quarta-feira, março 29, 2006

Jornais com Banda Desenhada (VII) - Mundo Universitário - 27 Março - Uma bd de Pedro Manaças


No miolo bem colorido do jornal gratuito Mundo Universitário destaca-se a página em que, todas as semanas, é reproduzida uma banda desenhada.

Desta vez o episódio em imagens sequenciais intitula-se "Net". Por acaso o autor, Pedro Manaças, não o escreveu na prancha, mas afirma que o título é esse (só por lapso não aparece escrito), porque a cena tem por protagonistas dois jovens que finalmente se encontram após troca de mensagens num "chat" internético, resultando desse encontro uma evidente desilusão, aparentemente por incapacidade comunicativa.

Para além desta BD que, decerto, chamará a atenção de muita gente, não só dos que são bedéfilos, é inquestionável que o jornal Mundo Universitário tem variados motivos de interesse, suficientes para justificar que os alunos (e professores, por que não?) vão até aos expositores-distribuidores metálicos, de cor azul escura, a fim de retirarem um exemplar.
----------------------------------------------------------------------------------
Pedro Manaças (Pedro Miguel Silva Manaças)nasceu em Lisboa em 30 de Maio de 1973.
Completou o 11º ano, e continua a estudar para fazer o 12º.
Tem variada colaboração na Banda Desenhada:
BD no suplemento DN Jovem e no jornal Almada Juventude, em fins dos anos 90. Tiras de bd para o jornal A Bola.
Premiado com Menção Honrosa no Concurso de BD de Matosinhos, e autor da Melhor Tira de BD nas edições de 2002, 2003 e 2004 no Festival Internacional de Moura, onde participou nas exposições colectivas desses anos.
Também tem feito cartunes, alguns foram publicados no suplemento jornalístico "BronKit". Nesta especialidade obteve o Prémio de Humor no Salão Livre, em 1996 e 1999.
Foi Convidado Especial da Tertúlia BD de Lisboa, em Abril de 1999.