau, também díptico, publicado em 2002 e 2005, respectivamente, obra já editada em Portugal.