quinta-feira, novembro 03, 2005

Festivais, Salões BD e afins - 3ª Mostra de Sintra de Banda Desenhada - Mangás e Super-Heróis

Autor do cartaz: Joana Lafuente

Aí vem o 1º Domingo do mês de Novembro. Com ele, mais uma Mostra de Banda Desenhada, a 3ª em três meses consecutivos.

Naturalmente, o evento já começa a chamar a atenção dos habitantes de Sintra em geral, e nos de S.Pedro de Sintra em particular, local onde se realiza a Feira Ecológica bem como, em simultâneo, a Mostra de BD.

Também alguns lisboetas, através deste blogue, dela tomaram conhecimento, e foram até lá - um bonito passeio dominical. A Feira Ecológica está bem anunciada, por cartazes espalhados à entrada de S. Pedro de Sintra, e com facilidade se localiza o Cine-Teatro Os Aliados, antigo e bonito edifício.

É ali, justamente, que se realiza o certame misto, onde se podem comprar produtos hortículas de agricultura biológica, no primeiro piso térreo, e ver Banda Desenhada no piso superior (onde se situa o balcão do Teatro).

Desta vez, o tema da exposição bifurca-se em duas componentes.
Uma delas é preenchida com mangás (bandas desenhadas japonesas), mas realizadas por quatro autores portugueses: Joana Lafuente, Guilherme Mendes, Vanessa Nobre e Miguel Martins.

O tema que se relaciona com a BD americana, na vertente dos Super-Heróis é preenchida na totalidade com pranchas da autoria de Paulo Marques, um apaixonado leitor e cultor dos "comics", e também autor/artista integrado no estilo gráfico desse tipo de BD nascida nos "States".

O evento engloba igualmente uma Feira de Fanzines, dedicada a esses objectos de cariz literário e/ou artístico que continuam a suscitar reacções de extrema curiosidade, pelo facto de se tratar de magazines amadores quase que apenas conhecidos pelos especialistas do género.

A Mostra é da responsabilidade artística conjunta da Tertúlia BD de Lisboa e do Grupo Entropia, com o apoio logístico da Feira Ecológica de Sintra.

Ambas as exposições que compõem a 3ª Mostra de BD estarão patentes ao público das 10h00 às 19h00, funcionando a Feira de Fanzines, desta vez, apenas até às 16h00.

A entrada é gratuita.

Sem comentários: